MIGRAÇÃO UNIMED FERNANDÓPOLIS E VOTUPORANGA

Olá, seja bem-vindo(a)!
É um prazer tê-lo(a) como nosso novo cliente! Este documento foi elaborado pela Unimed Rio Preto para responder rapidamente às principais dúvidas que possam surgir nesta fase inicial. Explore as informações que preparamos especialmente para você!

DÚVIDAS REFERENTE À MIGRAÇÃO

1 - Por que estou sendo migrado de Operadora?

Em função da aquisição de carteira realizada pela Unimed Rio Preto da Unimed Fernandópolis e Unimed Votuporanga.

2 - Quais clientes estão inseridos na migração?

Todos os beneficiários que possuem plano ativo no momento da migração com a Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. Considerando as duas operadoras, serão transferidos mais de 18 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, de todos os tipos de contratos hoje vinculado, seja pessoa física (plano individual/familiar) ou pessoa jurídica (coletivo empresarial ou coletivo por adesão).

3 - Caso eu deseje escolher mudar meu plano para um produto já existente da Unimed Rio Preto, qual canal devo realizar a solicitação?

Se desejar avaliar a possibilidade de migração de plano, você poderá acessar e solicitar através do nosso portal unimedriopreto.com.br e clicar em PLANOS E SERVIÇOS na aba superior, em seguida migração de contratos, ou se preferir, clique aqui.

4 - Tenho Plano da Unimed Rio Preto com abrangência Grupo de Municípios, poderei ser atendida na rede de Votuporanga e Fernandópolis?

Não. Caso você desejar ser atendido nos prestadores da Unimed Rio Preto na região de Fernandópolis e Votuporanga, você poderá clicar aqui para realizar um Upgrade do seu contrato.

DÚVIDAS REFERENTE AO CONTRATO

1 - Meu contrato muda? Preciso assinar novamente?

Não será necessário assinar o contrato novamente, ele segue tendo validade em seus termos, só sendo alterado o vínculo com a Unimed Fernandópolis ou Votuporanga para Unimed Rio Preto.

2 - Vou mudar de plano? E de Rede?

A Unimed Rio Preto manterá a rede credenciada, esclarecendo que se, posteriormente, houver alteração da rede credenciada ou referenciada, ela irá respeitar o disposto na Lei 9.656/98.

3 - Minha carteirinha será trocada?

Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed Fernandópolis ou Votuporanga deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora.

4 - Após a migração, como consulto o número do meu cartão Unimed?

Após ativação do seu cadastro na Unimed Rio Preto, com o número do CPF e data de nascimento do beneficiário, você pode consultar o número do seu cartão através do WhatsApp: 17 3202-1341 ou 17 3202-1223.

5 - Após a migração, como consulto o meu cartão digital?

Na Unimed Rio Preto, o cartão de identificação é exclusivamente digital e poderá acessado por meio do Aplicativo Unimed Rio Preto - Cliente.

Atenção: Até que seja cumprida toda a migração e você receba as orientações da Unimed Rio Preto sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed Fernandópolis/Votuporanga normalmente.

No aplicativo da Unimed Rio Preto, após realizar seu cadastro, você terá acesso ao seu cartão digital, que oferece os mesmos benefícios, acessos e serviços da carteirinha física. Além disso, ao optar pelo cartão digital, você contribui com o meio ambiente.

Importante: Para utilizar todos os recursos disponíveis para os beneficiários da Unimed Rio Preto, é necessário ter o novo número do cartão. Fique tranquilo, enviaremos essa informação antecipadamente por e-mail, WhatsApp ou SMS. Por isso, é essencial manter seus dados atualizados junto à sua operadora atual. Após a disponibilização do número do cartão, você poderá consultá-lo a qualquer momento pelo WhatsApp 17 3202-1341 , caso necessário, inclusive para realizar o cadastro em nossas plataformas digitais.

1. Como se cadastrar pelo APP

Busque Unimed Rio Preto - Cliente na loja de aplicativos do seu dispositivo.

Após baixar, abra o aplicativo e clique em Cadastrar.

2. Como se cadastrar pelo site

Acesse unimedriopreto.com.br e clique na aba superior em PARA VOCÊ.

Em seguida, selecione Primeiro acesso? Cadastre-se.

Segurança e acesso:

  • Por questões de segurança, é permitido cadastrar apenas um e-mail por CPF/Cartão Unimed.
  • Se você tem dependentes menores de 18 anos em seu contrato, poderá visualizar os dados deles no seu cadastro de titular.
  • Informações financeiras estarão disponíveis no portal/aplicativo apenas para o titular do contrato.

6 - Sou cliente e possuo o plano através da empresa. O que devo fazer?

Seu plano permanecerá vigente nas mesmas condições contratadas pela empresa, eventuais alterações somente serão realizadas mediante prévia negociação entre Unimed Rio Preto e a sua empresa. Em caso de dúvidas, você poderá procurar o setor de Recursos Humanos da sua empresa, que lhe passará todas as informações referentes ao seu contrato.

7 - Sou cliente de plano empresarial. O que devo fazer?

Todos os contratos geridos pela sua empresa serão migrados para a Unimed Rio Preto, mantendo as mesmas condições acordadas.

Em breve, o gestor ou responsável pela empresa será contatado pela nova operadora, e todo o relacionamento empresarial passará a ser conduzido pela Unimed Rio Preto.

8 - Tenho um contrato de plano de saúde da Unimed Votuporanga ou Fernandópolis vinculado com uma empresa da qual não faço mais parte, seja por desligamento ou aposentadoria. O que acontece comigo?

Não há qualquer alteração no seu contrato. Caso desejar avaliar a possibilidade de migração, clique aqui .

9 - Haverá mudança nos prazos de carência?

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano observarão as condições estabelecidas no seu contrato. Fique tranquilo (a), não será imposto nenhum tipo de carência adicional.

Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de carência ou cumprimento de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.

10 - Tenho plano Pessoa Física, tive um filho e ainda não incluí como meu dependente. O que devo fazer?

A partir da migração de seu contrato, o pedido de inclusão deverá ser feito diretamente à Unimed Rio Preto através do WhatsApp 17 3202-1111 ou portal.

11 - Tenho plano através de Pessoa Jurídica como colaborador, tive um filho e ainda não incluí como meu dependente. O que devo fazer?

A partir da migração de seu contrato, o titular(funcionário) deverá procurar diretamente o RH da empresa para solicitar a inclusão do Recém-nascido.

12 - Tenho opcionais contratados. Meu contrato será migrado com os opcionais contratados?

Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso. Caso desejar conhecer os adicionais da Unimed Rio Preto, acesse: https://www.unimedriopreto.com.br/servicos.

DÚVIDAS REFERENTES A QUESTÕES FINANCEIRAS

1 - O valor da minha mensalidade será alterado?

Não haverá mudanças no valor do plano em decorrência da transferência. As únicas situações que podem alterar o valor são os reajustes anuais ou por mudança de faixa etária, aplicados exatamente nos mesmos termos do plano da Unimed Fernandópolis e Votuporanga.

Importante: Caso o mês de aplicação do reajuste anual ou da mudança de faixa etária de algum beneficiário coincida com o mês da transferência, o valor da mensalidade será alterado. No entanto, essa atualização não estará relacionada à transferência, mas sim à aplicação do reajuste.

2 - Como fica o recebimento do boleto no mês de migração?

Clientes com contratos de pessoa física ou empresarial receberão boletos emitidos pela Unimed Rio Preto. A partir de agora, os boletos serão gerados pelo Banco Itaú.

Orientações importantes:

  • Pague apenas boletos emitidos pelo Banco Itaú.
  • Antes de confirmar o pagamento, verifique se o beneficiário final é Unimed Rio Preto e se o CNPJ corresponde a 45.100.138/0001-09.
  • Para contratos de adesão coletiva, nada muda; os boletos continuarão sendo emitidos pela sua administradora de benefícios.

Importante: Sempre certifique-se de que o boleto foi realmente emitido pelo Banco Itaú e Unimed Rio Preto. Em caso de dúvidas, você pode validar o boleto clicando aqui.

3 - Como fica o recebimento do boleto no mês subsequente a migração?

A Unimed Rio Preto trabalha exclusivamente com envio de boleto e fatura digital, sendo assim, recomendamos que baixe o Aplicativo da Unimed Rio Preto e realize o seu cadastro para acesso ao boleto e opções de pagamentos.

4 - Como fica o demonstrativo do Imposto de Renda de 2024?

Como a migração ocorrerá após o exercício fiscal, excepcionalmente para o IR 2024, você precisará retirar o comprovante com a Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. No período adequado, faça contato com a Unimed Fernandópolis ou Votuporanga para retirar seus comprovantes.

5 - Possuo débito automático do meu boleto na Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. Será realizado a migração automática para Unimed Rio Preto?

A migração para débito automático não será feita automaticamente. Para ativá-la, solicite o serviço através dos canais digitais do seu banco. Atualmente, temos convênio com os seguintes bancos: Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

O débito automático passa a vigorar a partir do segundo mês após o cadastro, é importante acompanhar o lançamento do débito da mensalidade em sua conta bancária.

DÚVIDAS REFERENTES À ASSISTENCIA À SAÚDE

1 - O que você precisa saber sobre autorização de exames e procedimentos no plano de saúde?

A autorização é um mecanismo que as operadoras de saúde utilizam para verificar se determinado procedimento solicitado pelo beneficiário, ou seja, a pessoa que contrata ou utiliza os serviços do plano de saúde, pode ser coberto. Ela é necessária para exames, cirurgias, sessões de terapia, entre outros procedimentos.

Na Unimed São José do Rio Preto, os prazos de autorização variam conforme o tipo de procedimento a ser realizado, seguindo também o que é estabelecido pela Resolução Normativa 566 da ANS.

2 - Como consultar o status das requisições solicitadas pelo meu médico?

Após a migração, você pode consultar o status da sua requisição sem sair de casa através do Aplicativo da Unimed Rio Preto ou WhatsApp 17 3202-1223.

Após a consulta com o médico, caso seja necessário a realização de exames complementares ou procedimentos, ele emitirá o pedido médico e a secretária poderá utilizar o sistema da Unimed para requisitar o procedimento ou exame. Para acompanhar pelo Aplicativo do Cliente, na página inicial > Acesso Rápido > Minhas autorizações.

3 - Haverá mudança no padrão de acomodação (enfermaria ou apartamento)?

Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem. Porém, após a migração, caso você desejar realizar a mudança, clique aqui.

4 - Tenho uma cirurgia já autorizada pela Unimed Fernandópolis ou Votuporanga dentro da validade. Essa autorização permanecerá válida ou precisarei dar entrada em novo pedido após a migração?

Caso você tenha alguma autorização válida e não realizada até a data de migração, com o número do novo cartão em mãos, a secretária ou prestador deverá refazer a solicitação no novo sistema da Unimed Rio Preto.

5 - Em casos de pacientes internados, como fica a permanência no hospital após a migração?

Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital com a equipe multidisciplinar da Unimed Rio Preto.

6 - Tenho exame já autorizado pela Unimed Fernandópolis ou Votuporanga e agendado com o prestador, essa autorização permanecerá válida após a migração?

As senhas de autorização não utilizadas até a data da migração perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema da Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. Caso o(a) médico(a) solicitante seja cooperado(a), você deverá entrar em contato com a secretária do médico(a) e solicitar nova requisição. Caso sua solicitação seja de médico não cooperado, você poderá realizar a solicitação de autorização através do portal www.unimedriopreto.com.br > Autorização de Exames ou clique aqui.

7 - Tenho uma solicitação de garantia do atendimento em andamento (busca de rede), qual operadora me atenderá?

A partir da migração do seu contrato, caso você tenha entrado em contato com os consultórios e encontrar alguma dificuldade de agendamento na rede credenciada com médicos ou prestadores nos prazos estabelecidos pela ANS, você poderá entrar em contato através dos nossos canais de atendimento WhatsApp 17 3202-1341 ou SAC 08007729467 para solicitar auxílio no agendamento.

8 - Estou realizando um tratamento oncológico, como ficará após a migração?

O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora e na continuidade do tratamento, será avaliado pela equipe multidisciplinar da Unimed Rio Preto.

9 - Tenho terapia em andamento, autorizada pela Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. Precisarei solicitar nova autorização?

Antes da migração: Se o contrato estiver ativo no sistema da Unimed Fernandópolis ou Votuporanga e a requisição estiver dentro da validade até a data de migração, os tratamentos autorizados poderão ser realizados normalmente.

Após migração: Se os contratos já tiverem sido excluídos ou cancelados no sistema da Unimed Fernandópolis ou Votuporanga, o cliente deverá solicitar uma nova autorização com sua nova operadora de saúde, a Unimed Rio Preto.

A Unimed Rio Preto utiliza um sistema online. Portanto, se for necessário solicitar exames, terapias, consultas ou procedimentos com médicos cooperados, a secretária do médico poderá formalizar a solicitação diretamente pelo sistema, sem a necessidade de deslocamento até a Unimed.

Caso o médico solicitante não seja cooperado, para exames eletivos, você pode solicitar a autorização através do portal www.unimedriopreto.com.br > Autorização de Exames ou clique aqui.

DÚVIDAS REFERENTES AOS CANAIS DE ATENDIMENTO

1 - Devo entrar em contato por telefone com a Unimed Rio Preto, Votuporanga ou Fernandópolis?

Se você pensou em ligar para falar sobre a migração, não é preciso entrar em contato por telefone com as centrais de atendimento da Unimed Rio Preto, Unimed Fernandópolis ou Votuporanga. Todas as respostas que você precisa neste momento estão nesta página, e os atendentes das nossas centrais não possuem informações adicionais. Caso você ainda possuir alguma dúvida, por gentileza, entrar em contato através do WhatsApp 17 3202 1341 ou SAC 08007729467. Todos os clientes serão contatados em breve sobre os desdobramentos dessa migração para a Unimed Rio Preto, mas pode ficar tranquilo que o seu acesso aos serviços de saúde não será afetado! Aguarde mais informações logo mais!