índice de absenteísmo

Índice de absenteísmo: saiba por que a empresa deve calcular!

Os atrasos e faltas frequentes dos colaboradores são um grande problema para as empresas, já que isso leva à queda da produtividade, conflitos internos, sobrecarga de trabalho e demais aspectos que vão impedir que os objetivos e metas sejam alcançados. Por isso, é preciso dedicar atenção ao índice de absenteísmo na empresa. 

Ao calcular esse indicador e avaliar as motivações no empreendimento associadas ao cenário enfrentado, você pode realizar intervenções para melhorar esse aspecto no negócio e aumentar o engajamento da equipe. Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre o índice de absenteísmo. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que é absenteísmo e suas principais causas?

O absenteísmo é a ausência do colaborador no ambiente de trabalho, por causas variadas que não sejam os descansos previstos no contrato de trabalho. Isso envolve atrasos e faltas por adoecimentos ou outras razões. 

As principais causas do absenteísmo são as falhas no recrutamento e seleção, desmotivação e acometimentos de saúde, como as doenças do trabalho. Uma contratação de um profissional com perfil pouco alinhado à cultura do negócio gera desencontros, por exemplo, o que pode desencadear em adoecimentos futuros ou situações de ausência por falta de adesão às atividades.

Outro problema que pode gerar um índice elevado de absenteísmo são os conflitos entre os trabalhadores. Desentendimentos devem ser mediados de forma adequada, sempre direcionando a cultura e a estratégia em prol do diálogo e no desenvolvimento de relacionamentos construtivos.

Quais são os principais impactos do índice de absenteísmo elevado?

Taxas elevadas de absenteísmo aumentam a rotatividade, gerando custos adicionais com contratação e treinamento de novos colaboradores. Além disso, esse problema leva a dificuldades entre a equipe, como a sobrecarga de alguns membros do time para o cumprimento das atividades que o profissional que faltou desempenharia. Esse cenário desencadeia em baixa produtividade e conflitos internos, o que prejudica o clima organizacional.

Como o índice de absenteísmo deve ser calculado e qual a taxa aceitável?

O absenteísmo deve ser calculado por meio da fórmula abaixo, sendo que o valor é calculado por pessoa, com todos os valores utilizados na unidade de medida de tempo em horas. O resultado é dado em percentual.

Índice de Absenteísmo = (Total de Horas Ausentes / Total de horas trabalhadas do profissional) x 100

A taxa aceitável gira em torno dos 3% ou 4%. Lembramos também que dificilmente o valor será nulo, devido às dificuldades diárias do trabalho e às contingências da vida. Assim, manter o índice de absenteísmo nos valores referenciados como aceitáveis já é suficiente.

Como reduzir o índice de absenteísmo na empresa?

Reduzir o índice de absenteísmo na empresa envolve um conjunto de melhorias que englobam diversos aspectos do negócio. Você verá em nossas dicas que questões como comunicação, clima organizacional e processo seletivo merecem uma grande atenção. Veja mais sobre o assunto a seguir!

Mantenha um bom clima organizacional

Conflitos, desentendimentos e rivalidades tendem a dificultar a rotina e prejudicar os resultados. O clima organizacional é um fator muito relevante quando o profissional avalia se vai permanecer na vaga ou tentar outro emprego.

Além disso, muitas vezes são as dificuldades de relacionamento entre os colegas que levam alguns profissionais a faltar mais. Uma dinâmica de relacionamento positivo e a construção de uma cultura de apoio mútuo e cooperação são alguns fatores que podem contribuir para um clima organizacional saudável e para a saúde do colaborador

Crie um plano de carreira

É muito bom ter perspectivas de crescer e se desenvolver com o trabalho que realiza. A empresa pode oferecer oportunidades ou criar estratégias para auxiliar os profissionais na realização de sonhos, como os benefícios corporativos ou apoio nos estudos, por exemplo. O plano de carreira vem como uma das ferramentas essenciais nesse processo, pois ele ajuda a orientar o profissional no desenvolvimento de uma trajetória de sucesso.

Trabalhe a comunicação

Pense no cenário problemático que surge quando as informações não são comunicadas adequadamente, com vários processos se desencontrando porque faltou algum dado ou consideração sobre a demanda. Isso desestimula colaboradores e gera grandes dificuldades na rotina do negócio.

Uma comunicação clara, concisa e fluida ajuda a otimizar os processos e a instrumentalizar os profissionais com as informações necessárias para o bom desempenho das tarefas. Dessa forma, invista em bons recursos de comunicação para tornar a rotina do negócio mais ágil e produtiva.

Estabeleça uma rotina de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma política importante que ajuda a manter a motivação dos profissionais. A medida fornece parâmetros para o trabalhador saber como ele está se saindo nas atividades. Contar com feedbacks sobre os pontos positivos e ter as informações necessárias para melhorar problemas é uma grande oportunidade que tende a fortalecer a participação e o engajamento do colaborador nos processos e nas demandas do dia a dia.

Realize processos de recrutamento e seleção rigorosos

Contratar profissionais que não estejam alinhados ao perfil que a vaga exige tende a gerar diversos prejuízos e a resultar em taxas elevadas de absenteísmo. Um recrutamento e seleção rigoroso e efetivo tende a gerar melhores resultados, colocando no cargo o profissional que tenha padrões mais adequados às demandas da profissão. Dessa forma, o colaborador se engaja mais nas tarefas e tem menos ausências no expediente.

É muito importante colocar as dicas apresentadas em prática e, assim, promover uma melhor qualidade de vida na empresa. Para isso, é preciso proporcionar condições positivas para um bom desempenho profissional e criar um cenário propício para o alcance de melhores resultados e para a boa saúde mental do trabalhador. Melhorando o contexto de trabalho e promovendo a diminuição dos índices de absenteísmo, você também tem a oportunidade de estimular a redução de custos e incentivar o bem-estar ocupacional.

Dessa forma, a equipe fica mais produtiva e engajada em um contexto de trabalho favorável para o bom rendimento. O índice de absenteísmo vem como uma ferramenta de controle no dia a dia profissional, auxiliando no diagnóstico de situações de ausências que passam dos limites aceitáveis. Assim, é possível tomar as providências necessárias para a erradicação do problema.

Gostou de aprender sobre o índice de absenteísmo e como calcular esse indicador? Aproveite e deixe o seu comentário!

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