Os meses próximos da virada do ano são muito amados por boa parte da população. Graças ao sol, é um bom momento para visitar as praias, pegar uma cor e praticar atividades ao ar livre. Porém, também é importante atentar a certos cuidados com a saúde no verão, além das recomendações para lidar com o coronavírus. Afinal, ninguém aproveita época nenhuma quando está passando mal.

É uma boa ideia informar sua equipe sobre esses riscos e incentivá-la a tomar as devidas precauções. Mesmo que alguns tenham resolvido tirar férias nessa época, os danos causados por certas doenças podem afetar a sua produtividade por um bom tempo.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre essas doenças e os cuidados com a saúde no verão que precisam ser tomados. Acompanhe!

Com quais doenças você deve se preocupar?

Apesar de ser uma época comum para sair e festejar, também é importante atentar a outros riscos do verão. Alguns dos mais comuns estão a seguir.

Insolação

Se você passa muitas horas sem água e exposto ao calor, seu corpo começa a gastar líquido na transpiração para equilibrar a temperatura. Se ainda assim isso não for possível, você pode passar por um quadro de insolação, em que a sua temperatura corporal fica alta demais para ser controlada. Primeiramente, o calor em si pode já ser suficiente para prejudicar tecidos e células. Além disso, a desidratação causa um prejuízo no seu sistema imunológico, aumentando as chances de ocorrência de outras doenças.

Intoxicação alimentar

O calor do verão também aumenta a proliferação de bactérias em superfícies, especialmente onde há matéria orgânica. Um bom exemplo disso são as comidas de rua, as quais costumam ficar expostas ao sol e ao vento durante a maior parte do dia. Combinado com uma queda de imunidade, isso aumenta consideravelmente as suas chances de sofrer uma intoxicação alimentar, que pode ter diversas repercussões negativas.

Dengue

O mosquito-da-dengue é um conhecido da maioria das pessoas no Brasil. Seu ciclo de reprodução costuma ser mais intenso no verão, com a temperatura e as chuvas dando mais oportunidades para ele depositar ovos. Como resultado, há muito mais mosquitos no ar, os quais podem transmitir a dengue entre as pessoas. Mesmo quem já contraiu a doença antes pode ser atingido novamente pelas suas variações, sendo, assim, difícil fazer uma imunização completa.

Doenças da pele

A exposição ao sol nessa época é algo bem comum, pois é o momento ideal para pegar um bronzeado. Porém, muitas pessoas exageram nesse tratamento, o que pode levar à formação de outras doenças, como queimaduras e, até mesmo, câncer de pele. É bom aproveitar o sol, mas é preciso ter responsabilidade para preservar a sua saúde ao mesmo tempo.

Quais são os principais cuidados com a saúde no verão?

Não fica proibido a ninguém aproveitar o sol nessa época do ano. Pelo contrário, tirar umas férias ou, ao menos, sair nos feriados pode ser muito bom para a saúde física e mental, além de melhorar o desempenho no trabalho. Porém, para isso, é necessário tomar algumas atitudes. Vejamos alguns exemplos.

Beba mais água

Obviamente, a elevação da temperatura também aumenta o suor, o que gera a necessidade de repor a água perdida. Durante o verão, é necessário consumir bem mais água que o normal, especialmente se você pretende passar seu tempo expondo-se ao sol ou praticando atividades físicas.

Água mineral é ideal para maximizar a hidratação, mas não é necessária. Tenha sempre uma garrafa com você, principalmente quando estiver saindo para a praia.

Evite alimentos pesados

Visitar bares, restaurantes e lanchonetes é outra boa opção para quem quer curtir o verão. Porém, como já mencionamos, esses alimentos possuem maior índice de intoxicação durante essa época de calor. Além disso, quanto maior a temperatura, mais lenta tende a ser sua digestão e seu metabolismo. Por isso, o recomendado é buscar alimentos mais leves, que não causem tantos problemas ao corpo.

Limpe o ventilador e ar-condicionado

Mesmo para quem ama o calor, buscar sombra e algo para aliviar a temperatura ainda é um dos mais importantes cuidados com a saúde no verão. Porém, a poeira acumulada no ventilador ou no filtro do ar-condicionado pode espalhar-se facilmente. Por isso, é recomendado que você faça uma boa limpeza neles, ao menos no começo da estação. Além de prejudicar sua saúde, a sujeira também reduz a capacidade de ventilação/refrigeração dos aparelhos.

Aplique repelente

A dengue é uma ameaça o ano inteiro, mas ela tende a se agravar durante o verão. Por isso que há tantas campanhas incentivando a população a se proteger com mais rigor nessa época. A atitude mais fácil é utilizar repelente no dia a dia, especialmente em áreas próximas à vegetação. Isso reduz consideravelmente as chances de que um mosquito infectado passe a doença para você.

Não se exponha ao sol forte

Sim, todos nós sabemos como o sol do verão é um grande atrativo para várias pessoas. E, de fato, ele também traz vários benefícios para a saúde, ajudando no metabolismo, na regulação do sono e no fortalecimento dos ossos. Porém, exposição em excesso pode levar a doenças bem severas. É por isso que o recomendado é evitar o sol forte, que costuma ser entre 10h e 16h, ou, no mínimo, manter-se em uma área coberta para evitar queimaduras.

Use protetor solar

Claro, mesmo em dias mais nublados ou em horários com sol menos forte, ainda é necessário tomar algumas precauções. A mais básica delas é o protetor solar. Se você sair de casa, por qualquer motivo que seja, é uma boa ideia passar um pouco sobre todas as partes expostas do seu corpo, incluindo o rosto. E quanto mais intenso for o sol, maior deve ser o fator de proteção.

Agora que você sabe quais são os cuidados com a saúde no verão que precisam ser tomados, é hora de repassá-los para a sua equipe, que também poderá aproveitar de benefícios como um plano de saúde para ter seus exames de rotina em dia. Dessa forma, seus funcionários poderão prevenir doenças e aproveitar melhor essa época do ano, voltando ao trabalho revigorados.

Achou este artigo útil? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem cuidar da saúde no verão.