As PMEs estão sempre à procura de crescimento e de ganho de mercado. Investir nos seus colaboradores é a forma mais inteligente de reter talentos e promover avanços dos negócios. A cultura implementada pelas startups demonstra como os funcionários são um dos maiores ativos das empresas.

Nesse texto, você vai conferir um material especial sobre como os benefícios em PME auxiliam na motivação e no crescimento pessoal da sua equipe. Vai perder a oportunidade de aprender mais sobre esse tema? Siga com a leitura até o final do post e saiba mais!

O que são os benefícios oferecidos aos funcionários?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse assunto, mas acabam não tendo um conhecimento na profundidade necessária. É exatamente esse tipo de erro que você não vai cometer a partir de agora. De forma prática, vamos entender os benefícios oferecidos aos colaboradores como estímulos para um ambiente de trabalho mais leve e que incentive o crescimento pessoal.

Ser mais produtivo é o objetivo de muitas pessoas que procuram crescer na sua carreira profissional. O estímulo para trabalhar cada vez mais e de forma melhor é uma das explicações para a grande importância dos benefícios em qualquer PME. Funcionários talentosos são cada vez mais escassos no mercado e altamente valiosos para as organizações.

Quais benefícios são obrigatórios?

Muitos pequenos empresários não sabem que existem benefícios que são obrigatórios e regidos por leis trabalhistas. Continue a leitura para descobrir quais são eles!

Vale transporte

O deslocamento é um dos grandes problemas das cidades atuais. Nas capitais, o problema se torna ainda mais pronunciável, já que os engarrafamentos e as longas distâncias a serem percorridas já se tornaram cenas comuns. Um direito que os trabalhadores têm é o vale-transporte. Como o próprio nome diz, ele custeia os gastos com o deslocamento do emprego para o trabalho, e vice-versa. O valor a ser descontado do salário é de, no máximo, 6%. Se o custo for maior, o empregador deve completar o pagamento.

Férias

As férias são mais um dos benefícios obrigatórios aos quais o empreendedor deve ficar atento. Pelas regras da CLT, o trabalhador tem o direito de usufruir de 30 dias de férias anuais. Existe um conjunto de sanções que podem ser aplicadas ao empregador que não respeitar a legislação trabalhista e privar os seus funcionários do direito às férias.

FGTS

Essa sigla corresponde ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele compõe a lista de benefícios obrigatórios e que têm por objetivo proteger o empregado que for demitido sem justa causa. O valor debitado do salário é de 8%, sendo depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal. Todo funcionário registrado no regime CLT tem direito a esse benefício e pode sacar os valores, seguindo determinadas condições de pagamento.

Décimo-terceiro salário

Por fim, temos um dos benefícios mais conhecidos. Quem nunca ouviu falar do tão esperado 13º? Essa é uma gratificação salarial, que pode ser igual ao salário mensal ou próximo desse valor.

Quais são os benefícios que valem a pena ser oferecidos?

Ser mais produtivo é o objetivo de muitas pessoas que procuram crescer na sua carreira profissional. Os benefícios médicos e odontológicos são os primeiros que vêm à tona quando se pensa nesse assunto. Atualmente, a lista é muito mais longa e inclui, até mesmo, a adoção do home office como um estímulo para que os colaboradores possam entregar cada vez mais e da medicina preventiva.

Há também o auxílio-creche como mais uma opção interessante a ser ofertada aos funcionários. Grandes empresas realizam, até mesmo, a construção de creches in company para manterem os filhos ainda mais próximos dos pais e garantir a tranquilidade nessa área. O estímulo para trabalhar cada vez mais e de forma melhor é uma das explicações para grande importância dos benefícios em qualquer PME. Funcionários talentosos são cada vez mais escassos no mercado, além de serem altamente valiosos para as organizações.

Quais são vistos como diferencial pelos colaboradores?

Opções criativas podem ser utilizadas como ferramentas de valorização e oferecimento de benefícios muito interessantes aos seus colaboradores. O vale-cultura é um exemplo de como a empresa pode tornar-se parceira e fomentar a cultura nacional. Descontos em peças de teatro e visitas a museus são algumas das formas de se engajar os funcionários em novas experiências únicas de vida.

Criar uma rede de parcerias e descontos com estabelecimentos também é uma estratégia que pode gerar muito resultado. Assim, seus colaboradores podem adquirir produtos ou serviços com melhores preços e têm acesso a benefícios. Uma maneira por meio da qual muitas empresas atuam é com premiações internas para funcionários que se destacam ou alcançam metas preestabelecidas.

Isso varia desde o pagamento de bônus salariais até o oferecimento de prêmios, por exemplo, passagens aéreas, smartphones, dentre outros. Tudo isso revela como os benefícios em PME podem ser uma forma prática e eficiente de gerar mais resultados ao seu negócio.

Como escolher os melhores benefícios?

Neste momento, muitos empresários e gestores ficam em dúvida sobre como proceder. A escolha dos benefícios deve englobar uma série de análises — por exemplo, qual é a capacidade financeira e de geração de caixa? Isso, porque um comércio que contrai dívidas bancárias para custear premiações está tomando uma decisão financeira altamente arriscada. Os benefícios devem ser alinhados com a realidade operacional do negócio.

Outro ponto que ajuda a tomar decisões corretas é ver o impacto e interesse dos colaboradores pelos benefícios ofertados. Um plano de saúde que atenda a todas as necessidades possivelmente vai ser muito mais atrativo do que ganhar um smartphone como premiação.

Ao longo do material, ficou bem claro como os benefícios em PME são práticas de gestão alinhadas com as últimas tendências de valorização profissional do mercado. Quem tem um time bom tem tudo! Analise, pesquise e confira as melhores opções para gerar saúde e qualidade de vida no trabalho.

Muitos comerciantes não sabem os benefícios e o crescimento que é possível ter com uma boa política de benefícios. Profissionalização é a alma do negócio. Compartilhe com seus amigos esse post para que eles também fiquem por dentro desse assunto!