Você já deve ter ouvido falar sobre o Janeiro Branco em algum momento da sua vida, certo? Mas, para que não fique nenhuma dúvida, trata-se de uma campanha nacional que ganha cada vez mais destaque e importância, principalmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental.

A campanha “Mente saudável, vida saudável”, da Unimed Rio Preto, resume bem como deveria ser o nosso dia a dia. Afinal, quando nos dedicamos à saúde mental, estamos investindo em uma vida mais feliz e satisfatória em todos os aspectos.

Por isso, a primeira meta é cuidar da gente mesmo!

Mas, antes de tudo, o que é saúde mental?

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, relacionar-se bem com as circunstâncias da vida, ser capaz de trabalhar e contribuir com a família e comunidade.

Resumindo esse conceito, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências que a vida nos pede e como lida com os seus desejos, capacidades e emoções.

Então, saúde mental tem a ver com:

  • Estar bem consigo mesmo e com seus familiares, colegas, amigos e qualquer outro indivíduo;
  • Entender os desafios da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e, também, com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer o próprio limite e buscar ajuda quando necessário.

Quando a turbulência das emoções bater à porta não deixe de buscar ajuda com quem entende do assunto. A saúde mental é tão importante quanto a física e precisa de atenção e cuidado constante. Fique atento!  Ao primeiro sinal converse com um especialista.

Como parte importante nesse processo do autoconhecimento, os profissionais da Psiquiatria desempenham um papel fundamental na campanha do Janeiro Branco. No quadro clínico da Unimed Rio Preto, 23 psiquiatras atuam como especialistas na compreensão e tratamento dos transtornos mentais.  A Psicoterapia também é parte importante do tratamento de saúde mental, atuando no desenvolvimento de estratégias e alívio dos sintomas e a Unimed Rio Preto conta com uma rede ampla de profissionais da Psicologia.

Durante toda a campanha, a Unimed Rio Preto vai oferecer uma série de recursos para promover a conscientização sobre a importância da saúde mental.

Por isso, é fundamental dar relevância a esse tema. Neste ano, estamos empenhados em adotar uma abordagem especial para estimular debates e discutir sobre o assunto ao longo do ano. Essa decisão reforça o nosso compromisso com o bem-estar integral dos nossos beneficiários e da comunidade em geral.

É um convite para que você repense a importância de cuidar da saúde mental diariamente, buscando apoio quando necessário e construindo uma cultura de prevenção e cuidado.

Junte-se a nós nessa jornada! Vamos valorizar e cuidar da nossa saúde mental não apenas em janeiro, mas durante todo o ano. Porque quando a mente está em equilíbrio, a vida se torna mais leve. A Unimed Rio Preto está aqui para apoiá-lo nessa caminhada rumo a uma vida mentalmente saudável e feliz.