Parte da rotina saudável de todas as pessoas é manter bons hábitos de vida e medidas de promoção a saúde, consultar regularmente seu médico, e fazer exames preventivos, de acordo com faixa etária e perfil epidemiológico.

Pesquisas mostram que quanto mais cedo uma doença é diagnosticada, maiores são as chances de uma pessoa se curar.

Novembro Azul é a campanha do mês da prevenção ao câncer de próstata, mas o cuidado com a saúde do homem deve fazer parte de uma rotina equilibrada, evitando assim as chances de desenvolver essa e outras doenças.

Os números da doença no Brasil

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura – daí a importância de se fazer diagnóstico precoce através da consulta periódica ao urologista e dos
exames preventivos.

Ou seja, apesar do número de casos ser alarmante, equivocadamente, o que mais causa medo nos homens é o risco de ficar impotente sexualmente.

Câncer de próstata não é aumento de próstata

O aumento da próstata e o câncer de próstata são coisas diferentes. Pois, os sintomas do aumento do tamanho da próstata são: dificuldade de esvaziar totalmente a bexiga, necessidade frequente de urinar durante a noite e incontinência urinária.

Mas isso pode acontecer com a maioria dos homens à medida que envelhecem, e não têm relação ao aumento de risco de câncer.

São os hormônios masculinos que podem estimular o crescimento dos tumores, fazendo com que as células se multipliquem desordenadamente, devido a mutação no código genético. Por isso, o uso de qualquer hormônio ou estimulantes devem ocorrer apenas com orientação do médico especialista.

novembro-azul

4 dicas para cuidar da sua saúde

A prevenção é o melhor remédio para qualquer doença. E devemos nos cuidar o ano todo, não apenas no Novembro Azul. Pois, além de evitar problemas maiores, alguns métodos de prevenção fazem você ganhar qualidade de vida, bem-estar, longevidade e energia.

A medicina preventiva é uma estratégia que envolve vários profissionais de saúde, e busca ajudar as pessoas a conquistarem mais saúde. Ou seja, especialistas em Nutrição, Fisioterapia, Psicólogas, entre outros são grandes aliados.

Portanto, separamos algumas dicas para você começar a adotar no seu dia a dia, confira:

Ter uma alimentação saudável

Alimentos frescos, de preferência sem agrotóxicos, são os mais recomendados. Pois, seus nutrientes reforçam o sistema imunológico, fazendo o corpo funcionar melhor e combatendo doenças.

Além de não fumar e evitar bebidas alcoólicas e industrializados, alguns alimentos são muito importantes para a prevenção, como:

  • Tomate: possui licopeno, substância antioxidante que protege as células da próstata contra alterações;
  • Castanha do Pará: O selênio, mineral contido na castanha, inibe a reprodução descontrolada das células;
  • Brócolis: possui sulforafano, que inibe a multiplicação das células que podem causar tumores;
  • Chá verde: isoflavonas e polifenóis têm ação antioxidante também;
  • Peixes: O Ômega 3, já bastante conhecido por ser fonte de gordura boa, age como anti-inflamatório e antioxidante. Está presente no salmão, atum e sardinha. Para os vegetarianos e veganos, linhaça e chia podem ser uma boa fonte da gordura.

Confira algumas receitas saudáveis aqui.

Fazer exercícios físicos regularmente

Mexer o corpo faz com que consumamos mais energia, precisando de menos insulina. Segundo a médica Alessandra Morelle, a exposição crônica a picos de insulina aumenta o desequilíbrio hormonal, aciona fatores de crescimento que estimulam a proliferação celular e os processos inflamatórios, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Além disso, fazer exercícios regularmente ajuda a manter o peso ideal, evitando diversos tipos de inflamação no corpo.

Segundo recomendações da OMS, deve-se fazer 30 minutos de atividades aeróbicas por dia, 5X por semana.

Veja algumas opções de exercícios físicos que você pode fazer sem precisar ir à academia.

Cuidar da saúde mental

Emoções interferem no sistema imunológico. Então na época em que estamos vivendo, o grau de ansiedade das pessoas subiu absurdamente. Por isso, cuidar da saúde mental é fundamental para manter a boa saúde e prevenir doenças mais sérias, como o câncer.

De acordo com a American Cancer Society, permanecer positivo ajuda a manter uma boa saúde. Caso a pandemia tenha afetado a sua ansiedade de forma muito intensa, convém procurar um profissional para melhorar esse aspecto e assim evitar outros problemas.

Confira mais sobre saúde mental aqui.

Fazer os exames preventivos

Mas, mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, precisam ir também ao urologista.

Portanto, converse com seu médico para ver com qual frequência você deve se consultar e fazer os exames – isso pode variar de pessoa para pessoa.

Além do exame de próstata, veja outros exames que precisam ser feitos regularmente.

Portanto, manter uma rotina equilibrada pode prevenir diversas doenças além do câncer de próstata – e não é difícil. Mas é preciso disciplina e se amar a cada dia, estar disposto a fazer o melhor por você diariamente, e não apenas no Novembro Azul.

Assim você não somente faz o bem à sua saúde, mas também a todos que se importam com você.

Você já fez seus exames este ano? Que tal agendar agora mesmo? Na Unimed Rio Preto temos todos os especialistas que você precisa e a estrutura completa para te auxiliar. Temos Unidades dedicada especificamente a Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças, o Espaço Unimed Plaza e o Espaço Viver Bem.

Estamos esperando por vocês nessa corrida por vida saudável, prazerosa, e produtiva. Conte conosco.

Se você é mulher, explique a importância de se prevenir ao seu companheiro, pai, irmãos, filhos. Dê seu apoio e os ajude no que precisarem.

E se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. Você pode ajudar a salvar vidas.