O cuidado com a saúde começa desde o nascimento e a vacinação é o ponto de partida para proteger seu filho. As vacinas para crianças são capazes de prevenir doenças causadas por vírus e bactérias não só na infância, mas também na vida adulta.

Com o novo normal na reta final de pandemia, as festas de fim de ano estão chegando e é de extrema importância que a vacinação esteja em dia. Só ela é capaz de proteger não só seus filhos, como também as outras pessoas ao redor. Vacina em dia é também um ato de amor e cuidado.

A vacina é capaz de estimular o corpo a criar anticorpos para as principais doenças existentes e foi criada há mais de 200 anos. Sua eficácia é incontestável.

Continue acompanhando e saiba mais sobre as vacinas para crianças e quais são as principais.

Dicas importantes

A vacinação é essencial, mas você deve estar atento a alguns cuidados. Confira abaixo algumas recomendações:

  • Doenças leves e não febris não devem ser motivos para atrasar a vacinação. Mas atente-se à saúde do seu filho antes da aplicação.
  • Reações à vacina, como febre e dor no local, são comuns. Se estiver com dúvidas, consulte um pediatra.
  • Siga as recomendações médicas após a vacina.
  • Não antecipe as vacinas dos bebês, pois seu sistema imunológico é imaturo e é preciso seguir os meses indicados para cada dose.
  • Guarde com cuidado o cartão de vacinação. Assim, você mantém controle sobre quais doses ainda precisam ser aplicadas.
  • Se for fazer uma viagem, vacine a criança alguns dias antes ou somente após o retorno.
  • Evite atrasos nas doses. Complete a imunização do seu filho.

Seu filho tem medo de tomar vacina? Clique aqui e confira algumas dicas para te ajudar nesse momento.

Quais são as principais vacinas para crianças?

Segundo o Calendário Vacinal no SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) de 2021/2022, existem 18 vacinas para crianças que são obrigatórias. Elas são essenciais para proteger não só o seu filho, como todas as crianças (até as não vacinadas) por impedir que os vírus ou bactérias se propaguem. Veja quais são as principais abaixo:

  • BCG ID – Dose única;
  • Hepatite B – 3 doses;
  • Pentavalente ou Hexavalente – 3 doses + 1 reforço;
  • Poliomielite (vírus inativados) – 3 doses + 2 reforços;
  • Rotavírus – 2 ou 3 doses (dependendo da vacina aplicada);
  • Pneumocócicas conjugadas – 2 ou 3 doses (dependendo da vacina aplicada) + 1 reforço;
  • Meningocócicas conjugadas ACWY/C – 2 doses + 2 reforços;
  • Meningocócica B – 2 doses + 1 reforço;
  • Influenza (gripe) – Dose anual. Duas doses na primovacinação antes dos 9 anos de idade;
  • Poliomielite oral (vírus vivos atenuados) –  Campanha de Vacinação;
  • Febre Amarela – 2 doses;
  • Hepatite A – 2 doses;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses;
  • Varicela (catapora) – 2 doses;
  • HPV – 2 doses;
  • Vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) – Reforço; 
  • Dengue – 3 doses para soropositivo.

Conheça um pouco melhor sobre algumas das vacinas citadas acima:

1. Vacina contra Tuberculose (BCG)

Essa vacina é aplicada por via intradérmica, ou seja, por injeção. Somente uma dose é necessária e deve ser tomada logo após o nascimento.

Ela protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa produzida por bactéria e que pode ser transmitida pelo ar, atingindo os pulmões.

2. Vacina contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora (Vacina Tetra Viral)

A vacina tetra viral é indicada para proteger o organismo contra a infecção por vírus responsáveis por doenças altamente contagiosas como o sarampo, a caxumba, a rubéola e a catapora.

É aplicada via injeção subcutânea e deve ser aplicada duas doses, com um intervalo mínimo de 3 meses entre elas. A primeira aos 12 meses e entre 15 meses

3. Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Haemophilus

A Vacina Pentavalente é aplicada via intramuscular. São necessárias três doses, com intervalos de 2 meses e deve ser tomada a partir dos 2 meses de idade. É uma das vacinas para crianças mais importantes.

Ela é capaz de prevenir contra as seguintes doenças:

  • A difteria, que é causada por um bacilo e atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele. É transmitida via tosse ou espirro de pessoas contaminadas.
  • O tétano, uma doença causada por uma substância tóxica que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele. Ela atinge o sistema nervoso central.
  • A coqueluche, uma infecção respiratória que pode ser fatal em bebês menores de 6 meses.
  • A Haemophilus influenzae do tipo B é uma bactéria que causa um tipo de meningite, sinusite e pneumonia;
  • A Hepatite B, uma doença viral que provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas e vômitos.

4. Vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba (Tríplice Viral)

vacinas-para-crianças

Essa vacina é aplicada via subcutânea e deve ser tomada a partir de 6 meses em caso de surto da doença, e a partir de 01 ano com esquema vacinal de duas doses com intervalo de 3 meses entre elas.

 Ela protege seu filho das seguintes doenças virais:

  • O sarampo, uma doença altamente contagiosa e perigosa que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. Pode ser transmitida por tosse ou espirro de pessoas contaminadas.
  • A rubéola, outra doença muito contagiosa, provoca febre e manchas vermelhas pelo corpo. Ela é transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.
  • A caxumba, uma doença viral capaz de aumentar o tamanho das glândulas na boca, língua ou mandíbula. 

5. Vacina contra Hepatite B

A Hepatite B, uma doença viral que provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas e vômitos. 

Aplicada via intramuscular. Realizada a primeira dose ao nascer, e as doses seguintes com 2, 4,6 meses estão inclusas na vacina Pentavalente 

6. Vacina contra Febre Amarela

Essa vacina é aplicada via subcutânea, e o esquema vacinal são de duas doses, sendo a primeira dose realizada aos 9 meses e a segunda dose com 04 anos de idade.

Sua proteção é contra a febre amarela, uma doença viral transmitida por vários tipos de mosquito. Ela causa febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramentos no fígado, no cérebro e nos rins e pode, em alguns casos, ser fatal.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a Febre Amarela.

7. Vacina contra Difteria, tétano e coqueluche (DTP)

A DPT é a vacina contra difteria, coqueluche e tétano, é a vacina que contém tríplice de células inteiras. A aplicação é via intramuscular e é aplicada com 04 anos de idade.

A aplicação da DTP pode acarretar no surgimento de algumas reações como: dor, eritema local, edema e enduração local, irritabilidade, anorexia, febre. 

8. Vacina Pneumocócica 10-valente

A vacina Pneumocócica 10-valente previne cerca de 70% das doenças graves, como pneumonia, meningite e otite em crianças.

A vacina deve ser administrada via intramuscular através de 3 doses sendo a primeira aos 2 meses, a segunda dose aos 4 meses e a última dose de reforço aos 12 meses.

9. Vacina Meningocócica C

A vacina meningocócica C previne contra a meningite meningocócica do tipo C, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves.

São administradas três doses da vacina, via intramuscular sendo: aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até antes de completar 5 anos.

Dentro das primeiras horas após a vacinação, podem surgir algumas reações como: vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade no local da aplicação. Alguns sintomas são mais comuns em crianças com menos de 2 anos, como: vômitos, diarréia, inapetência, sonolência e agitação.

10. Varicela 

A vacina contra a varicela previne a doença, popularmente conhecida como catapora, uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster. Seus sintomas mais comuns são a febre e o aparecimento de lesões em forma de bolhas na pele.

A vacina contra catapora segue o seguinte esquema:

  • 1ª dose aos 15 meses de idade 
  • A 2ª dose é varicela monovalente, aos quatro anos de idade.

11. Vacina contra o Rotavírus (VRH1)

O rotavírus é um vírus que causa diarreia grave, e normalmente chega acompanhada de febre e vômitos. Hoje em dia é um dos agentes causadores mais importantes  de gastroenterites e óbitos em crianças menores de 5 anos, no mundo todo.

Sua aplicação é feita via oral através de duas doses. A primeira é aplicada com 2 meses de vida, e a seguinte é aplicada aos 4 meses. A vacina é composta por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus.

A aparição de sintomas como irritabilidade e perda do apetite são comuns. Porém, outros sintomas como diarreia, vômito, dor abdominal, regurgitação também podem surgir. 

vacinas-para-crianças

12. Vacina contra Hepatite A

A hepatite A é uma doença contagiosa causada por um vírus e possui seus sintomas característicos como: cansaço, pele e olhos amarelados, urina escura e febre baixa.

A dose é realizada quando a criança completa 15 meses de vida. Porém, se não for aplicada aos 15 meses, pode ser realizada ate 05 anos incompletos.

13. HPV

O HPV é uma doença causada pelo vírus conhecido como papiloma vírus humano, pode apresentar como sintomas lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais.

A vacina oferecida é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. A aplicação é feita via intramuscular através de 2 doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda dose. Atualmente a aplicação pode seguir o seguinte esquema vacinal:

Na rede pública (SUS):

  • Meninas: 9 a 14 anos
  • Meninos: 11 a 14 anos

Após a aplicação o corpo produz os anticorpos que combatem o vírus e se futuramente a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença.

Esteja sempre atento ao calendário de vacinação para não perder nenhuma imunização importante, e lembre-se que algumas necessitam de doses de reforço. Além disso, faça consultas com o pediatra regularmente.

 Vacinar o seu filho é um gesto de amor.

Cuidar bem dos nossos filhos é nossa maior missão, mas não podemos esquecer de nós mesmos, não é?! Leia também: Cartilha de vacinas para adultos: descubra todas as vacinas que você deve tomar

Se você ainda não tem um convênio Unimed Rio Preto, conheça nossos planos e adquira o ideal para você e sua família. Acesse aqui.