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Setembro amarelo: como cuidar da saúde mental além desse mês

Durante a pandemia causada pela Covid-19, a saúde física não foi a única preocupação das pessoas. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre os meses de maio e julho de 2020 revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa. Como cuidar da saúde física, nós já sabemos de cor e salteado: ter uma boa noite de sono, pratos coloridos e uma rotina de exercícios físicos. Mas como cuidar da saúde mental? Nesse Setembro Amarelo, esse assunto ganha ainda mais importância. Por isso, continue a leitura e confira 11 dicas para transformar a saúde mental em prioridade!

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

A saúde mental, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um termo relacionado com a maneira de encaramos à nossa rotina, com suas exigências e desafios. É comum passarmos por momentos negativos e preocupantes, mas como lidamos com eles que demonstra a qualidade da nossa saúde mental.

Se você associa saúde mental com transtornos mentais, saiba que eles estão interligados, mas não são sinônimos. Quando uma mente está desequilibrada e incapaz de lidar com seus problemas, ela pode desencadear doenças como ansiedade e depressão. Inclusive, a OMS prevê que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo.

O que pode afetar minha saúde mental?

Dentre os problemas que podem afetar a mente das pessoas, estão:

  • Estresse;
  • Brigas;
  • Doenças;
  • Limitações;
  • Isolamento social;
  • Fatores genéticos;
  • Problemas familiares;
  • Preocupações profissionais;
  • Instabilidade financeira;
  • Sobrecarga de responsabilidades;
  • Alimentação pouco nutritiva;
  • Morte de entes queridos;
  • Menopausa e envelhecimento.

Como cuidar da saúde mental?

Como você pôde ver, são vários os motivos que podem desencadear transtornos mentais e afetar a nossa produtividade. Mas a boa notícia é que também existem uma série de cuidados simples e prazerosos que podem lhe ajudar a manter a saúde mental em dia. São eles:

1. Tire um tempo exclusivo para você

Seja ler um livro ou começar a série que estão todos comentando, faça algo que lhe trará alegria.

2. Faça exercícios físicos

Colocar o corpo em movimento também contribui para o bem-estar emocional. Uma caminhada no bairro ou um alongamento após acordar já farão uma enorme diferença na sua rotina.

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3. Tenha prazeres offline

Segundo uma pesquisa da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, 97,56% dos entrevistados acessaram a internet todos os dias em junho de 2020. Isso sem contar que antes mesmo da Covid-19, os brasileiros já passavam 9 horas e 14 minutos diários online, perdendo apenas para a Tailândia e Filipinas. 

Ou seja, a internet tem um espaço maior que o merecido na nossa rotina. Por isso, não se esqueça da importância de se desconectar e ter prazeres offline. Desenhar, pintar, montar quebra-cabeças, criar esculturas com argila, bordar, cozinhar… a lista é infinita, só escolher o hobby offline que melhor se encaixa na sua rotina e seus gostos.

4. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

Essa você já sabe, né? Fazer receitas saudáveis, reduzir o consumo de industrializados e evitar porções exageradas são alguns dos cuidados.

5. Priorize o seu sono

De acordo com estudos sobre o sono, um adulto saudável deve dormir entre 7 e 7 horas e meia todos os dias. Quando foi a última vez que você fez isso?

6. Esteja em contato com a natureza

Não sabe como cuidar da saúde mental? Busque escapar da rotina se conectando com o meio-ambiente! Uma volta no parque ou cultivar plantas em casa são ótimas alternativas para lhe ajudar.

7. Não reprima os sentimentos

Muitas vezes engolimos nossos sentimentos para demonstrar que somos fortes, mas isso pode acabar apenas piorando sua saúde mental. Permita-se sentir desde alegrias até tristezas, elas são parte da vida.

8. Sempre tenha papel e caneta em mãos

Essa dupla infalível também pode ajudar a sua mente. Anotar compromissos, escrever sentimentos e organizar sua rotina cheia de compromissos são exercícios importantes para a sua saúde.

9. Desacelere a rotina

A meditação é muito mais que “oooohm”. Técnicas como mindfulness ajudam na nossa respiração, assim como permitir que tenhamos mais concentração e calma.

10. Se aproxime de quem ama

Também é importante ter momentos com amigos, familiares e pessoas que nos fazem bem. Se não for possível um encontro presencial, marque uma ligação de áudio ou vídeo para garantir esse reencontro.

11. Peça ajuda

Se nenhuma dessas alternativas funcionarem, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Na Unimed, existem profissionais multidisciplinares como psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas que estão prontos para lhe ajudar a ter mais saúde mental.

Gostou das nossas dicas sobre como cuidar da saúde mental? Coloque-as em prática que em pouco tempo você notará uma mudança no seu humor e produtividade. Além disso, não se esqueça de compartilhar com amigos e familiares para que eles também possam entender a importância desses cuidados.

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

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