Ao falar em qualidade de vida no trabalho é comum pensar em grandes empresas, que contam com ações internas e até mesmo equipes específicas voltadas para esse fim. Porém, a qualidade de vida no trabalho impacta todos os trabalhadores, inclusive os Microempreendedores Individuais (MEI), profissionais autônomos e profissionais liberais.

A falta de rotina e de um ambiente adequado, longas horas em frente ao computador, situações que desviam o foco, entre outras coisas, prejudicam o bem-estar e podem afetar a saúde e atrapalhar a produtividade no cotidiano profissional.

Por isso, neste post, separamos dicas especiais para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Elas vão ajudar você a otimizar suas tarefas e a manter a motivação para conquistar seus sonhos e fazer sua carreira crescer ao longo do tempo. Vamos lá?

Por que investir na saúde do funcionário?

Oferecer benefícios aos trabalhadores é uma forma de investir na qualidade de vida da equipe.

É preciso compreender que os colaboradores não desejam somente o salário fixo, pois existem alguns aspectos que tornam o vínculo empregatício ainda mais atrativo e aumentam a satisfação dos profissionais. Isto é, quando veem que têm mais direitos garantidos, eles se sentem valorizados e motivados para trabalhar na instituição.

Colaboradores satisfeitos com o ambiente corporativo vestem a camisa do negócio e desejam o seu sucesso contínuo, porque isso se reflete também na vida de  cada um deles.

No final, os dois lados ganham, pois o trabalhador conquista mais saúde e bem-estar e a empresa conta com profissionais dedicados.

Como esse investimento reduz os custos?

 Disponibilizar recursos para valorizar os colaboradores, por meio da oferta de benefícios, promove mais satisfação com o trabalho e melhorias gerais de saúde. O resultado dessa combinação é uma performance mais efetiva da equipe.

No entanto, se a empresa oferece ao funcionário mais do que um salário, de que modo isso pode ajudar a instituição a reduzir custos? Veja abaixo algumas vantagens que são alcançadas pela empresa, para que você entenda onde a redução realmente pode ocorrer.

Baixos índices de faltas e afastamentos

A saúde do funcionário deveria ser um fator primordial para as empresas, porque, quando o colaborador está bem, ele não precisa faltar do trabalho e nem se afastar por um período determinado. Quando uma ausência acontece, há desfalque no time, fator que também contribui para o atraso de demandas, pois interfere na produtividade.

Maior engajamento da equipe

Quando o funcionário está saudável e sente bem-estar, ele trabalha melhor. Consequentemente, a empresa também alcança maior engajamento da equipe.

Mais motivados, os colaboradores se preocupam em entregar bons resultados e trabalham com perseverança. Assim, é possível reduzir a procrastinação e estimular que o profissional tenha interesse em explorar o seu potencial para contribuir com o coletivo.

Redução do turnover

Por duas razões, reduzimos o turnover ao investir na qualidade de vida e na saúde do funcionário. Primeiro, porque em função das vantagens que tem no emprego, a pessoa não sente vontade de procurar outra empresa; segundo, porque o trabalhador se mantém saudável e não precisa abandonar seu posto por causa de doenças ou problemas que limitem suas funções.

Aumento da produtividade

Não podemos esquecer que os funcionários trabalham melhor quando recebem benefícios que elevam sua saúde e qualidade de vida. Em consequência, a produção ganha muito. Afinal, os profissionais estão sempre dispostos para desempenhar suas tarefas e, devido à satisfação com o emprego, farão tudo com mais prazer, atendendo a prazos e metas estabelecidos.

Quais são os benefícios que possibilitam esses resultados?

Existem diversos benefícios que podem ser oferecidos para valorizar os trabalhadores no ambiente corporativo. No entanto, alguns deles podem ser mais eficazes para aumentar o padrão de qualidade de vida e bem-estar, já que estão diretamente relacionados à saúde do funcionário.

Abaixo, listamos algumas opções que você pode trabalhar em sua empresa para alcançar uma boa redução de custos com a folha de pagamento. Confira comigo quais são elas!

Planos de saúde e benefícios

A implementação de um bom plano de saúde empresarial fará toda a diferença nos cuidados que seus colaboradores têm com a própria saúde, ajudando você a prevenir possíveis problemas e doenças ocupacionais em sua equipe.

Plano odontológico

Esse é um benefício muito importante, pois a saúde bucal influencia diretamente todo o organismo. Da mesma forma que acontece com o pacote de saúde, é possível personalizar o plano odontológico de acordo com os interesses da empresa, de modo que ele esteja adequado com aquilo que a organização precisa garantir aos seus colaboradores.

Auxílio-academia

A prática de exercícios é recomendada pelos especialistas em saúde, já que oferece melhoria significativa da qualidade de vida. Portanto, custear atividades desse tipo é outro benefício interessante a ser oferecido à sua equipe.

Além de promover a prevenção de doenças, uma rotina de treinos físicos pode ser essencial para estabilizar o humor, reduzir o estresse e fortalecer a autoestima.

Alimentação balanceada

É possível oferecer alimentos no local de trabalho, e o ideal é que as refeições sejam equilibradas e se possível planejadas por um profissional da nutrição.

Além de garantir melhorias de saúde para os seus colaboradores com esse benefício, também é possível baixar custos com fornecedores que ofereçam descontos especiais para a organização.

Por fim, os benefícios são um importante atrativo para a conquista de funcionários qualificados. Além disso, são fundamentais para deixá-los satisfeitos e reter talentos em sua empresa.

Como um plano de saúde empresarial pode ajudar nesse sentido?

Os planos de saúde trazem uma característica importante para o dia a dia dos colaboradores: estabilidade. Com eles, os funcionários percebem que podem contar com o apoio frequente de profissionais da saúde e se sentem mais aptos a procurar ajuda para questões que geralmente seriam ignoradas.

Além disso, a acessibilidade é outra palavra-chave. Com apenas uma pesquisa no corpo de atendentes do plano e uma ligação para a marcação de consultas, é possível ter apoio de profissionais qualificados que solucionarão o seu problema.

Outro ponto importante é o apoio aos familiares do colaborador, algo que os deixa muito mais tranquilos e seguros. Esses são itens essenciais para a manutenção da saúde mental.

Unimed Rio Preto pode ajudá-lo nesse processo! Contamos com uma série de planos que cabem no orçamento de sua empresa e fornecerão, à sua equipe, todo o suporte necessário para cuidar da própria saúde.

Agora que já sabemos a importância de cuidar da saúde do funcionário e conhecemos algumas dicas para tornar isso possível, não descuide: comece o quanto antes a implementar as estratégias passadas e observe todos os resultados positivos que elas vão trazer para o seu negócio!

Para isso, que tal começar já pela aquisição de um bom plano de saúde aos seus funcionários?  Entre em contato com a Unimed Rio Preto e faça a melhor escolha para a sua empresa e seus colaboradores!