alimentação saudável na empresa

Alimentação saudável na empresa: veja 7 dicas de como promover!

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação saudável é essencial não apenas para o combate da desnutrição (falta de nutrientes essenciais para o organismo), como também para a prevenção de inúmeras doenças crônicas (por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares) e do trabalho.

Em um ambiente corporativo, isso não é diferente! Colaboradores bem alimentados tornam-se muito mais produtivos, concentrados e, claro, felizes em seus postos, trabalhando com mais disposição e prazer. A longo prazo, isso é benéfico para todos e, portanto, uma prática que deve ser estimulada nas empresas.

Mas, afinal, como um gestor pode estimular a alimentação saudável na empresa? De fato, nem sempre essa é uma tarefa simples. Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas que facilitarão a sua vida e transformarão o dia a dia de seu negócio. Com elas, você poderá preparar-se muito melhor nesse quesito e trazer mais qualidade de vida para a equipe. Boa leitura!

1.  Efetivar ações em educação nutricional

Ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Por isso, uma dica muito importante para implementar uma alimentação saudável nas empresas é investir em ações que eduquem os colaboradores e mostrem, de maneira prática, simples e objetiva, qual é a importância da adoção de hábitos adequados.

Sendo assim, o primeiro passo é educar a equipe sobre esse fato. Ao conhecerem, por exemplo, os aliados e vilões na alimentação, eles conseguirão ter um maior controle sobre o próprio bem-estar e poderão aproveitar melhor os benefícios que mencionaremos a seguir. Continue a leitura e descubra muito mais!

2.  Investir em minicursos ou palestras

Uma das maneiras mais eficientes de educar as pessoas é por meio de aulas. Em um ambiente empresarial, elas podem ser ministradas na forma de pequenos cursos — com, até mesmo, certificação! — ou palestras. É ainda mais interessante que essas estratégias contem com a ajuda de nutricionistas e profissionais qualificados na área da saúde.

Por meio dessas atividades, toda a equipe tornar-se-á muito mais capaz de fazer escolhas conscientes no que diz respeito à alimentação, dentro e fora da empresa, e saberá identificar melhor os pontos fortes e fracos da própria dieta. Assim, a mudança vem de dentro e reflete em todos os âmbitos da vida do colaborador, inclusive em sua saúde mental!

3.  Analisar e modificar os cardápios ofertados

O papel da empresa também é fundamental na alimentação de seus colaboradores. Sendo assim, é imprescindível contar com a ajuda de profissionais qualificados para a elaboração de um cardápio que atenda às necessidades nutricionais de sua equipe.

Vale a pena lembrar-se de que certos detalhes também devem ser respeitados, como as restrições alimentares. Pratos livres de potenciais alérgenos ou de derivados de animais, por exemplo, devem fazer parte da rotina da sua empresa. Isso mostrará o interesse em incluir diferentes grupos e ajudará muito na retenção de talentos!

4.  Fornecer a infraestrutura necessária para boas alimentações

Quer que a sua empresa tenha um ambiente de trabalho saudável em todos os sentidos? Então, é necessário fornecer a infraestrutura adequada para que seus colaboradores alimentem-se da maneira certa. Afinal, não basta ficar na teoria — é preciso que eles coloquem tudo o que aprenderam em prática.

Dessa forma, é essencial investir em um ambiente adequado e confortável para a alimentação — lembrando-se de que a hora das refeições também é um momento fundamental para a interação entre os colegas — e, claro, um tempo suficiente para realizá-la com tranquilidade. Tenha sempre isso em mente!

5.  Estimular a leitura de embalagens por parte dos colaboradores

Outra dica para que seus colaboradores possam cuidar-se fora do ambiente empresarial é estimulá-los a lerem as embalagens dos produtos que consomem. Além das aulas especializadas em educação nutricional, que tal colocar dicas para tornar essa tarefa mais intuitiva em todo o ambiente de trabalho?

Informações como a importância de certos nutrientes, dos compostos que devem ser evitados, de ver a quantidade dos ingredientes (nos rótulos, eles são colocados em ordem decrescente de quantidade presente na composição) são cruciais para que os cuidados com a alimentação permaneçam ao longo do dia a dia da equipe.

6.  Fazer parcerias de acompanhamento nutricional

Não basta educar — precisamos também monitorar! Por isso, que tal fazer parcerias com órgãos que cuidam da alimentação e disponham de profissionais que acompanhem o dia a dia nutricional de toda a sua equipe? Esse também é um passo muito importante na jornada rumo a uma dieta adequada!

A partir do monitoramento frequente, fica muito mais fácil ajustar possíveis erros que estejam sendo cometidos no cardápio, adequar a rotina alimentar às demandas da equipe e muito mais. Esse acompanhamento deve ser periódico e frequente, e todos os colaboradores precisam ser incentivados a tomar parte dele.

7.  Oferecer benefícios que possibilitem os cuidados com a saúde

Um bom cuidado com a alimentação também deve ser mantido fora da empresa. É responsabilidade da gestão fornecer meios para que isso se torne uma realidade. A melhor maneira de fazer isso é, claro, por meio da concessão de benefícios, como um bom plano de saúde, com cobertura de médicos, como endocrinologistas e profissionais da nutrição.

O plano odontológico também é de suma importância nesse cenário, já que boa parte dos problemas bucais é causada pela alimentação. Alterações na mastigação e dores, por exemplo, são grandes responsáveis por uma dieta inadequada, assim como alimentos não tão saudáveis podem gerar questões como cáries. 

Gostou de conhecer essas dicas de alimentação saudável na empresa? Agora é com você! Comece a colocar os ensinamentos em prática e observe como seus colaboradores se tornarão muito mais satisfeitos e passarão, assim, a realmente vestir a camisa de seu negócio. Tudo isso trará retorno em lealdade e bem-estar da equipe e, claro, na satisfação da clientela!

Para ficar sempre bem informado e não perder nenhum de nossos artigos, inscreva-se na newsletter da Unimed Rio Preto! Fazer isso é muito fácil: basta preencher o seu endereço de e-mail no campo disponível na página. Assim, você receberá avisos periódicos sobre as novas publicações. Até a próxima!

Powered by Rock Convert
O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *