Você sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade Física – É a mudança do estilo de vida (andar, caminhar, dançar, usar escadas ao invés de elevadores, levar seu cão para passear, cuidar do seu jardim, usar bicicleta para ir trabalhar, passear com a família, espreguiçar ao acordar). Não pare. Movimente-se.

Exercício Físico – É o conjunto de movimentos físicos repetitivos planejados e estruturados para melhorar o desempenho físico (alongamento, natação, yoga, judô, musculação).

Você sabe o que deve fazer para deixar de ser sedentário?

Basta aumentar as atividades do cotidiano como: fazer compras, lavar o carro, utilizar escadas, realizar tarefas domésticas, passear com o cachorro, dançar, passear com a família, entre outros.

Você sabe quais os benefícios que ganhará com pequenas mudanças do seu estilo de vida?

Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa, diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Os benefícios começam pela perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, controle da pressão arterial, controle do diabetes, melhora do colesterol total LDL, aumento do HDL/ colesterol bom, melhora na circulação sanguínea, controle do estresse, melhora na qualidade do sono, da auto-estima e lazer. A atividade física deve ser incorporada à sua vida como fundamental e não opcional. Pratique saúde.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/dicas-de-saude

Na Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto, os clientes contam com estas orientações nas consultas realizadas pela Equipe Multidisciplinar, nos cursos de orientações como: Diabetes, Viva Bem,  Grupo de Atividades Multifuncionais e Oficina da Coluna.

Informações: (17) 3202-1120.