Durante o mês de setembro, uma campanha muito importante ganha espaço no calendário de saúde no Brasil. É o Setembro Amarelo, que tem como foco o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.

Nós, da Unimed Rio Preto, reforçamos nosso compromisso com o seu bem-estar emocional e, por isso, incentivamos essa campanha. Não basta apenas ter coragem para falar sobre as dificuldades, medos e problemas, é preciso também receber apoio, ter com quem contar e poder ser ouvido.

Vamos, ao longo do texto, explorar esse assunto de maneira leve, com 5 dicas para que você cuide do seu bem mais precioso: a vida!

Sobe o som!

Começamos com uma indicação bem legal! Que tal uma música alto-astral, que te deixa feliz e animado?! Essa é a ideia da playlist Energizando a Mente. Listamos aqui canções com mensagens especiais para tornar o seu dia mais positivo. Vale a pena aumentar o volume, mexer o corpo e sorrir!  

Movimente-se!

E por falar em mexer o corpo, você já inseriu a atividade física no seu dia a dia? Fazer exercícios regularmente faz bem para a saúde, melhora a disposição, evita doenças e proporciona sensação de prazer.

Veja o que mais te agrada, caminhada, dança, corrida, aula aeróbica, musculação, ioga, futebol, vôlei, enfim… São diversas as possibilidades e todas elas só fazem bem!

É hora de relaxar…

Já pensou em tirar uma horinha para receber uma massagem? Imagine só: luz bem baixinha, aquele barulho de água da fonte caindo, corpo leve, sem tensão e uma massagem relaxante no final do dia. Demais, né?! Você merece esse cuidado!

Solte o riso!

Você sabia que dar risada é um aliado poderoso para a sua saúde? Sorrir alivia a tensão, faz bem para a elasticidade da pele, libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria, e ainda mantém os músculos do rosto relaxados por até 45 minutos. Incrível, né?!

Então, busque o te faz sorrir, seja um vídeo engraçado na Internet, um filme de comédia, uma conversa com amigos. O importante é se divertir!

Fale e ouça sem julgamentos!

Quando passamos por momentos difíceis, poder conversar com alguém faz toda a diferença. Se você é a pessoa que precisa desabafar, não hesite em fazê-lo. Muitas vezes, uma conversa informal com alguém da família ou algum amigo já ajuda bastante. Porém, em outras ocasiões, é necessário ajuda profissional e é fundamental saber reconhecer essa necessidade.

Agora, se alguém procurá-lo para um bate-papo, esteja disposto a ouvi-lo sem julgamento. Ofereça apoio, esteja presente e acolha o outro! O Setembro Amarelo é um momento único de cuidado e valorização da vida.

            A Unimed Rio Preto está aqui para cuidar da sua saúde física e mental. Conte com a gente em todos os momentos!