Conheça a Unimed

Governança Cooperativista

GOVERNANÇA

A Unimed São José do Rio Preto busca adotar as melhores práticas a fim de preservar interesses, gerar valor em longo prazo e minimizar possíveis riscos e impactos, a partir das recomendações do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que define Governança Corporativa como “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Os princípios compreendidos são quatro:

I) Transparência: Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos. As informações não devem restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas devem contemplar também outros fatores que norteiam a ação gerencial e que podem preservar e otimizar o valor da organização.

II) Equidade: É caracterizada pelo tratamento justo de todos os cooperados e demais partes envolvidas. Deve levar em consideração direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

III) Prestação de contas: A prestação de contas deve ser feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível a quem os elegeu. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuar com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

IV) Responsabilidade Corporativa: Esse princípio representa uma visão mais abrangente da estratégia empresarial, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações das companhias.

Além disso, a Cooperativa participa do processo de certificação do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, conferido pela Unimed do Brasil, que tem como objetivo principal estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à gestão para a Sustentabilidade como um diferencial. A Governança da Unimed São José do Rio Preto é classificada como Nível Ouro.

Feedback