Existe uma máxima eternizada no mercado financeiro de que custos são como as unhas. Se não forem cortadas, elas só crescem. Essa visão permite entender o quanto o planejamento financeiro tem importância vital para o sucesso operacional de uma empresa. A questão é que o corte de custos é um desafio para muitos empreendedores e gestores que não sabem como implementar mudanças sem prejudicar o andamento do negócio.

Para ajudar, preparamos um material completo sobre como reduzir custos nas empresas. Ao longo do post, você vai ter acesso às melhores estratégias e iniciativas valiosas para alcançar esse objetivo. Então, não perca tempo e continue a leitura. Vamos lá?

Quais são os principais custos de uma PME?

As pequenas e médias empresas são os verdadeiros motores da economia nacional. Diversos negócios de pequeno e médio porte empregam milhares de pessoas e favorecem o crescimento da economia local. 

Na grande maioria das vezes, essas empresas têm custos fixos e variáveis que impactam diretamente no faturamento. Isso faz com que haja uma multiplicidade de cenários financeiros na realidade desses empreendimentos.

Além disso, o orçamento das PME’s tende a ser mais limitado e com poucas margens para extrapolar as capacidades de gerar caixa. Todo esse quadro permite traçar uma análise de alguns custos-base que podem ser revistos e maximizados para um melhor ganho financeiro. Veja os principais a seguir.

Aluguel

Ter um imóvel comercial próprio é o sonho de muitos empreendedores. Entretanto, o elevado preço para aquisição faz com que exista uma grande procura por locações. Esse é um dos principais custos fixos de uma PME. 

O grande calcanhar de Aquiles dos empresários está no fato de não saber como trabalhar com essa variável. Afinal, qual imobiliária ou locador estão dispostos a negociar a redução do aluguel?

É exatamente esse medo que faz com que não haja um prosseguimento das estratégias de como reduzir custos na empresa. Pois bem, o primeiro mito que precisa ser quebrado diz respeito ao que é impossível mexer nesse quesito.

O atual cenário da pandemia causada pela COVID-19 é um claro exemplo de como é possível renegociar prazos, valores e condições de pagamentos dos aluguéis. Deve ser realizada uma análise detalhada da situação financeira da empresa. Após isso, o empreendedor pode entrar em contato com o locador para analisar uma redução gradual ou abatimento das parcelas de locação.

Outro detalhe que acaba passando despercebido é o fato de que os custos com aluguel podem ser reduzidos com uma ação simples que poucos se lembram: descontos para pagamento antecipado. Um abatimento de 5%, por exemplo, pode parecer bem baixo, mas imagine esse ganho financeiro ao longo de um ano. Pense sempre nisso!

Estoque

Estoques parados já causaram crises financeiras em diversas empresas. Além disso, mercadorias estocadas geram custos que podem impactar negativamente um negócio. Uma estratégia interessante para melhorar os gastos nesses casos é a padronização e adoção da inteligência na gestão.

O uso de softwares de gerenciamento ajuda muito no uso de dados colhidos na movimentação das mercadorias para ter mais agilidade e eficiência. Isso promove um uso racional dos equipamentos e do esforço humano.

Fornecedores

Os fornecedores exercem um papel muito importante para o completo funcionamento das atividades de um negócio. Uma forma prática de como reduzir custos na empresa é com a adoção de compras conjuntas. 

Por meio de parcerias, é possível realizar uma maior pressão para a renegociação de prazos, descontos e entrega. Só é preciso ficar atento ao fato de que o frete tem um peso considerável no custo final.

Por que é importante adotar estratégias para reduzir os custos?

Toda empresa busca gerar um bom resultado financeiro nas suas operações. Afinal, é com o lucro obtido que todos os compromissos podem ser honrados e o empresário pode recuperar parte dos investimentos realizados para estruturar o negócio.

Com a adoção de estratégias para reduzir os custos, há um gasto menor com as despesas do empreendimento. Isso resulta em uma lucratividade maior para a empresa, melhorando diversos parâmetros financeiros e permitindo o crescimento sustentável da ideia empreendedora.

Quais os erros de gestão financeira nas PMEs?

O principal erro da gestão financeiras nas PMEs é a mistura realizada com o caixa da empresa e a vida financeira pessoal dos sócios. Esse quadro faz com que haja uma confusão na organização do fluxo de receitas e despesas.

Outro desafio frequente é não manter um planejamento das ordens de pagamentos. Isso faz com que não haja uma previsibilidade de gastos. Pode ser que no fim do mês a empresa não tenha recursos para honrar os pagamentos de tributos federais, por exemplo.

Como os benefícios para funcionários ajudam na redução de custos?

Um fato que poucos empreendedores têm conhecimento é de que os benefícios para funcionários podem ser boas estratégias de como reduzir custos na empresa. Inicialmente, esse conceito parece contraditório. Como é possível minimizar os gastos oferecendo mais benefícios aos colaboradores? Afinal, isso não sacrificaria ainda mais o caixa?

A resposta está no fato de que a integração do funcionário ao ecossistema da empresa é uma das moedas mais valiosas. Ele deixa de ter uma postura passiva no negócio e passa a ter uma atitude proativa e facilitadora. Com isso em implementação, há um efeito em cascata que resulta em aumento da produtividade, das entregas e da maximização dos recursos.

Esse é o princípio adotado pelas grandes startups que revolucionam o mercado e conseguem enxugar os custos internos com a ajuda dos funcionários. Um colaborador que tem acesso a benefícios torna-se mais realizado e disposto a ajudar os sócios e acionistas a crescerem cada vez mais.

Existem diversas formas de como reduzir custos na empresa. É preciso analisar quais as que fazem mais sentido para a realidade operacional do seu negócio e implementar as mudanças necessárias. Fique sempre atento a isso!

Quais são as suas experiências com a redução de custos empresariais? Já esteve presente em algum grande projeto nesse sentido? Conte para a gente no campo de comentários logo abaixo os momentos e aprendizados que você já obteve!