As pessoas são os ativos mais importantes de uma empresa, é o capital humano que coloca as estratégias em prática, gira os negócios e os ajuda a crescer. Quaisquer alterações em seu bem-estar ou saúde, seja para melhor ou pior, refletem diretamente em suas rotinas diárias de trabalho. Por isso, é tão importante mantê-las motivadas, seguras e saudáveis.

Um benefício que pode ser entregue pelas empresas e que preenche essas três lacunas é o plano de saúde para funcionários. Essa é uma estratégia efetiva para motivar os colaboradores, reter talentos, reduzir o absenteísmo, afastamentos e mais uma série de fatores positivos.

Além disso, trabalhadores que contam com o plano de saúde para funcionários conseguem realizar suas atividades com mais foco, pois estão seguros de que se algo acontecer consigo mesmo ou um de seus dependentes, eles terão acesso à saúde de qualidade com agilidade e bom atendimento.

Assim, o investimento para entregar este benefício ao trabalhador se torna fundamental para a boa imagem da empresa, satisfação dos funcionários e melhores índices de produtividade.

Por isso, independente do tamanho do negócio, tenha ele 3 ou 300 funcionários, é fundamental que os gestores reflitam sobre o assunto e todo o diferencial que oferecer um plano de saúde pode entregar para a empresa.

Se você ainda tem dúvidas do quão vital isso é para seu negócio, continue a leitura, pois neste conteúdo vamos explicar os principais benefícios de contratar um plano de saúde para os funcionários e destacar algumas dicas importantes a serem usadas na hora da contratação.

Por que um plano de saúde para funcionários é tão importante para as empresas?

Uma relação empresarial harmoniosa, confiável e comprometida entre a organização e seus funcionários é peça chave para uma gestão eficaz e resultados cada vez melhores. 

Grande parte desta boa relação é conquistada pela promoção do bem-estar e saúde dos colaboradores através do plano de saúde para funcionários.

Confira os benefícios abaixo e entenda porquê.

Com um plano de saúde os colaboradores trabalham mais motivados

O plano de saúde para funcionários reflete intensamente na sensação do comprometimento da empresa com os colaboradores. Resguardados com este benefício, fica notável o interesse da organização em sua saúde, bem-estar e quanto o capital humano é valioso para ela.

Assim, a tendência é que os funcionários aumentem seu engajamento nas rotinas e, consequentemente, sua produtividade. 

Maior diferencial competitivo para a empresa

Entregar um plano de saúde para funcionários de qualidade e que atenda suas necessidades é um diferencial muito impactante. Não é novidade que este benefício é de grande relevância para os profissionais, muitas vezes apontado em pesquisas como o maior diferencial, ainda mais depois da Covid-19.

Oferecê-lo é um enorme atrativo para os melhores talentos disponíveis no mercado, aumentando as chances de atraí-los, contratá-los e mantê-los na empresa.

Por consequência disso, o ponto de competitividade aumenta significativamente, não somente pelo fato de admitir profissionais experientes e muito bem qualificados, mas também pela qualidade de serviço que entregam aos clientes.

Além disso, precisamos citar a Saúde Corporativa e seus programas que visam promover a saúde e o bem-estar do colaborador.

Assistência ágil e de qualidade para os acidentes de trabalho

É evidente o esforço das empresas para evitar acidentes e entregar um ambiente seguro de trabalho, mas imprevistos sempre podem acontecer. O plano de saúde tem cobertura para essas situações, podendo entregar a ajuda imediata e todo cuidado que o colaborador precisar posteriormente.

Além de amparar o colaborador nessas situações difíceis e muito indesejadas, o plano de saúde para funcionários também evidencia a preocupação contínua da empresa com a qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários, até mesmo quando estão fora do ambiente de trabalho se recuperando.

É uma forma de entregar ao trabalhador a segurança de que ele está protegido a hora que for e independente do que aconteça.

Redução dos índices de afastamentos e absenteísmo

A facilidade para fazer exames de rotina que o plano de saúde para funcionários entrega, estimula os profissionais a manterem o hábito de avaliar seu estado de saúde e se manterem saudáveis, com tudo em dia e, caso algum problema apareça, pode ser diagnosticado precocemente e tratado o mais rápido possível, antes mesmo de algo grave se desencadear.

O resultado disso são funcionários com ótimo estado de saúde, com menos faltas desprogramadas, ou seja, menor número de afastamentos e absenteísmo. 

Resumidamente, oferecer o plano de saúde ajuda a manter o bom estado de saúde dos trabalhadores e funcionários saudáveis não faltam com seus compromissos no trabalho.

O que é preciso considerar antes de contratar um plano de saúde para funcionários?  

Uma assinatura de plano de saúde para funcionários mal sucedida é muito ruim para a imagem da empresa, pois gera reclamações, deixa os colaboradores insatisfeitos com os benefícios oferecidos e, de quebra, ainda gera gastos desnecessários.

É preciso ter muito cuidado na hora de escolher para obter um bom retorno no investimento, afinal, são muitas operadoras, diferentes tipos de cobertura, opções de contratação e mais uma série de pontos importantes.

Confira essas dicas a serem levadas em consideração antes de contratar seu plano:

  • Verifique a classificação das operadoras. Isso é fácil, rápido e de extrema importância;
  • Dê prioridade para melhores acomodações, verifique os hospitais e clínicas que os funcionários poderão utilizar;
  • Analise a abrangência do plano e os tipos de cobertura (Ambulatorial e/ou hospitalar com ou sem obstetrícia);
  • Verifique as vantagens e desvantagens das contratações por franquia e coparticipação;
  • Avalie os reajustes anuais de cada plano;
  • Cada área da empresa requer cuidados específicos, o mesmo plano para todos agradará alguns e desagradará outros. É importante ter flexibilidade nos tipos de planos;
  • Tire TODAS as suas dúvidas com a corretora/operadora do plano de saúde e deixe bem explícito quais seus objetivos e as necessidades de seus funcionários;

Antes de agir com essas dicas, é providencial que você já tenha bem definido o quanto você pode investir, o perfil de seus funcionários e quais expectativas/necessidades precisam ser atendidas com o plano de saúde.

Leia também: Plano de saúde empresarial: Chegou a hora de trocar?

Plano de saúde para funcionários é com a Unimed Rio Preto

Como você viu até aqui, oferecer um plano de saúde de qualidade para os funcionários pode fazer toda a diferença nos resultados de seu negócio. Além disso, é importante escolher bem para não gastar muito e ter zero de retorno.

O Unimed Company e Unimed Ouro são os melhores planos de saúde para funcionários de São José do Rio Preto e região. Com eles, você pode oferecer qualidade de ponta sem surpresas na hora de seus colaboradores utilizarem os serviços.

As principais vantagens são a flexibilidade no modelo para sua empresa, tranquilidade na hora de planejar seu orçamento e agilidade no atendimento, com qualidade e eficiência. São mais de 1400 especialistas em múltiplas áreas, atendimento de urgência e emergência em todo o Brasil nos hospitais credenciados, acomodações individuais e coletivas.

Além disso, de acordo com o plano escolhido, os beneficiados podem ter acesso aos serviços de Pronto Atendimento, Quimioterapia, Medicina Preventiva, Unimed Lar e Beabá Bebê sem custo adicional.

Fale conosco e saiba como podemos te ajudar a usufruir de todos os benefícios de oferecer um plano de saúde para funcionários.