Com a chegada do verão, a estação mais quente do ano, precisamos redobrar a atenção para que a diversão em família não se torne um problema. Por isso, quem deseja aproveitar a temporada com praias e piscinas precisa ficar atento aos principais cuidados básicos com a saúde no verão.

Quer saber como? Então, confira as nossas dicas:

Aumente a ingestão de líquidos

O nosso corpo precisa de pelo menos 2 litros de água para manter suas funções vitais. Mas, com o calor intenso e o aumento da transpiração, é necessário reforçar a ingestão de líquidos.

A melhor forma de fazer isso é tomar pelo menos 2,5 litros de água pura e complementar a hidratação com frutas, chás, água de coco e sucos em versões naturais e sem açúcar.

Mantenha uma alimentação saudável

Temperaturas mais altas fazem que o nosso organismo tenha que trabalhar mais para processar os alimentos ingeridos. Por isso, refeições pesadas ou muito gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar aquele mal-estar intestinal.

Para evitar esses problemas, a dica é apostar em uma dieta saudável, com alimentos leves, como frutas, verduras e legumes, que ainda ajudam a repor vitaminas e nutrientes perdidos pelo organismo, principalmente no verão.

Controle o consumo de bebidas alcoólicas

Essa combinação de sol e calor parece algo perfeito para tomar aquela caipirinha ou uma cerveja gelada, não é mesmo? Mas esse é um dos principais cuidados que você deve ter com a saúde no verão.

Além de intoxicar o organismo, que leva à famosa ressaca no dia seguinte, o álcool estimula a transpiração e aumenta a quantidade de vezes que você vai ao banheiro ao longo do dia, o que pode causar desidratação.

Vale reforçar que o consumo de cafeína e açúcar em excesso também favorece a perda de líquidos pelo corpo. Preste atenção!

Use filtro solar

O risco de uma pessoa desenvolver câncer de pele ocorre o ano todo, por isso, a importância do protetor solar ser aplicado diariamente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a incidência de raios ultravioletas do tipo B é mais frequente das 10h às 16h, período em que ficamos mais vulneráveis às queimaduras solares.

Para se proteger, o recomendado é utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. E lembre-se: em dias de maior exposição ao sol, como em idas à piscina e à praia, o ideal é reforçar a aplicação do produto a cada duas horas, sempre que você mergulhar ou transpirar.

Fique atento aos sintomas de insolação

É bem provável que, se você já ficou exposto, de forma desprotegida, por horas ao sol acabou ficando todo “vermelho” depois, não é mesmo? A hipertermia, mais conhecida como insolação, é quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º Célsius.

Alguns sintomas que acompanham a hipertermia são: transpiração intensa, náuseas, dores de cabeça, tontura, confusão metal e até convulsões em casos mais graves.

Ao identificar esses sinais, vá até a um local fresco e ventilado, remova calçados e roupas apertadas e busque ajuda médica o mais breve possível.

Mais dicas para você!

Outras dicas que podem ajudar você a manter a saúde não apenas no verão, mas durante o ano todo, é a prática de atividades físicas e o período em que você fica exposto diariamente no trânsito da sua cidade. Confira abaixo mais detalhes e anote aí as orientações:

Na hora de malhar O exercício físico é fundamental para manter seu organismo funcionando corretamente, mas, sempre que possível, diminua a frequência e a intensidade do esforço físico em dias muito quente

  • Se estiver fora de casa ou da academia, escolha sempre um local com sombra. Evite malhar sob o sol.
  • Leve uma garrafinha de água junto com você. Isto é muito importante. Treinar com sede não traz nenhum benefício!
  • Em dias quentes, o uso de agasalhos durante o treino não trará maior gasto calórico ou perda de gordura, apenas causará desconforto e desidratação. Então, fique atento a isso e use peças confortáveis na hora de malhar.

Na hora de dirigir

  • Quando entrar em um carro que ficou parado sob o sol, abra primeiro portas e janelas e espere o ar circular. Isso evita que aquele” bafo quente” incomode na hora de dirigir. Se o veículo for equipado com ar-condicionado, ligue-o ou deixe as janelas abertas.
  • Caso tenha que aguardar estacionado, não faça isso dentro do veículo. Espere do lado de fora.
  • Ao sair, certifique-se de que não tem nenhuma criança trancada no veículo. Mesmo que seja rápido, a criança pode passar mal. E não são raros os casos de mortes ocorridas nessas situações. Tome cuidado!
  • Se o carro ficar muito tempo estacionado fora da sombra, lembre-se de colocar uma toalha no painel do veículo. Isso bloqueia a entrada do sol pelo para-brisas e ainda evita que suas mãos se queimem na hora de dirigir.

Conhecer e colocar em prática esses cuidados com a saúde no verão e no seu dia a dia é uma das melhores formas de garantir que você e sua família aproveitem ainda mais as boas fases da vida.

Boa diversão e conte com a Unimed Rio Preto para cuidar da sua saúde e da vida de quem você ama!