A vacinação infantil é uma das forma de proteção da criança contra diversas doenças e uma maneira eficiente de erradicar diversas patologias que causam graves complicações, como já ocorreu no Brasil com a poliomielite.

Levar seu filho para receber as doses de acordo com o Calendário de Vacinação Nacional é um ato de cuidado e carinho com ele, pois a vacinação ajuda a evitar a transmissão de diversas doenças contagiosas.

Por apresentarem um sistema imunológico mais frágil, os bebês precisam receber as imunizações para crescerem saudáveis e fortes. 

Vamos juntos nessa leitura entender a importância da vacinação na fase inicial da vida e conhecer quais vacinas que os bebês precisam receber na infância.

Vacinação infantil: qual a importância de vacinar meu filho?

A vacinação infantil é a melhor forma de prevenção contra doenças infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e adolescente, comprometer a saúde, deixar sequelas ou levar a óbito. 

Nos bebês a vacinação é primordial, pois a criança ainda possui um sistema imunológico imaturo, por isso está mais vulnerável a doenças e complicações.

Ou seja, vacinar seu filho é protegê-lo de doenças que já existem prevenção, possibilitando que ele tenha um crescimento saudável.

Por isso, pais, mães ou responsáveis devem ficar de olho no calendário de vacinação do bebê e levá-lo para aplicação de todas as doses. 

Vale dizer que é fundamental também que a gestante receba todas as imunizações que forem necessárias durante a gestação, pois, indiretamente, também está protegendo o bebê.

Quais vacinas meu bebê precisa tomar?

Confira a seguir as principais vacinas que devem ser aplicadas em bebês durante os primeiros dois anos de vida:

Ao nascer

As primeiras vacinas que o bebê recém-nascido deve receber são a BCG e a da hepatite B.

A BCG, é uma vacina que atua na prevenção contra a tuberculose, uma doença transmitida pelo ar que pode ter consequências graves, atingindo o pulmão e outros órgãos do corpo.

Ela deve ser administrada em bebês recém-nascidos para prevenir a doença e é essa a vacina que deixa uma pequena cicatriz característica no braço.

Já a vacina da hepatite B é aplicada em 3 doses. Uma ao nascer, outra aos 2 meses de vida e outra aos 6 meses.

A partir de 2 meses

Aos 2 meses, o bebê deve receber três vacinas, a vacina tríplice bacteriana que protege contra o tétano, difteria e coqueluche, poliomielite, haemophilus influenza e tipo B, a vacina rotavírus e a vacina pneumocócica.

Todas essas vacinas também são aplicadas em 3 doses. A primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses de idade. 

3 meses

Aos 3 meses de idade, a criança deve receber a primeira dose da vacina meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B. A segunda dose dessas vacinas devem ser recebidas aos 5 meses de idade.

6 meses

Aos 6 meses de vida, o bebê já pode tomar a vacina da gripe. Como é a primeira vez que a criança está se vacinando contra a gripe, ela deve receber uma segunda dose após um mês. 

9 meses

Aos 9 meses de idade, o bebê deve receber a primeira dose da vacina contra a febre amarela.

12 meses

Aos 12 meses a criança deve receber a primeira dose das vacinas tríplice viral que previne contra o sarampo, rubéola e a caxumba, além das vacinas contra a catapora e hepatite A.

13 meses

Aos 13 meses recebe o reforço das vacinas pneumocócica, meningocócica conjugada ACWY

14 meses

Aos 14 meses recebe o reforço das vacinas e meningocócica B.

15 meses

Aos 15 meses a criança recebe o reforço das vacinas tríplice bacteriana, poliomielite e haemophilus influenza e tipo B, e o reforço das vacinas tríplice viral e varicela.

18 meses

Nessa idade a criança deve receber a segunda dose da vacina contra hepatite A.

5 anos

Aos 5 anos a criança deve receber reforços da vacina tríplice bacteriana, poliomielite e febre amarela.

6 anos

Aos 6 anos a criança recebe um reforço da vacina meningocócica conjugada ACWY

A partir dos 9 anos

Entre 9 e 12 anos de idade deve ser dada a vacina contra a vacina contra o HPV, o vírus do papiloma humano, que ajuda a prevenir contra o câncer no colo do útero, verrugas genitais e câncer genital. Tantos as meninas como os meninos devem receber essa vacina

Aos 10 anos de idade deve ser dado outro reforço da tríplice bacteriana.

Outras vacinas

O calendário de vacinação não se limita à infância e adolescência, mas deve continuar durante toda a vida adulta!

Em caso de esquecimento ou de perder a data, leve a criança quando for possível para receber os reforços, pois é fundamental que elas recebam o calendário vacinal completo.

Onde receber?

Você pode receber todas as vacinas citadas no texto através da rede pública de saúde ou por meio de redes privadas de vacinação. Algumas dessas vacinas só estão disponíveis na rede privada.

Independentemente da sua escolha, o importante é que você faça parte do esforço de vacinação, pois trata-se de uma estratégia coletiva para o combate e erradicação de doenças que afetam a saúde da criança e do adolescente.

Vacinas em dia

É fundamental que você mantenha sua carteirinha de vacinas atualizada e siga as recomendações do seu médico de confiança. E conte com a Unimed Rio Preto nessa missão!

Possuímos uma Unidade de Vacinação em nosso Espaço #Cuidardevc no 1º Piso do Plaza Avenida Shopping, aberta a toda a população. Uma equipe especializada com profissionais qualificados está à disposição para orientá-lo e atendê-lo. Afinal, cuidar de você é essencial para nós!