Para qualquer profissional, a motivação é um dos principais fatores em seu desempenho. Por isso que vários gestores precisam encontrar formas de manter todos os colaboradores engajados no dia a dia, garantindo maior produtividade e satisfação. Infelizmente, motivar os funcionários não é uma tarefa tão simples ou esclarecida, ainda mais entre os pequenos e microempreendedores.

Há muitas coisas que podem influenciar o envolvimento dos colaboradores com o dia a dia, como problemas pessoais, seu estado de saúde, entre outras. Porém, boa parte delas vem da própria gestão, como ambiente saudável na empresa, clima organizacional, capacitação e ferramentas disponibilizadas. Sendo assim, há muito que você pode fazer para manter todos engajados e satisfeitos.

Para ajudar com isso, separamos 7 dicas fundamentais para motivar os funcionários dentro da sua empresa. Confira!

1. Invista no melhor clima organizacional

Um dos primeiros fatores que podem prejudicar bastante a motivação dos colaboradores no dia a dia é o clima organizacional. Pode parecer algo muito abstrato, mas você certamente notará se há muita agressividade, discordância ou falta de cooperação entre as pessoas.

  • Em um ambiente desse tipo, é muito difícil relaxar e focar sua energia apenas em suas tarefas, o que pode aumentar o índice de absenteísmo. Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para promover o melhor clima organizacional em sua empresa. Por exemplo, você pode:
  • criar campanhas para incentivar a cooperação no dia a dia;
  • promover treinamentos sobre comunicação não-violenta;
  • estabelecer um conjunto de valores a serem cultivados dentro da empresa.

Com o tempo, tudo isso ajuda a aproximar os colaboradores e melhora a qualidade da convivência. Considerando que micros e pequenas empresas têm poucos funcionários, é importante que todos possam conviver bem.

2. Recompense as conquistas da equipe

Toda pessoa tende a se empenhar mais em suas tarefas quando há uma recompensa esperando por ela no final do caminho. O mesmo princípio se aplica na hora de motivar funcionários dentro da sua empresa.

Isso não diz respeito apenas ao pagamento e possíveis bônus, mas também, a certas premiações, como viagens, produtos, entre outras coisas. É importante celebrar as pequenas vitórias, assim como as grandes.

Esse tipo de ação não só ajuda a pontuar o progresso que já foi realizado em direção a um objetivo específico, como também, permite que todos recarreguem as energias e se sintam mais empenhados em dar os próximos passos. Algo muito importante se sua empresa lida com projetos de longa duração, os quais exigem empenho prolongado.

3. Ofereça feedback regular

Uma das melhores ferramentas para manter o engajamento da equipe é garantir que eles tenham acesso a um feedback rápido e eficiente de suas atividades. Dessa forma, é possível corrigir erros com o mínimo de esforço ou perda de tempo, o que evita frustração em relação ao próprio trabalho.

Além disso, o feedback também é um momento importante para realinhar certos desentendimentos ou discordâncias com relação às tarefas. Isso é muito importante durante todo o processo de crescimento e desenvolvimento de um negócio, pois ajuda a mantê-lo sempre alinhado, à medida que se aprimora e ganha mais espaço de mercado.

4. Procure sugestões da própria equipe

Claro, para motivar os funcionários, o feedback precisa ser uma via de mão dupla. Se tudo se resumisse a você julgando o desempenho da equipe e dizendo o que as pessoas deveriam fazer, então, a relação entre gestão e colaboradores não seria tão próxima. Por isso que, além de oferecer feedback, também é importante pedi-lo à equipe.

Em primeiro lugar, essa é uma forma bem simples e eficiente de descobrir se há algum problema nos processos atuais da empresa, seja em sua metodologia, seja na forma como orienta sua equipe etc. Além disso, é uma maneira de manter uma relação mais próxima com cada colaborador.

5. Defina metas realistas, mas desafiadoras

Ao contrário do que alguns acreditam, o caminho mais fácil nem sempre é o mais atrativo. Ter um direcionamento claro e metas que exijam mais empenho para ser alcançadas é uma das várias coisas que contribuem com o índice de dedicação e esforço no dia a dia de trabalho. Se tudo pudesse ser feito facilmente, não haveria o mesmo engajamento.

Claro, bons desafios devem ser alcançáveis, mesmo que apresentem alguma dificuldade. Manter esse equilíbrio é necessário para evitar frustrações, exaustão e perda de interesse dentro da sua equipe. Para isso, o melhor a fazer é investir em seu planejamento e garantir que o time terá as metas certas para seguir.

6. Promova a capacitação dos colaboradores

Uma empresa que investe em sua equipe tende a sair ganhando de várias formas diferentes. Além de garantir que todos os colaboradores terão acesso à capacitação que precisam para fazer um bom trabalho, isso também é uma maneira de motivar os funcionários a se especializar e continuar se aprimorando em suas respectivas áreas.

Isso é especialmente importante quando a empresa passa por alguma mudança estrutural ou em seus processos, a qual exige que os colaboradores mudem suas rotinas de trabalho. Ter alguma instrução clara sobre como lidar com o assunto e ainda manter o bom desempenho é fundamental para que essas mudanças levem ao crescimento do negócio e da equipe como um todo.

7. Ofereça benefícios

Por fim, uma forma fundamental de motivar os colaboradores é incluir alguns benefícios corporativos extras como parte do contrato. Auxílios como transporte, combustível e alimentação já são fundamentais, mas é possível ir um passo além deles e conseguir mais algum retorno extra.

Há vários exemplos de benefícios desse tipo, como vale-viagens ou presentes, por exemplo. Um dos melhores é o plano de saúde, já que, além de ser algo muito importante para o colaborador e seus dependentes, também permite que todos se cuidem melhor. Isso evita faltas por doenças e outras complicações que prejudicariam o bem-estar de todos.

Agora que você tem essas dicas, pode começar a motivar os funcionários com mais eficiência. Com boas práticas e oferecendo o plano de saúde, certamente, todos estarão em melhores condições físicas e psicológicas para prestar um bom serviço.

Se você quer contratar um plano de saúde empresarial agora, entre em contato com a Unimed e conheça nossos planos.