Todos os anos nos deparamos com a tradicional campanha de vacinação contra a gripe. Mas, a pergunta que sempre surge é a seguinte: se já nos vacinamos nos anos anteriores, é realmente necessário se vacinar na campanha atual?

A resposta será sempre sim! Todo nós devemos ser imunizados contra a gripe anualmente.

É um fato que a vacina da gripe é a única maneira comprovadamente de se prevenir da gripe, sendo capaz de reduzir as chances do indivíduo em desenvolver uma das variantes da doença ou, então, diminuir a gravidade e duração dos sintomas. 

A vacinação anual se deve, principalmente, a dois fatos principais:

Os vírus da gripe sofrem mutações, o que altera a sua estrutura e consequentemente geram uma série de subtipos da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) analisa todos os anos os principais tipos de vírus da gripe que estão em circulação para criar uma vacina mais efetiva para a próxima campanha de vacinação.

Podemos concluir que a vacinação anual é importante, pois o vírus se modifica e os vírus que circulam no meio da população durante o ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte.

Afinal de contas, como funciona a vacina da gripe, ela é segura? Quem deve e quem não deve receber o imunizante?  Vamos conferir juntos quais são essas informações?

Para que serve a vacina da gripe? 

De maneira bem simples, podemos entender que a vacina da gripe serve para “ensinar” ao nosso sistema imunológico como ele deve combater a doença, antes mesmo que o organismo seja exposto ao vírus. 

A vacina da gripe contém uma versão inativa do vírus, que é incapaz de provocar o contágio, mas permite que o nosso corpo aprenda a lutar contra o invasor por meio da produção de proteínas que diminuem seus efeitos no sistema respiratório. 

A efetividade da vacina pode variar por muitos motivos, incluindo a quantidade de pessoas que recebeu o imunizante e o tipo de gripe mais comum em cada período.

Quem deve tomar

A vacina pode ser tri ou tetravalente, protegendo contra três ou quatro versões do vírus que mais circularam no hemisfério norte durante o inverno.

No Brasil, a vacina é disponibilizada para crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e mulheres no período de até 45 dias após o parto, povos indígenas e trabalhadores da saúde, além de idosos com mais de 60 anos. A vacina trivalente você a encontra apenas na rede pública de saúde.

Cuidados e possíveis contraindicações 

Uma dúvida que sempre surge em torno do assunto é sobre a alergia da vacina da gripe. Segundo os especialistas, no passado, a vacina continha uma pequena quantidade de proteína do ovo.

Mas, nas vacinas de hoje, isso não ocorre mais. Dessa forma, até mesmo quem possui alergia à proteína do ovo pode se vacinar sem qualquer risco.

A reação anafilática, que é a forma mais grave de uma reação alérgica, é rara e ocorre apenas uma vez a cada 1 milhão de doses aplicadas.   

O ideal é que pessoas que possuem alergia grave a algum componente da vacina da gripe ou a dose anterior conversem com seus médicos para avaliarem o caso.

Na maioria deles, os efeitos adversos são de baixa intensidade, sendo que os mais comuns ocorrem de 6 a 12 horas após a aplicação da vacina e os principais sintomas são:

  • dores de cabeça, nos músculos e nas articulações; 
  • febre, calafrio e sudorese; 
  • irritação no local da aplicação. 

Um dica que vale a pena seguir é repousar e beber bastante líquidos após a vacinação. Isso pode ajudar a restabelecer a sensação de bem-estar. 

Conheça 4 benefícios da vacina da gripe 

Agora que você já sabe como a vacina da gripe é importante para a nossa saúde, vamos resumir essas informações em uma lista com os 4 principais benefícios garantidos ao tomar o imunizante. 

1. Pode combater todos os tipos de gripe; 

2. Pode salvar vidas; 

3. Pode diminuir o risco de hospitalização;  

4. Protege todos a sua volta. 

A Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto oferece atendimento aberto ao público, com equipe especializada para informar e orientar a população sobre a importância das vacinas para cada fase da vida da criança.

Adultos e idosos também têm vacinas específicas e podem contar com a orientação da equipe na recomendação de vacinas importantes. Para conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Central de Vacinação e seus profissionais, clique aqui.