A gripe é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza com grande potencial de transmissão. Esse vírus se propaga facilmente, levando, na maioria das vezes, a quadros leves. Mas nem sempre é assim!

Algumas pessoas podem evoluir para casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. Por isso, queremos conversar com você sobre um assunto muito importante: a vacina da gripe!

Apesar de ser um tema comum e conhecido pela maioria da população, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa vacina. E nosso objetivo é esclarecer todas elas ao longo desse texto!

Vamos juntos entender melhor como funciona a vacina da gripe e qual a sua importância?

Sobre a vacinação

Você sabia que a vacinação é a maneira mais eficaz de se prevenir contra a gripe? A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacina da gripe para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. Portanto, é fundamental manter a caderneta de vacinação em dia para pessoas de todas as idades a fim de evitar o retorno de doenças já eliminadas ou controladas.

Gripe em números

Quem é que nunca teve alguma experiência com essa doença, não é mesmo? Apesar de ser considerada uma infecção comum, ela atinge mais de 600 milhões de pessoas todos os anos no mundo inteiro, segundo a OMS.

Dados da própria organização indicam que aproximadamente 650.000 pessoas infectadas evoluem de forma grave e apresentam complicações. Além disso, não há um tratamento específico para esse problema, somente as medicações prescritas pelos profissionais da saúde servem para controlar os sintomas.

Perguntas frequentes: saiba o que dizem os especialistas

Mesmo sendo amplamente divulgada, a vacina da gripe ainda é cercada por uma série de dúvidas.

Para ajudar você a entender melhor como ela funciona, conversamos com uma profissional, especialista em vacinas, e separamos algumas perguntas e respostas sobre esse assunto, que salva milhares de vidas todos os anos.

Vamos conferir juntos?

P: Como funciona a vacina contra a gripe?
R: A vacina funciona prevenindo infecção pelo vírus influenza contido na vacina.


P: Qual a importância e por que é necessário tomar a vacina todos os anos?
R: Primeiramente por oferecer proteção vacinal contra os vírus da gripe e, anualmente, ocorre a variação dos subtipos de influenza circulantes. Por isso, mesmo que o efeito da vacina dure por mais tempo, ela pode não proteger contra os vírus no período do inverno seguinte.

P: Quem pode fazer uso da vacina de gripe?
R: Todas as pessoas a partir de 06 meses de vida.

 P: A vacina influenza causa gripe?
R: Não. Por ser inativada, ou seja, sem vírus vivo, não existe a possibilidade de a vacina da gripe causar gripe.

P: A vacina tem alguma relação com a imunização contra a Covid-19?
R: Não.

R: Os sintomas semelhantes são um fator que dificulta a diferenciação das doenças sem realizar nenhum tipo de exame. Embora os sinais apareçam em intervalos diferentes, eles são muito parecidos, o que complica o diagnóstico. Além disso, ambas podem causar doenças respiratórias, ou mesmo a temida síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

No entanto, no caso do resfriado, os sintomas geralmente são mais leves do que os sintomas da gripe ou da Covid-19. Pessoas com resfriados são mais propensas a ter um nariz escorrendo ou entupido. Normalmente, resfriados não resultam em sérios problemas de saúde.

Os principais sintomas da gripe incluem:

  • Febre alta
  • Calafrios
  • Dores musculares
  • Tosse com secreção
  • Dor de garganta
  • Mal-estar
  • Perda de apetite
  • Coriza
  • Congestão nasal (nariz entupido)
  • Irritação nos olhos

Os sintomas da Covid-19, em geral, são bem parecidos. Porém, a doença pode apresentar algumas particularidades, que auxiliam na diferenciação. Veja abaixo os sintomas que o vírus da Covid-19 costuma causar:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Dor de cabeça
  • Dores pelo corpo (principalmente na região lombar)
  • Fadiga muscular
  • Mal-estar
  • Dor de garganta
  • Diarreia e problemas estomacais
  • Coriza
  • Congestão nasal (nariz entupido)
  • Perda de olfato
  • Alterações no paladar

P: Quem teve Covid-19 pode tomar a vacina da gripe?
R: É necessário aguardar a ausência de sintomas e o fim do período de isolamento imposto para pacientes com a doença, mas sim, quem já teve Covid-19 pode tomar a vacina da gripe.


P: Quais cepas a Unimed Rio Preto utiliza em sua vacina e a diferença delas da rede pública para a rede particular?
R: A vacina quadrivalente (rede particular) tem as duas linhagens do vírus influenza B (Victoria e Yamagata), ao passo que a trivalente (rede pública) só tem uma. Ela protege, no total, contra quatro tipos de vírus, quanto a trivalente protege contra três apenas.

Dois aspectos tornam essa proteção adicional especialmente importante:

1º – A cocirculação das duas linhagens de influenza B em uma mesma estação, observada em todo o mundo, inclusive no Brasil, desde 2000.

2º – O histórico de a linhagem de influenza B contida na vacina trivalente não tem sido a predominante em 50% das temporadas de gripe.

P: Qual vacina está disponível na Central de Vacinas da Unimed Rio Preto?
R: Vacina Influenza Quadrivalente, que protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois vírus influenza A, o H1N1 e H3N2 (Cepa Darwin, responsável por um surto de gripe recentemente), e dois vírus da influenza B.

É Mito!

A maioria das pessoas acredita que as vacinas são somente para crianças. Mas isso é mito, as vacinas são indicadas para pessoas de todas as idades! São elas que ajudam a proteger a criança contra doenças que podem causar sérias consequências, especialmente em pessoas com sistema imunológico em desenvolvimento, como os bebês e crianças. Ela é recomendada também para mulheres grávidas e idosos, por exemplo.

Por isso, vamos revelar quatro mitos mais comuns para que você não tenha medo de garantir a sua proteção.

Confira abaixo quais são eles!

Tomar a vacina da gripe provoca gripe!
Mito! Esse é um dos mitos mais comuns da vacina da gripe. O que ocorre é que algumas pessoas podem ter dor no local da injeção e até mesmo uma febre leve, resultado da resposta imune à vacina.

A gripe não é grave, então, não precisa de vacina!
Mito! Vacinas contra a gripe não são apenas para seu benefício pessoal, mas sim para todos ao seu redor. É importante lembrar que, quando você está gripado, ao entrar em contato com idosos, crianças, pais e mães de crianças e gestantes, você também os coloca em risco.

As vacinas contra a gripe são perigosas para as crianças!
Mito! Crianças menores de 5 anos são mais propensas a desenvolver complicações graves se contraírem a gripe, e a vacina pode ajudar a diminuir esse risco. O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas com mais de 6 meses de idade sejam vacinadas contra a gripe.

Tomei a vacina contra a gripe no ano passado. Não preciso tomá-la novamente este ano!
Mito!
O vírus da gripe está em constante mudança. À medida que as cepas dos vírus da gripe mudam, novas vacinas devem ser desenvolvidas. Portanto, é importante se vacinar todos os anos, pois os anticorpos que o seu corpo produz para protegê-lo após receber a vacina diminuem ao longo do tempo.


Conheça a Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto

A vacinação é a forma mais eficaz e segura para a prevenção contra a gripe e suas complicações. Manter a vacinação em dia não protege apenas você, mas também todas as pessoas ao seu redor.

Seja com a vacina da gripe ou com outros imunizantes, a Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto está sempre pronta para atender você e sua família, e descomplicar os cuidados com a saúde.

Você pode ligar para a Central de Vacinas pelo número (17) 3202.1112, ou, se preferir, enviar uma mensagem de texto para o WhatsApp (17) 99282.8780.

Quem se protege deixa a gripe para trás. Vacine-se!