check up anual

Descubra as vantagens da prevenção na saúde

A consulta médica anual nada mais é do que uma revisão da nossa saúde. Sabe quando vamos viajar e levamos o carro no mecânico para averiguar se está tudo ok com as estruturas do veículo e não passar apuros na estrada? É mais ou menos isso.

Mesmo sem ter nenhum sintoma, é recomendado ir ao médico e passar por uma consulta de rotina para saber se está tudo bem com a saúde. Além disso, é o momento para tirar dúvidas e investigar os hábitos de vida. A partir dessa consulta, o médico pode até solicitar algum exame necessário, e poderá indicar soluções para qualquer problema apresentado ou fazer recomendações para melhorar o bem-estar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura. Neste post, trazemos informações importantes para a saúde dos seus funcionários. Confira!

Por que fazer uma visita médica anual?

É muito comum que as pessoas sejam negligentes com a saúde e só procurem o médico quando estão com dores ou outros sintomas mais aparentes. Entretanto, muitas vezes, as doenças só se manifestam em casos mais intensos. O resultado? O tratamento pode ser mais agressivo e as chances de curas reduzidas.

Com certeza você já deve ter ouvido falar que prevenir é melhor do que remediar. A visita médica serve para detectar doenças, e para preveni-las. Por exemplo, se o médico perceber sobrepeso e sedentarismo pode recomendar que adote hábitos mais saudáveis, e com isso evitar doenças metabólicas futuras como por exemplo: diabetes. Sendo assim , a avaliação médica anual não é uma “busca por doença” como algumas pessoas podem achar. É um cuidado importante que ajuda a ter uma vida com mais saúde, bem-estar e longevidade.

Quem deve fazer e quando fazer exames médicos?

A partir de uma certa idade, estamos mais propensos a apresentar doenças, principalmente as que são relacionadas ao estilo de vida com hábitos ruins, como má alimentação, sedentarismo, estresse e tabagismo. Hipertensão, diabetes e câncer são algumas das enfermidades que podem surgir com o passar dos anos, especialmente em pessoas que têm histórico familiar para essas doenças.

Por essa razão, alguns exames podem ser feitos a partir dos 35 anos em indivíduos saudáveis e sem histórico de doenças crônicas na família. Entretanto, quem já tem alguma enfermidade ou muitos casos em parentes próximos podem fazer exames, antes mesmo dessa idade e em um intervalo menor, de acordo com a orientação médica.

Quais exames podem ser feitos anualmente?

Há casos em que os pacientes adiam s exames laboratoriais e de imagem, pois sentem medo do resultado ou dos procedimentos. No entanto, é importante dizer que esses exames são essenciais para investigar qualquer alteração e agir a tempo, se for o caso.

A maioria dos exames são rápidos e indolores. Portanto, não há razões para se preocupar com incômodos. A seguir, você confere quais são os procedimentos mais solicitados.

Exames para qualquer idade

  • Hemograma completo: verifica os compostos do sangue e os nutrientes. Por meio dele, é possível saber se o paciente tem anemia ou confirmar uma suspeita clinica de infecção, por exemplo;
  • EAS (urina): investiga infecções do trato urinário e problemas nos rins;
  • Fezes: identifica parasitas, protozoários e larvas no organismo e verifica as funções digestivas;
  • Teste oftalmológico: analisa alterações na visão e investiga doenças. Sempre deve ser feito após os 40 anos ou antes se tiver qualquer queixa de visão.

Procedimentos que podem ser indicados a partir dos 20 anos (sempre com orientação médica):

  • aferição da pressão arterial: identifica alterações na pressão arterial, como a hipertensão;
  • colesterol total, HDL, LDL e VLDL: avalia alterações nas taxas de colesterol no sangue que podem indicar uma maior predisposição às doenças cardiovasculares;
  • triglicerídeos: investiga alterações que também podem levar às doenças cardiovasculares;
  • glicemia em jejum: avalia o nível de açúcar no sangue para identificar alterações, como hipoglicemia, intolerância à glicose e diabetes;
  • ureia e creatinina (urina): analisa a função dos rins;
  • ácido úrico: verifica alterações que podem significar gota, cálculo renal, hipertensão e doença cardíaca;
  • eletrocardiograma: aponta o funcionamento do coração sendo usado para diagnosticar doenças cardiovasculares;
  • teste ergométrico: mede a capacidade do coração e serve para diagnosticar doenças cardiovasculares;
  • endoscopia e colonoscopia: verifica alterações e doenças no esôfago, estômago, intestino e ânus.

Exames indicados para mulheres

  • papanicolau ou citologia oncótica: indica infecções causadas por fungos e vírus, verrugas e alterações no colo do útero. É muito importante, pois ajuda na prevenção de câncer do colo do útero;
  • ultrassom transvaginal: verifica doenças do útero e dos ovários, como cistos, miomas e endometriose;
  • mamografia: identifica lesões de câncer na mama, ajudando no diagnóstico precoce da doença. Recomendado a partir dos 40 anos, mas também pode ser feito antes em mulheres com histórico de câncer de mama na família;
  • densitometria óssea: analisa a densidade dos ossos e a perda de massa óssea. Por isso, é indicado para diagnóstico e prevenção de osteoporose, principalmente em mulheres na menopausa.

Exames indicados para homens (a partir de 40 anos)

  • exames de próstata: indicam alterações que podem ser câncer de próstata. São eles: exame de sangue PSA, ultrassonografia transretal e toque retal.

Como orientar seus funcionários sobre a importância de uma avaliação médica periódica e dos exames indicados na consulta ?

Fazer a avaliação médica anual é muito importante para prevenir doenças, inclusive as do trabalho, ou diagnosticá-las em estágios iniciais em que o prognóstico é mais favorável. O funcionário que cuida da saúde física e mental tem uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais produtividade e menor absenteísmo.

Por essa razão é tão importante a orientação aos funcionários sobre essa peridodicidade da visita médica. Nesse sentido, é interessante fazer ações de conscientização sobre a importância da prevenção e de realizar exames indicados pelo médico, mesmo antes da doença se manifestar. Palestras, rodas de conversa e informativos podem ser muito úteis para isso.

Como você pode conferir, a avaliação médica anual é essencial para manter a boa saúde e ter mais bem-estar. Entretanto, depender do sistema público de saúde ou pagar particular pode dificultar a realização. Por isso, nada melhor do que contar com um bom plano de saúde para fazer as consultas e os exames sem se preocupar.

Quer saber como oferecer o melhor plano de saúde para os seus funcionários? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas com os nossos consultores!

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *