É bem provável que você já tenha ouvido falar na campanha Novembro Azul. É neste mês que a atenção à saúde do homem ganha destaque e, por esse motivo, reforçamos a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que atingem o público masculino.

Você tem ideia do quanto esse assunto impacta na vida dos homens? Vamos a alguns dados!

O câncer de próstata é o tipo mais comum, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Bastante, né?!

E o que podemos fazer para reverter essa situação? Focar no autocuidado!

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce da doença é a principal aliada nesse caso, elevando as chances de cura para 90%.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens a partir dos 50 anos devem procurar um urologista para fazer o acompanhamento necessário e conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Para aqueles que fazem parte do grupo de risco (homens de raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata), os exames precisam ser realizados mais cedo, a partir dos 45 anos.​

Cuidado e bem-estar

novembro-azul

A realização do check-up anual é essencial, pois permite que a saúde do paciente seja avaliada de forma completa por meio de uma série de exames simples.

Mas, além do acompanhamento médico regular, outras práticas contribuem para a prevenção da doença. Anote aí as dicas:

  • Pratique atividade física com frequência;
  • Cuide da sua saúde mental;
  • Tenha uma rotina de sono saudável;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada;
  • Informe-se e converse sobre o assunto.

Atenção aos sintomas

É muito comum que, na fase inicial, a doença não apresente sintomas, por isso, reforçamos, mais uma vez, a importância do acompanhamento médico frequente para que o diagnóstico seja feito com antecedência.

Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Nessa fase, os sintomas mais comuns são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Tratamento

A partir do momento em que a doença é constatada, a recomendação de tratamento vai depender de vários fatores, como por exemplo: estado de saúde atual, nível de andamento da doença, expectativa de vida etc. É o médico que irá conduzir o tratamento, acompanhar a evolução da doença, indicar medicamentos ou cirurgias, dependendo de cada situação. Por isso, é fundamental ter um profissional capacitado e de confiança para cuidar da sua saúde. E nisso a Unimed Rio Preto é especialista!

Conte conosco para cuidar de você e da sua família!