recrutamento e seleção

4 melhores práticas de recrutamento e seleção para adotar na empresa

A contratação de novos funcionários pode ser um ponto complicado para diversos empresários. Profissionalizar o processo e encontrar as melhores pessoas são objetivos muito importantes para quem pretende crescer o seu negócio e se cercar dos melhores profissionais. Existem algumas dicas que podem ser implementadas para ajudar no processo de recrutamento e seleção, além de ajudar a reduzir os custos na empresa.

Ao longo deste artigo, você vai conhecer as 4 melhores práticas para adotar na empresa e ter o processo mais ágil, eficiente e assertivo. Quer descobrir como isso é possível? Então, acompanhe a leitura até o final agora mesmo!

O que é recrutamento e seleção?

Inicialmente, é preciso que haja um entendimento muito claro sobre o que consiste o recrutamento e seleção de profissionais. Muitas pessoas confundem esses dois termos achando que são sinônimos e significam a mesma coisa. Pois bem, é fundamental compreender que o recrutamento e seleção são etapas de um mesmo processo. Achou meio confuso?

A explicação é muito simples e consiste no fato de que existem diferentes estratégias para encontrar o colaborador ideal para uma empresa que deseja se destacar. Tudo isso é feito por meio de processos devidamente protocolados pelos setores de Recursos Humanos. Logo abaixo você vai conhecer um pouco mais de cada um deles.

Recrutamento

O recrutamento nada mais é do que a procura de candidatos que tenham um perfil ou se encaixam para ocupar determinada função/cargo. Isso leva em conta habilidades já formadas, conhecimento técnico, experiência e, por que não, vontade de aprender? As startups estão aí para demonstrar o quanto novos profissionais de sucesso podem ser modelados in company.

Um ponto que merece atenção é o fato de que o recrutamento não corresponde à seleção do candidato mais adequado ou com maiores chances de ser contratado. O foco aqui é em procurar um conjunto de pessoas que tenham pretensões e habilidades em comum para o cargo.

Seleção

Após o processo de recrutamento, chega o momento de selecionar e identificar os profissionais que possuem os requisitos necessários para ocupar o cargo. Ter valores e ideias alinhadas com os princípios da empresa conta muito na hora de ser avaliado. É nessa etapa que há, de fato, a aplicação de testes técnicos para analisar o perfil de cada interessado na vaga de emprego.

Qual a importância em fazer de forma eficiente o recrutamento?

Além de conhecer as aplicações de recrutamento e seleção, é fundamental que exista um planejamento para que esse processo seja realizado de forma eficiente e assertiva. Afinal, é isso que vai garantir o profissionalismo de todas as etapas. Listar as pretensões salariais de cada um e os benefícios em PME também são dicas importantes.

Se for realizado de forma tendenciosa ou com parâmetros incorretos, todo o trabalho será colocado em risco. Isso decorre do fato que as informações obtidas não serão fidedignas e podem haver erros estruturais nas etapas.

Quais os tipos?

Existem alguns tipos principais de formas de se realizar recrutamento e seleção nas empresas. Listamos alguns a seguir. Veja!

Interno

Nesse modelo, o processo seletivo é aberto e direcionado somente para funcionários já integrantes do time da empresa. O objetivo aqui é procurar talentos já existentes no negócio e dar novas oportunidades de crescimento. Uma das grandes vantagens nessa estratégia é que o recrutamento e seleção ocorra de maneira mais rápida, aumentando o engajamento e motivação dos demais trabalhadores.

Externo

Como o próprio nome diz, há a procura por um profissional no mercado de trabalho geral. A vaga é divulgada e o departamento de RH fica responsável por encontrar um funcionário com as características necessárias para o cargo.

Misto

Nesse modelo, há uma nova oportunidade para talentos internos e externos da empresa. Cada um vai concorrer à vaga de acordo com as competências que são exigidas para o cargo. A vaga é divulgada simultaneamente para o mercado geral e para os colaboradores internos.

Online

Uma forma que vem ganhando muita força nos últimos anos e que cresceu ainda mais na pandemia do COVID-19 é pela forma online. Esse modelo substitui a tradicional entrevista presencial e possibilita que os candidatos possam se apresentar por meio de videoconferências. Uma das grandes vantagens está exatamente na maior agilidade do processo. Outro ponto que revela o crescimento dessa modalidade é que os entrevistados não precisam se deslocar da sua cidade para participar da seleção.

Quais as melhores práticas de recrutamento e seleção?

1. Planeje as ações

Planejamento é o ponto inicial para qualquer projeto. É preciso que exista uma documentação de todas as etapas que serão realizadas e os objetivos esperados. Isso facilita na hora de mensurar os resultados e torna todo o processo mais homogêneo.

2. Defina as metas do processo

Sem metas não dá para analisar quais serão os objetivos do processo de seleção e recrutamento. É fundamental que exista um alinhamento entre o setor de RH, os entrevistadores e os sócios da empresa para que o processo ocorra da forma mais eficiente, prática e honesta possível.

3. Determine as atribuições do cargo e perfil ideal

O candidato também precisa conhecer a fundo quais são as atribuições do seu cargo e o perfil esperado pela empresa. Por isso, deve haver a determinação prévia de quais são esses objetivos para que ele já fique ciente durante as etapas seguintes.

4. Conheça bem a cultura da empresa

Uma empresa é feita de gente e da cultura empresarial. Dessa mesma forma, é bastante recomendado que haja uma transferência dos princípios norteadores do empreendimento para os novos e futuros candidatos. Documentar tudo isso mais uma vez é uma dica muito válida e aplicável.

Quais ferramentas podem ajudar?

A tecnologia é uma das grandes parceiras para quem pretende ter mais eficiência e produtividade ao longo desse projeto. É bem provável que a sua empresa receba uma vasta quantidade de currículos ao iniciar o processo. Então, o uso de plataformas e ferramentas para triagem dos candidatos gera um ganho de produtividade vital. Incluir testes de aptidão já ajuda a selecionar e triar os candidatos antes deles serem direcionados para os setores de RH.

Neste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre a grande importância do recrutamento e seleção no ambiente empresarial. Crescer é algo muito visado, mas poder realizar isso com uma boa gestão de pequenas e médias empresas e um time qualificado aumenta exponencialmente as chances de sucesso.

Você gostou das dicas do nosso artigo sobre recrutamento e seleção? Não esqueça de seguir nossos canais no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Postamos novos materiais constantemente e você pode ter acesso a tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert
O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *