A cada dia, a telemedicina vem ganhando mais espaço no cuidado com a saúde.

E um dos principais motivos para isso foi a pandemia de Covid-19, que acelerou o uso de ferramentas no dia a dia de médicos e pacientes.

Há ainda muitos questionamentos sobre o assunto e, para algumas pessoas, é algo novo, distante da realidade. Mas queremos esclarecer aqui todas as suas dúvidas e mostrar para você o quanto a telemedicina é uma importante aliada quando falamos em cuidados com a saúde e inovação.

Neste texto, vamos abordar o conceito de telemedicina, como ela funciona, quais os principais benefícios para profissionais e pacientes e como a Unimed Rio Preto utiliza essa ferramenta. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é telemedicina?

Você sabe, de fato, o que é telemedicina?

Bom, vamos entender primeiro o significado dessa palavra: “tele”, de origem grega, que dizer “distância”; “Medicina”, segundo o dicionário, é o conjunto de medidas destinadas a manter a saúde ou a prevenir a ocorrência ou agravamento de doenças e afecções.

Então, juntando esses dois termos, entendemos que a telemedicina envolve a prática médica de maneira remota, à distância.

Mas, muito além do conceito, a telemedicina permite que o profissional da saúde esteja presente, de alguma forma, na casa do paciente e conheça aquele ambiente, tendo ideia de como é o suporte familiar que ele recebe, a estrutura física do local e seus hábitos.

Desse modo, a inovação e a tecnologia conseguem melhorar a qualidade do cuidado, com auxílio e orientação de maneira assertiva.

Agora, vamos à história!

Ela tem origem na década de 1950, em Israel, mas já evoluiu bastante de lá para cá. Países da Europa, os Estados Unidos e o Canadá estão mais avançados no uso desse recurso, enquanto no Brasil, as primeiras experiências na área aconteceram nos anos 90.

Mas, com o avanço tecnológico e com o impacto da pandemia, que provocou mudanças profundas no cotidiano das pessoas, esse recurso se intensificou, principalmente nos últimos dois anos.

Foi em abril de 2020 que houve a liberação definitiva da prática no país com a lei 13.989, definindo telemedicina como: “o exercício da Medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

Agora que você já sabe um pouco da história da telemedicina, vamos entender como ela funciona?

Telemedicina na prática

Família em atendimento via telemedicina no cuidado com a saúde
Família em atendimento via telemedicina

Uma das atividades mais conhecidas é a consulta, que pode ser realizada por telefone ou por videochamada. Para isso, celular, computador e internet já bastam.

Em primeiro lugar, o paciente marca um horário com o médico e este o atende como se estivesse em seu consultório. A conversa, a atenção, o diagnóstico clínico são os mesmos de um atendimento presencial, a diferença é o meio.

Em seguida, o especialista pode direcionar o paciente para outras necessidades, seja a realização de um exame, o uso de um medicamento, o encaminhamento a outro profissional ou, até mesmo, a orientação de uma consulta presencial, se for o caso.

Por vídeo, é possível que o profissional veja o paciente, converse com ele, conheça o ambiente em que se encontra e, até em alguns casos, faça exames físicos à distância com a ajuda de aparelhos.

Já por telefone, o foco é a coleta de informações. A teleconsulta é indicada para o contato inicial, para situações em que a vídeo não pode ser feita ou para o monitoramento de um caso de evolução de sintomas, por exemplo.

Mas a telemedicina não se resume apenas à consulta. Ela abrange também:

  • Assistência, ao monitorar à distância o paciente em sua casa ou no hospital, por exemplo;
  • Educação, por meio de cursos, palestras e congressos on-line;
  • Emissão e consulta de laudos à distância;
  • Contato, o que facilita a troca de informações entre profissionais e instituições de saúde.

Desse modo, deu para perceber que a telemedicina é um daqueles recursos que veio para ficar, não é verdade?! Mas e os benefícios reais, você sabe quais são? Vamos juntos conhecê-los!

Benefícios

  • Agilidade para marcar consultas e fazer exames
  • Praticidade e otimização do tempo
  • Abrangência nas possibilidades de atendimento
  • Redução de gastos com deslocamento
  • Rapidez na entrega de resultados
  • Segurança diante de situações específicas, como na pandemia

Como a Unimed Rio Preto utiliza a telemedicina?

Você sabe como funciona por aqui? Vamos entender!

Na Unimed Rio Preto, a ferramenta vem sendo usada há mais ou menos dois anos, principalmente para atendimentos de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.

Com a telemedicina, foi possível evitar idas desnecessárias ao Pronto Atendimento e, assim, diminuir a exposição à contaminação.

Para se ter uma ideia da importância desse recurso, de todos os casos de síndromes respiratórias atendidos pela telemedicina, menos de 2% são direcionados para uma consulta presencial.

E veja só a quantidade de teleatendimentos: somente em janeiro de 2022, foram mais de oito mil!

Por aqui, o atendimento funciona assim: o beneficiário entra em contato com a Central Clínica pelo telefone (17) 3513-7657 ou pela função “Não me sinto bem” do aplicativo e passa pelo primeiro atendimento, que é realizado por uma equipe formada por enfermeiros e técnicos.

A partir daí, ele recebe as orientações necessárias e, se for preciso, é direcionado a uma consulta médica com horário marcado, via telemedicina.

Durante essa teleconsulta, feita por vídeo ou telefone, o médico passa as recomendações de saúde, emite receita e atestado, quando necessário, e encaminha para exames, dependendo da situação.

E não para por aí! O acompanhamento, após o contato inicial, também é feito de forma remota, com o objetivo de garantir toda a atenção e o cuidado que são fundamentais nesse momento.

E você pensa que são apenas os casos de Covid-19 o foco da nossa telemedicina? Não!

Atuação ampla

Os profissionais da Central Clínica dão suporte também às Linhas de Cuidado da Atenção Integral à Saúde (Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Tabagismo, Dor Crônica, Idosos Frágeis) e fazem a busca por clientes Unimed que possam precisar de cuidados específicos.

A pandemia contribuiu, sim, para agilizar e aperfeiçoar esse trabalho, expandindo bastante as possibilidades de atuação.

Mas os investimentos na área de tecnologia, inovação e saúde não param! O principal objetivo é sustentar a qualidade dos nossos serviços e promover aos nossos beneficiários e cooperados uma entrega de alto nível.