As empresas estão a todo o tempo lidando com informações que demonstram como é importante implementar ações sustentáveis e relacionadas às agendas ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Dentro desse contexto, muitas instituições têm investido fortemente em algumas questões por conta dos clientes e investidores, demandas solicitadas por certificações e até mesmo para obter marketing positivo no mercado.

Outro ponto nessa temática que auxilia e muito as empresas é sobre o engajamento das pessoas. Quando a diversidade faz parte do DNA da instituição o engajamento gerado traz melhores condições de trabalho em equipe e ainda estimula a motivação e o pertencimento.

O que muita gente ainda não sabe é que essas ações conectadas às agendas ESG vão muito além desses objetivos que citei.

A sigla tem ganhado destaque entre as empresas em um contexto em que a sociedade valoriza negócios que respeitam o meio ambiente, as pessoas e uma boa gestão.

Na Unimed Rio Preto, por exemplo, possuímos diversas iniciativas com o objetivo de auxiliar a população a descartar materiais recicláveis que estão presentes no nosso dia a dia e que precisam ser descartados de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.

Somente em 2022, foram descartados no Ecoponto da Unimed Rio Preto, 5.260 quilos de resíduos recicláveis. 190 cápsulas de café, 585 quilos de pilhas descarregadas, 254 unidade de lâmpadas e 215 quilos de lacres de latinhas de alumínio.

Materiais que seriam descartados de forma incorreta se não houvesse um local apropriado para o armazenamento.

Além de todo o descarte desses materiais, o consumo de papel na Sede Administrativa da cooperativa também foi reduzido. Em 2022, foi de 2.125.500 folhas. Uma queda de 21% em relação ao ano anterior.

As instituições do futuro não são as que fazem ESG, mas sim as que tornaram o ESG uma estratégia e com isso, perceberam que implementar essas agendas é um bom negócio para a empresa, para a sociedade e para o planeta.

Além dos programas de sustentabilidade, a Unimed Rio Preto também desenvolve programas de Responsabilidade Social.

Vamos conhecer três exemplos?

Coral Uniencanta

A Unimed Rio Preto mantém um coral formado por voluntários e que é aberto para toda a comunidade. O objetivo do coral Uniencanta é promover o bem-estar social, físico e emocional dos participantes.

Além disso, a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão. Males que atingem a sociedade moderna.

Em 2023, o grupo fará uma miniturnê por cinco cidades da área de atuação da cooperativa, além das apresentações tradicionais do calendário anual de eventos de Rio Preto.

Serviço Social São Judas Tadeu

Desde a década de 90, a Unimed Rio Preto apoia os projetos e ações sociais mantidos pelo Instituto de Serviço Social São Judas Tadeu, que anualmente acolhe em média 400 crianças das comunidades mais vulneráveis da cidade em projetos e cursos preparatórios para o mercado de trabalho, além de acompanhamento escolar e orientação psicopedagógica. 

Muda que a cidade muda

Em parceria com o Instituto Mudar, a Prefeitura de Rio Preto e outras empresas da região, a Unimed Rio Preto abraça o projeto Muda que a cidade muda.

As ações propõem a arborização de canteiros e praças de áreas públicas descampadas. Na última etapa do plantio, a Unimed Rio Preto apoiou o cultivo de 1700 mudas que foram plantadas por toda a cidade.

O encerramento deste ciclo será com um plantio festivo de 200 mudas, em março de 2023.

As ações de ESG contribuem muito para mudar a realidade de toda uma população, além de reduzir impactos ao meio ambiente e gerar economia de recursos naturais.

Se você também deseja colaborar com a sustentabilidade do nosso planeta, clique aqui e conheça um pouco mais dos programas de Responsabilidade Social da Unimed Rio Preto.

Vamos juntos contribuir para um mundo melhor.