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Outubro rosa: cuidados essenciais para saúde da mulher

Outubro é o mês marcado pela cor Rosa para conscientizar e levantar o debate sobre o câncer de mama, prevenção e a importância do diagnóstico precoce na cura da doença. E não é para menos, já que a magnitude do assunto é grande e precisa ser cada vez mais colocada em pauta. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres de todas as regiões do Brasil, após o câncer de pele não melanoma. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença

Mas o Outubro Rosa vai mais longe e, hoje, além de ser um mês para trazer mais visibilidade ao câncer de mama, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, também abre espaço para discutirmos a saúde da mulher como um todo. 

Prevenção: a chave para manter a saúde da mulher em dia

Quando o assunto é cuidar da saúde, a prevenção é o melhor remédio. Ter hábitos mais saudáveis, visitar o médico rotineiramente e fazer os exames preventivos são os pilares para ter mais longevidade, bem-estar e qualidade de vida. 

No caso do câncer de mama não é diferente, já que a prevenção pode ajudar – e muito – a manter esta doença longe e aumentar os níveis de saúde da mulher, prevenindo-a de muitas outras doenças também. 

Alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento de tumores não podem ser evitados, como as alterações genéticas. Por outro lado, muitos fatores de risco são ambientais e comportamentais, ou seja, são possíveis de mudar com novos hábitos e conscientização. 

Para cuidar da saúde feminina por completo e ajudar a manter as doenças mais longe, confira alguns cuidados que farão toda diferença na sua vida. 

7 cuidados que você pode ter para viver com mais saúde 

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1. Tenha uma alimentação saudável

Nenhum alimento isolado é capaz de fazer milagres ou renovar a saúde. Mas, é fato, que uma dieta equilibrada e balanceada faz toda diferença para o organismo. Dê preferência para alimentos minimamente processados e frescos para diminuir o risco de desenvolver doenças, entre elas o câncer. 

Por isso, no dia a dia, invista em:

  • frutas, verduras, legumes in natura;
  • cereais integrais, grãos e leguminosas;
  • evite comidas congeladas, biscoitos, salgadinhos, bebidas prontas açucaradas, etc.

Diversos estudos já evidenciaram a relação entre o consumo de alimentos industrializados e o crescimento das taxas de câncer nas grandes cidades. Por isso, volte ao básico e cuide da sua alimentação, priorizando alimentos frescos ao invés dos ultraprocessados e prontos. 

2. Pratique atividades físicas regularmente

Além da alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas regularmente também ajuda na prevenção do câncer e outras doenças associadas ao excesso de peso, como hipertensão. Além disso, se exercitar constantemente também favorece: 

  • o equilíbrio dos níveis hormonais, reduzindo os níveis de estrogênio e a resistência à insulina;
  • reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, diminuindo o contato dos tecidos com substâncias cancerígenas;
  • fortalecer o sistema imunológico.

3. Cuide da qualidade do sono

Ter uma boa noite de sono vai além de dormir muitas horas. O sono reparador é aquele em que o corpo realmente recarrega as energias e está pronto para o dia seguinte. Para dormir bem é importante praticar a higiene do sono diariamente. Esta, nada mais é, que um conjunto de hábitos que preparam o seu organismo para dormir bem. Confira o que você pode fazer:

  • Durma e acorde sempre no mesmo horário; 
  • Prepare o ambiente onde vai dormir para que ele seja escuro, livre de barulhos e fresco;
  • Evite alimentos pesados próximo da hora de dormir;
  • Evite telas pelo menos 2 horas antes de dormir, dê preferência por ler um livro;
  • Use a cama apenas para dormir e fazer sexo, não utilize este espaço para trabalhar ou assistir TV;
  • Não consuma bebidas estimulantes, como café e energéticos a partir das 16h. 

Leia também: 10 dicas para melhorar a sua noite de sono

4. Busque reduzir o estresse

Estar em constante exposição ao estresse pode ser muito prejudicial ao corpo, inclusive como fator de risco para desenvolvimento do câncer e outras doenças. Isso porque o estresse aumenta a liberação de cortisol e outros hormônios que mantêm o corpo em um estado de inflamação contínua.

Portanto, encontrar formas de diminuir os índices de estresse no dia a dia é fundamental. Há quem opte por praticar esportes, meditação, yoga e/ou psicoterapia. Mas seja por esses meios ou não, o importante é descobrir o que funciona para você viver uma vida em menos estado de alerta. 

5. Faça os exames preventivos

Passar por suas consultas de rotina e fazer os exames periódicos solicitados é uma forma de cuidar da saúde, prevenir ou diagnosticar precocemente uma série de doenças, aumentando as chances de cura. 

Alguns exames de rotina para a saúde da mulher são: 

  • mamografia, exame fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de mama. É feito anualmente a partir dos 40 anos de idade;
  • Papanicolau, importante exame para prevenir o câncer de colo do útero. Deve ser realizado, geralmente, a cada três anos em toda mulher que já iniciou a vida sexual .

6. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro 

Você já sabe que tudo em excesso faz mal. Ingerir bebidas alcoólicas em excesso e fumar são hábitos prejudiciais para a saúde, com impactos negativos em vários níveis no nosso organismo. 

Alguns prejuízos do álcool para a saúde feminina são: 

  • maior ganho de peso;
  • diminuição da absorção ou prejuízos ao metabolismo de nutrientes;
  • desenvolvimento de transtornos de humor, como depressão e ansiedade;
  • risco dobrado de ter câncer de mama, em comparação a mulheres que não bebem álcool;
  • danos ao fígado; 
  • entre outros problemas de saúde.

O tabagismo, especificamente, também está associado ao maior risco de doença e morte precoce. Dentre os problemas que mais matam as mulheres atualmente, problemas cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias, todas estão relacionadas ao cigarro.

Durante a gestação o cigarro pode prejudicar a formação do bebê e trazer ainda outros problemas. Fique atenta com a sua saúde, escolha ter mais qualidade de vida e deixe os velhos hábitos para trás.

7. Já bebeu água hoje? 

A água é fundamental para a saúde do nosso organismo como um todo. Para as mulheres que desejam uma pele, cabelo e unhas mais fortes e saudáveis, a água não pode passar despercebida no dia a dia. 

Uma boa hidratação é capaz de:

  • regular a temperatura do corpo;
  • desintoxicar;
  • permitir o transporte e a absorção de nutrientes;
  • ajudar no emagrecimento;
  • deixar a pele, cabelo e unhas mais bonitas.

Faça o cálculo de 35ml de água para cada quilo corpóreo e ajuste a quantidade certa de água para o seu consumo diário. Por via das dúvidas, aposte na estimativa de  2 litros de água por dia. 

Outra dica de ouro: não espere sentir sede para tomar um copo de água. Adote o hábito de ter uma garrafinha cheia sempre por perto, você vai ver como vai ficar mais fácil beber água durante todo o dia. 

Leia também: Descubra as vantagens da prevenção na saúde

Viu só como dicas simples e do dia a dia podem fazer a diferença na sua saúde, longevidade e qualidade de vida? Continue acompanhando o blog da Unimed Rio Preto e as notícias sobre o Outubro Rosa e mantenha-se atualizado sobre dicas e cuidados importantes com seu corpo. 

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