Todo inverno é a mesma coisa: nariz escorrendo, garganta doendo, aquela moleza no corpo, não é mesmo? E se a gente contar que dá para evitar esses sintomas ou, pelo menos, diminuir a gravidade deles?

Sim, é verdade! Com os devidos cuidados no inverno, é possível passar por esse período mais frio com muita saúde.

Então, vem com a gente conhecer algumas boas maneiras para manter a saúde e o bem-estar no inverno.

Por que é importante cuidar da saúde no inverno? 

No inverno, é comum ficarmos mais doentes. Isso se deve, principalmente, a dois fatores: o ressecamento do ar e às aglomerações, que se tornam mais intensas devido à diminuição da circulação do ar.

Quando estamos em um local fechado, como uma sala de aula, fechamos as janelas no inverno devido ao frio. Isso permite que os agentes causadores de doenças, como vírus ou bactérias, fiquem “presos” no ambiente, contaminando as pessoas.

Além disso, a queda da umidade do ar deixa o nosso nariz mais seco, o que prejudica a proteção natural do organismo contra a entrada desses causadores de doenças. Assim, ficamos mais suscetíveis a adoecer.

Principais problemas de saúde relacionados ao inverno 

No inverno, é comum que problemas como os mencionados abaixo apareçam com mais frequência. Por isso, fique sempre atento aos sinais do seu corpo.

  • Gripe;
  • Asma;
  • Rinite;
  • Resfriado;
  • Bronquite;
  • Pneumonia;
  • Sinusite, entre outros.

Os principais sintomas desses problemas são nariz escorrendo, tosse seca ou com secreção, febre, mal-estar, espirros e dores pelo corpo. 

Além disso, é importante reforçar que outros problemas respiratórios, como a Covid-19, também podem ficar mais evidentes no inverno.

Cuidados redobrados no inverno

Há quem pense que, no inverno, a única grande mudança é no vestuário. Basta incluir algumas peças quentinhas e pronto.

Embora essa seja uma atitude correta e recomendável, ela sozinha não garante um inverno saudável, sendo necessário cuidar de outros aspectos igualmente importantes.

A pele, por exemplo, fica mais ressecada do que o normal, pois transpiramos menos e usamos a água mais quente na hora do banho.

Pessoas cardíacas também devem caprichar nos cuidados com a saúde no inverno. O número de infartos cresce cerca de 30% e os de AVC, 20% nessa época do ano.

Isso acontece porque nosso coração precisa fazer um esforço maior para manter a temperatura do corpo, protegendo o funcionamento dos órgãos vitais.

É possível enfrentar o inverno com saúde?

Lógico! Hoje em dia, temos fácil acesso às informações e cuidados que ajudam a garantir uma vida saudável na época de frio. É preciso apenas se organizar para fazer as alterações necessárias na rotina.

Assim que o verão se despedir, é o momento de organizar uma listinha com as prioridades e cuidados com a saúde no inverno. Separe as roupas e itens que ficam guardados para arejar.

O ideal é lavar ou higienizar cada item, para se livrar da poeira e do mofo que ficam acumulados nas peças.

Se você ou alguém da família precisa de atenção especial, é hora de marcar um atendimento com o médico e fazer um check-up para garantir que tudo está sob controle para enfrentar o período sem maiores preocupações.

Principais cuidados com a saúde no inverno

Cuidar da alimentação

É preciso reforçar o sistema de defesa do nosso corpo para enfrentar as temperaturas baixas. Por mais que a ideia de ficar embaixo das cobertas comendo chocolate seja tentadora, o ideal é ingerir bastante água e consumir legumes e verduras, principalmente os ricos em vitamina C.

Renovar o ar em casa

Um mito comum é que as janelas precisam estar bem fechadas para não trazer as doenças do frio. O ideal é circular bastante o ar na casa e aproveitar cada minuto de sol.

A concentração de poeira auxilia na proliferação de ácaros e bactérias, que ajudam a desencadear ou, até mesmo, a piorar os problemas de saúde.

Fique sempre de agasalho

“Leva um casaco que vai esfriar!”. Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? A sabedoria das mães tem fundamento.

Variações bruscas na temperatura podem promover ou piorar dores de cabeça e baixas na imunidade, abrindo as portas para os primeiros sintomas de gripes e resfriados.

Fora isso, o conforto térmico também é fundamental para o bem-estar. Afinal, passar frio nunca é legal!

Atenção aos idosos

As doenças cardiovasculares e vasculares também representam um risco grave para a saúde dos idosos.

Estas condições podem ser agravadas durante as noites mais frias, devido à vasoconstrição, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco para que algo mais grave ocorra, como uma isquemia cerebral, por exemplo.

Para evitar essas complicações durante a noite, é preciso mantê-los aquecidos. O uso de roupas adequadas para o frio, como pijamas de manga longa e meia, colabora para que os vovôs fiquem protegidos.  

Cobertores e edredons também ajudam a manter uma temperatura corporal estável.

Vale optar por um ambiente aquecido com a ajuda de um aquecedor, quando necessário, mas tome cuidado e redobre a atenção ao utilizar o aparelho.

E sempre consulte um médico para monitorar a saúde dos idosos.

Proteção labial

Lábios ressecados são comuns no inverno e podem causar feridas e rachaduras. O ideal para evitar esse desconforto nos lábios é usar hidratantes específicos, sendo o mais comum a manteiga de cacau.

Para as mulheres, o uso diário do batom também auxilia nessa hidratação.


Não esquecer o protetor solar

Não é porque está frio lá fora que o protetor solar deve ser abandonado. Na verdade, os raios nocivos existem o ano todo, independentemente da época do ano.

Como no inverno a exposição ao sol é menor, a pele fica mais clara e menos protegida. Portanto, a rotina no uso de bloqueadores deve ser contínua.

Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde no inverno, não perca tempo. A sua saúde em primeiro lugar! E conte com a Unimed Rio Preto para isso!