A saúde mental no ambiente de trabalho é um assunto de grande importância para qualquer organização de sucesso. E isso ficou ainda mais evidente por conta dos impactos da pandemia do COVID-19 – que gerou uma preocupação dos gestores com o bem-estar da força de trabalho. Também vem aumentando número de pessoas que desenvolvem os sintomas dessa doença, fazendo subir o índice de absenteísmo nas empresas.

A depressão é um transtorno mental que atinge cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo. No ambiente de trabalho, devido a diversos fatores, também vem aumentando o número de pessoas que desenvolvem os sintomas dessa doença, fazendo aumentar o índice de absenteísmo nas empresas.

Por isso, compreender como a doença funciona, seus principais sintomas e como atinge os ambientes empresariais, é fundamental para que ela possa ser percebida pelos gestores e tratada de forma correta.

Neste texto, apresentaremos as principais causas, bem como os sintomas e tratamentos para depressão. É importante entender que cada caso tem suas particularidades e que, por isso, o transtorno depressivo, pode apresentar características específicas em cada individuo. Contudo, existem certas semelhanças, principalmente quando pensamos nos motivos que fazem com que ela se desenvolva no trabalho.  Acompanhe o texto para compreender melhor.

O que é a depressão?

Caracterizada pelo humor deprimido, acentuada diminuição do interesse ou prazer pelas atividades do dia a dia, a depressão leva ao sentimento de tristeza, angústia e procrastinação constante.

Geralmente, essas sensações de desânimo e falta de perspectiva aparecem sem um motivo aparente. Isso ocorre porque na maior parte das vezes não existe apenas uma causa para o desenvolvimento da doença, mas sim, uma série de fatores que contribuem para seu agravo ou desenvolvimento.

Quando o assunto é depressão no ambiente de trabalho, existem algumas causas que podem ser percebidas com mais frequência. Rotinas exaustivas, pressões por resultados melhores e a contínua cobrança por parte de superiores, são alguns dos fatores que fazem com que a doença se desenvolva.

Não é possível afirmar que o trabalho seja a única causa do desenvolvimento da depressão, contudo, dependendo de como funciona o ambiente laboral, ele pode contribuir para o agravamento ou início do quadro depressivo.

Qual a relação entre ambiente de trabalho e a depressão?

Visto que o ambiente laboral pode influenciar no quadro depressivo, é válido listar algumas de suas possíveis causas relacionadas ao local de trabalho. Como apontado antes, nem sempre esses são os únicos motivos pra o desenvolvimento da doença, mas podem ter influência de alguma forma.

Confira a lista a seguir com as situações mais comuns que permitem a relação entre o quadro depressivo e o ambiente laboral:

  • papel profissional: quando o funcionário exerce uma função muito distante daquela para qual ele tem aptidão e vontade. Por exemplo, alguém com vocação artística que trabalha em setores de pouca ou nenhuma abertura para a criatividade;
  • desalinhamento entre valores da empresa e valores pessoais: são os casos em que a manutenção do emprego gera um desconforto ético. O funcionário discorda dos posicionamentos tomados pela empresa, mas se mantém no cargo por necessidade financeira;
  • culpa: ocorre quando o ambiente de trabalho desenvolve a sensação de culpa no funcionário, por exemplo, quando um pai de família passa muito tempo no trabalho, mas gostaria de estar com seus filhos;
  • desconforto nas relações de trabalho: ter que lidar com pessoas desagradáveis ou que destoam muito da personalidade ou estilo do trabalhador;
  • sentimento de aprisionamento: quando o colaborador tem o desejo de sair do emprego, mas por diversos motivos não pode ou não consegue fazer isso;
  • assédio moral: o assédio moral ocorre quando funcionários de cargos menores são humilhados ou desprezados pelos profissionais que ocupam cargos superiores.
  • assédio psicológico (mobbing): é caracterizado por qualquer gesto, palavra, comportamento ou atitude que cause constrangimento ou desagrada ao funcionário independente se causado por colegas de trabalho, superiores e ou fornecedores, no ambiente de trabalho.

Essas são algumas das situações de trabalho que podem fazer com que a depressão seja desenvolvida ou intensificada. Visto que essa é uma doença complexa e que ainda conta com muitas pesquisas para compreendê-la melhor, é possível que outros fatores, muitas vezes externos, também influenciem em seu surgimento. De qualquer forma, é importante evitar que os cenários descritos acima se desenvolvam na empresa.

Quais os sintomas da depressão?

Quando pensamos no quadro depressivo, é comum imaginar uma pessoa triste. Contudo, é importante entender que tristeza e depressão são coisas distintas. A primeira é uma condição comum a todo ser humano, sendo parte de nossas emoções e que ocorre de forma momentânea, sendo possível, por exemplo, atribuir a tristeza à um motivo ou acontecimento específico. Já a segunda, é um transtorno mental capaz de gerar um estado constante de desconforto, angústia e desânimo, onde os reais motivos por estes sentimentos, são vagos, quase impossíveis de serem descritos pelo paciente.

É importante compreender que a depressão é uma doença grave que precisa ser diagnosticada o quanto antes para ser tratada com eficiência. Além disso, ela pode se manifestar de diversas formas, variando de pessoa para pessoa. Contudo, algumas características são mais frequentes em quadros depressivos, tais como:

  • desânimo constante, cansaço e indisposição;
  • ansiedade, insegurança e preocupação sem motivo aparente;
  • constante sensação de culpa, incapacidade e inutilidade;
  • sentimento de solidão e desamparo;
  • problemas com relação ao sono, seja insônia ou sono excessivo;
  • mudanças no apetite, falta ou excesso;
  • incapacidade de concentração em tarefas;
  • desejos e ideias de morte, suicídio;
  • perda da capacidade de sentir prazer em atividades, seja de lazer, trabalho ou até mesmo sexual;
  • afastamento do convívio social;
  • preocupação excessiva com problemas e choro constante.

Quais tratamentos podem ser aplicados?

É importante compreender que uma vez percebidos os sintomas, um psicólogo ou um médico deve ser procurado para que possa ser desenvolvido o diagnóstico e apontados os possíveis tratamentos para a depressão.

É importante que a empresa promova flexibilidade no trabalho para que o funcionário acometido pelos sintomas depressivos possa ser tratado corretamente. O tipo de tratamento pode variar de acordo com o histórico e quadro do paciente. As diferentes formas de tratar a doença podem ser feitas em conjunto ou separadamente. Separamos as mais comuns abaixo, veja!

Psicoterapia

Esse é um dos principais tratamentos tanto para casos graves quanto para leves. Por meio do acompanhamento de um psicólogo, o paciente será estimulado a refletir sobre a raiz de suas angústias e medos.

Dessa forma, por meio do autoconhecimento profissionalmente guiado, a psicoterapia possibilita ao paciente trabalhar seus traumas e exercitar formas de como aceitá-los, além de lidar melhor com eles. A psicanálise e a terapia cognitiva comportamental são as abordagens mais comuns e eficientes nesse sentido.

Medicação

Em muitos casos o acompanhamento psicoterapêutico é suficiente para que o quadro de depressão seja controlado e até mesmo curado. Contudo, em certos casos é necessário também o tratamento medicamentoso.

Por conta disso, é importante, além de consultar psicólogos, também fazer consultas com psiquiatras, que poderão notar a necessidade, ou não, da utilização de remédios para regular hormônios e neurotransmissores.

Tratamentos naturais

É importante que tanto o tratamento com terapeutas, quanto a utilização de remédios, sejam acompanhadas de práticas e hábitos saudáveis que podem influenciar no melhoramento do quadro depressivo. Nesse sentido, atitudes como ter uma alimentação saudável na empresa, praticar exercícios físicos com regularidade e buscar hobbies e demais atividades de lazer podem prevenir e combater transtornos mentais, como a depressão.

O quadro depressivo é um problema sério que tem crescido cada vez mais, principalmente em ambientes de trabalho. Como foi possível notar ao longo do artigo, embora seja grave e possa comprometer diversas atividades, existem tratamentos para depressão.

Por isso, é necessário que as empresas adotem medidas de prevenção e que os gestores da empresa fiquem atentos ao comportamento de seus funcionários e, caso percebam os sintomas, procurem formas de direcioná-los e estimulá-los a procurar pelo tratamento adequado. O zelo com os colaboradores é essencial para o bom funcionamento de todo o ambiente laboral.

Você já notou alguns dos sintomas de depressão em seu ambiente de trabalho? Quer saber como lidar com essa situação e melhorar o convívio social em sua empresa? Então, entre em contato conosco. Será um prazer atender suas necessidades!