O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é uma data de reflexão e conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em todo o mundo.

Esse dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas à inclusão, igualdade de direitos e oportunidades para pessoas com deficiência. E nós, da Unimed Rio Preto, valorizamos muito essas questões! Portanto, convidamos você para um bate-papo sobre esse assunto!

Vamos nessa?!

Um pouco de história

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído oficialmente por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era comemorado desde 1982, com ações conduzidas pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD.

A escolha do dia 21 de setembro está relacionada à primavera, simbolizando um momento de renovação e esperança para as pessoas com deficiência. E você sabe o que caracteriza alguém com deficiência?

“Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”. O conceito está expresso no art. 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em 2006.

E por que é tão importante falarmos sobre esse assunto?

Importância da data

A instituição desse dia é um marco na luta pela inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no país. Ela destaca o quanto é relevante promover a conscientização, a acessibilidade e a igualdade de direitos, além de reafirmar o papel de todos nós na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

É também uma oportunidade para refletirmos sobre os progressos já alcançados e os desafios que enfrentamos e ainda vamos enfrentar. E isso pode levar a melhorias práticas, envolvendo setores públicos e privados, como: criação e regularização de leis, promoção de ações e execução de novos projetos.

Uma outra questão imprescindível quando falamos de valorização da pessoa com deficiência é o cuidado com a sua saúde. E de que maneira podemos fazer isso?

A saúde da pessoa com deficiência

Em primeiro lugar, precisamos olhar com atenção para a saúde mental desse público. Muitas vezes, essas pessoas enfrentam desafios únicos, como preconceito, exclusão social e barreiras à acessibilidade.

Portanto, é fundamental oferecer apoio psicológico, criar ambientes inclusivos que promovam o bem-estar e a participação ativa. É essencial também possibilitar o acesso a serviços especializados, garantindo que essas pessoas tenham as ferramentas e o suporte necessários para manter sua saúde mental em equilíbrio.

Além disso, compartilhamos mais algumas dicas que podem ser muito úteis no cuidado com a saúde da pessoa com deficiência. Anote aí!

1. Linguagem respeitosa e inclusiva: utilize uma linguagem que respeite a individualidade das pessoas com deficiência. Evite rótulos ou termos pejorativos e, sempre que possível, use a terminologia centrada na pessoa, como “pessoas com deficiência” em vez de “deficientes”;

2. Questões específicas: entenda que cada pessoa tem uma necessidade e uma condição única. Então, respeite essa individualidade e procure ajudá-la com o que ela realmente precisa, seja a adaptação em um espaço físico, o uso de algum aparelho ou um apoio psicológico, por exemplo;

3. Prevenção: quando falamos de saúde, a prevenção é um ponto crucial! Portanto, incentive e reforce a importância do cuidado preventivo, como: realizar exames anuais e check-ups regulares, manter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Lembrando que o acompanhamento profissional é indispensável em todos os casos.

Nós, da Unimed Rio Preto, acreditamos na prevenção, no tratamento adequado e na promoção do bem-estar. Atuamos comprometidos com a inovação e o cuidado, com foco em melhorar, a cada dia, a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Por essas razões, assumimos também um compromisso social por meio do nosso Instituto.

Papel social da Unimed Rio Preto

O Instituto Unimed Rio Preto tem o objetivo de centralizar as ações sociais realizadas pela nossa cooperativa e, principalmente, promover a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte.

O trabalho é feito a várias mãos com a colaboração de parceiros que buscam fomentar o protagonismo das pessoas, para que se tornem agentes de transformação local, gerando uma cadeia de responsabilidade social.

Contamos com diversos programas e ações que promovem a inclusão e ganhamos força com voluntários que nos ajudam com esses projetos. E você pode ser um deles! Saiba como: seja um voluntário!

Valorizamos, diariamente, o ser humano e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é mais do que uma simples comemoração, é um lembrete de que a igualdade de oportunidades e a inclusão são direitos fundamentais que todos devemos defender.