Sua carteirinha de vacinação está em dia? Não pense que essa obrigação acaba quando chegamos na vida adulta. Na verdade, as vacinas para adultos não são menos importantes que para os pequenos. 

Os adultos precisam se imunizar, pois nem todas as vacinas que tomamos na infância e juventude nos protege durante toda a vida. Para se defender e impedir a disseminação de certas doenças, é necessário fazer um reforço durante a maturidade.

Quem está com a carteirinha de vacinação desatualizada coloca em risco não só a própria saúde, mas também dos outros. Pois pode se tornar um vetor de transmissão e infectar outras pessoas, principalmente crianças e idosos que são mais vulneráveis.

Existe uma série de imunizações para homens e mulheres a partir dos 20 anos, que protegem contra doenças mais simples, como a gripe, e problemas sérios que podem evoluir para um câncer ou até levar a óbito.

Para que você saiba como proteger sua saúde, vamos destacar todas as vacinas para adultos que você deve tomar. 

Boa leitura!  

Vacinas para adultos: continue se protegendo!

Vacinação na vida adulta não é somente para fins de viagem. As vacinas para adultos são uma forma de proteger a sociedade contra surtos e a saúde de cada indivíduo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, todo adulto precisa se vacinar ao menos contra Caxumba, Difteria, Febre Amarela, Hepatite B, Rubéola, Sarampo e Tétano.

Pegue sua carteirinha de vacinação e confira abaixo a lista de quais vacinas podem te proteger contra essas e outras doenças.

Vamos lá?

Hepatite B

Vacina aplicada em 3 doses. Deve ser tomada por quem não se imunizou na infância ou nunca teve a doença. A segunda dose é feita 30 dias após a primeira e a terceira dose após seis meses da segunda.

Tríplice Viral (SRC)

Esse é o imunizante utilizado para Sarampo, Rubéola e Caxumba (SRC). É aplicada em dose única e contraindicada para imunodeprimidos e gestantes. A Rubéola é uma doença que pode causar danos ao feto, por isso é providencial tomar a tríplice viral antes de planejar uma gravidez.

Dupla/tríplice bacteriana adulto (DT)

É a vacina que protege contra Difteria e Tétano (DT). Para se imunizar são necessárias 3 doses iniciais. A segunda é aplicada 60 dias após a primeira e a terceira 4 meses depois da primeira.

A DT precisa de reforço, por isso, deve ser tomada durante toda a vida, uma dose a cada 10 anos.

A dupla bacteriana está disponível na rede pública. No entanto, existe também a tríplice bacteriana, que além de proteger contra Difteria e Tétano, imuniza temporariamente contra a Coqueluche. O processo de aplicação é o mesmo, o que muda é o reforço para Coqueluche, que deve ser feito a cada 20 anos.

Febre amarela

Anteriormente, a vacina contra Febre Amarela era indicada somente para quem morava ou viajaria para lugares de alto risco de contração da doença. Em 2019, após o aumento de casos registrado entre 2017 e 2018, o Ministério da Saúde ampliou a imunização para todo o Brasil.

Esta vacina é aplicada em dose única, porém, de acordo com o risco epidemiológico, pode ser indicada uma segunda dose. 

Pneumonia

A pneumonia pode acometer pessoas de todas as idades, mas é extremamente perigosa para crianças pequenas, idosos e imunodeprimidos. Por este motivo, a vacina contra a pneumonia está em nossa lista. 

Pessoas com mais de 60 anos ou pertencentes ao grupo de risco podem fazer um reforço a qualquer momento, basta indicação médica.

A imunização contra pneumonia é muito importante para idosos que vivem em casas de repouso, infectados com o vírus HIV, diabéticos, transplantados ou que fazem tratamento com uso de imunossupressores.

Vacina da gripe

A gripe é uma doença causada por um vírus que sofre mutação constantemente. Por este motivo, a vacina é frequentemente modificada para combater as novas formas do vírus. 

Para pessoas saudáveis, a gripe pode até ser uma doença tolerável e sem grandes riscos, mas para idosos, imunodeprimidos e crianças é muito perigosa.

Desta forma, é importante que todos tomem uma nova dose da vacina ao menos uma vez ao ano.

Vacina contra o HPV

Também conhecida como vacina quadrivalente, a imunização contra HPV (papiloma vírus humano) é uma forma de proteger homens e mulheres contra verrugas na genitália, câncer de colo de útero, de pênis e de ânus.

No SUS, a quadrivalente está disponível para pessoas entre 9 e 14 anos e de 9 a 29 anos para os indivíduos com HIV, transplantados e sob tratamento de câncer.

Na rede particular, a vacina contra HPV é disponibilizada para mulheres de 9 a 45 anos e para homens de 9 a 26 anos de idade. Ainda no setor privado, é possível encontrar a vacina contra HPV bivalente. Essa vacina oferece uma proteção um pouco menor, mas pode ser aplicada em pessoas do sexo feminino a partir dos 9 anos.

Vacina contra Herpes-Zóster

A Herpes-Zóster é uma doença também conhecida como cobreiro. A doença apresenta um quadro de dores muito intensas que podem durar de três semanas até seis meses.

Este imunizante é indicado para qualquer indivíduo que teve catapora na infância. Isso acontece pois, o vírus causador da doença pode ficar incubado por muito anos. Ou seja, esperando uma queda imunológica para poder despertar.

Devido ao longo período de incubação do vírus, 60% dos casos acontecem em pessoas que já passaram dos 50 anos. Por isso, se você já teve catapora e tem mais de 50 anos, é indispensável que tome esta vacina.

Além de todos os imunizantes citado até aqui, existem outras vacinas para adultos que podem ser tomadas, como:

  • Vacina da dengue;
  • Hepatite A (para adultos que não tomaram na infância);
  • Varicela (para adultos que não tomaram vacina contra catapora na infância e ainda não tiveram a doenças);
  • Meningite B e ACWY (protege contra meningococo e meningites do tipo A,W e Y.

Dia Nacional da Vacinação – a importância da imunização

vacinas-para-adultos

Aqui no Brasil, todo dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação para reforçar a conscientização de toda a população sobre a importância de se imunizar e colaborar com a prevenção de doenças.

Além disso, esta data também é uma forma de incentivar que todos mantenham suas carteirinhas de vacinação atualizadas. Um ponto de extrema relevância para diminuir a incidência de certas doenças e, em alguns casos, até erradicá-las.

Nos últimos dois anos, o Dia Nacional da Vacinação ganhou maior notoriedade, devido ao surto de Covid-19 que “refrescou” a memória de muitos adultos sobre a importância de se manter imunizado para resguardar a própria saúde e de todas as outras pessoas.

As vacinas têm colaborado com a saúde da humanidade desde que foram inventadas e sua importância está mais do que confirmada. Se vacinar vai além de se prevenir, é uma forma de pensar no próximo e criar um pacto coletivo contra as doenças.

Você já fez sua parte? Tomou todas as vacinas para adultos?

A partir do dia 15 de outubro, aproveite a campanha de imunização da Unimed Rio Preto contra HPV. Agende sua vacinação e coloque sua carteirinha em dia!