Desenvolver um ambiente de trabalho saudável e produtivo depende de diversas variáveis. As condições para a realização das atividades normalmente são mais enrijecidas no trabalho formal, com horários, locais e parâmetros previamente definidos. Porém, com a pandemia de COVID-19, as empresas perceberam que precisavam adotar políticas mais maleáveis. A flexibilidade no trabalho possibilita melhorar muitas perspectivas e trazer diversos resultados positivos para os negócios.

Neste conteúdo especial que preparamos, vamos abordar a temática da flexibilidade no meio laboral e mostrar as oportunidades que ela traz para a empresa. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o tema!

O que é flexibilidade no trabalho?

Flexibilidade no trabalho é dar maior autonomia para o profissional na definição das condições de trabalho, por exemplo, em termos de horário, local, modo de se vestir e outros pontos. Ela também envolve contar mais com a participação e as opiniões do colaborador na escolha de políticas de benefícios corporativos, eventos internos, participação em processos de desenvolvimento, entre outras questões.

Ou seja, a flexibilidade no trabalho envolve uma aposta no potencial do funcionário. À medida que ele tem mais poder de decisão sobre a própria rotina, aumenta também a responsabilidade que é agregada a cada escolha.

Qual é a importância da flexibilidade no trabalho? 

A flexibilidade ocupacional possibilita ao profissional ter mais autonomia na organização da própria rotina de atividades, proporcionando melhores condições para uma boa saúde mental no trabalho.

Isso acontece porque a pessoa pode avaliar os próprios períodos em que é mais produtiva e canalizar as atividades nesses momentos, além de abrir pausas nas situações de cansaço ou bloqueio. Além disso, com essa independência, o sujeito pode organizar-se para ter mais tempo com a família, amigos, animais de estimação e para atividades físicas ou de lazer. 

Destacamos, também, que a flexibilidade cria condições para uma maior dedicação às demandas de casa e às necessidades do dia a dia, como levar os filhos à escola ou acompanhar os pais no médico. A política de maleabilidade na empresa é uma grande possibilidade para quem trabalha e estuda, pois ajuda a pessoa a se organizar para cumprir com as atividades e não descuidar das práticas escolares.

A vida social mais ativa é outro ponto que ganha destaque para quem é de uma organização mais flexível. Assim, o bem-estar e a saúde mental do profissional são favorecidos pela flexibilidade.

Quais são os benefícios da flexibilidade no trabalho?

A flexibilidade no trabalho proporciona diversos benefícios, não só para o colaborador. Os gestores também percebem melhorias em diversas variáveis do negócio. Veja quais são essas vantagens, a seguir!

Satisfação dos colaboradores

Uma carga horária flexível, por exemplo, é uma grande possibilidade quando o profissional tem algum imprevisto e precisa resolver o problema com agilidade. Poder realizar as atividades de casa é outro ponto que ajuda a fortalecer a qualidade de vida do colaborador, que economiza um grande tempo de deslocamento e ganha um tempo extra no dia para se dedicar à outra prática.

Os profissionais ampliam seus campos de opções com o apoio da flexibilidade no trabalho, o que ajuda a organizar a vida e facilita na resolução de problemas. O resultado disso é uma equipe satisfeita, mais dinâmica e dedicada para as atividades.

Produtividade

Cada colaborador tem uma forma de se organizar para o trabalho. Há pessoas que produzem mais em casa, outras que preferem o escritório e quem frequenta cafeterias para realizar as atividades pelo computador. Além disso, a forma de organizar horários também pode ser diferente. Alguns são mais ativos pela manhã, já outros cumprem melhor as tarefas à noite.

Em um quadro de tanta variabilidade, dar ao profissional a autonomia para se organizar é uma excelente estratégia. Assim, ele canaliza o expediente em momentos de melhor rendimento e deixa as horas de maior cansaço e lentidão para o descanso. O tempo de deslocamento também pode ser usado para começar o trabalho mais cedo e, consequentemente, finalizar antes as atividades. O resultado disso é produtividade e satisfação do funcionário com o emprego.

Retenção de talentos

A qualidade de vida é um ponto importante que as pessoas avaliam para escolher permanecer em um trabalho ou buscar uma nova vaga. A flexibilidade facilita o equilíbrio entre vida pessoal e carreira, possibilitando condições de maior satisfação para profissionais. 

A empresa que adota uma política flexível demonstra inovação, responsabilidade e investimento na autonomia da equipe, criando melhores condições de ser reconhecida como um bom lugar para se trabalhar. Dessa forma, os indicadores de rotatividade e absenteísmo tendem a diminuir de forma considerável, porque os colaboradores são favorecidos com a forma como as atividades são organizadas. 

Redução de custos

Alguns dias de home office na semana podem fazer a diferença no mês em termos de diminuição de custos com transporte. Nós também mencionamos os impactos na saúde física e mental, o que influencia bastante na diminuição do número de atrasos e faltas e na redução de acidentes ocupacionais, licenças médicas e doenças do trabalho

Com a contenção desses problemas, a empresa conquista melhores resultados, tendo menos impactos no orçamento com custos adicionais devido a atestados e acometimentos de saúde. O resultado disso é que a organização fica mais produtiva e com o índice de custos e despesas um pouco menos pesado em relação aos ganhos e faturamento.

Como desenvolver a flexibilidade no trabalho?

Para desenvolver a flexibilidade no trabalho, você pode, primeiramente, levantar as necessidades do negócio, avaliando em que momentos é preciso ter o profissional presente na empresa e quais vão ser os recursos necessários para garantir a participação em outros momentos por via da tecnologia. Assim, defina canais de comunicação e as políticas necessárias para o estabelecimento de uma grade de horários que seja flexível, mas na qual não haja furos. 

Quando você delimita os momentos em que deve haver a presença do trabalhador, é possível encontrar as horas livres, aquelas nas quais o profissional pode ter maior liberdade no estabelecimento da rotina. Outro ponto relevante é que a equipe deve ser escutada em relação a essa estratégia.

As sugestões do time são muito bem-vindas e contribuem para a definição de uma escala de tempo bem-distribuída. Avalie também políticas como os benefícios flexíveis e a possibilidade de dias de trabalho em que não é preciso usar uniforme.

Quais são os principais exemplos de flexibilidade no trabalho?

O exemplo clássico de maleabilidade na empresa são alguns dias da semana em home office. Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou regra em muitos negócios. Há empresas ainda que planejam criar modelos híbridos, com alguns dias de atividade em casa e outros no escritório, com a chegada da vacina e as possibilidades de melhorias nos indicadores da COVID-19.

A variabilidade nas vestimentas também é uma alternativa simples e positiva, que ajuda o profissional a colocar mais personalidade no estilo com que vai para o trabalho. A flexibilidade também pode estar presente em outras políticas, quando há mais abertura para escutar os profissionais em relação às escolhas e decisões para a empresa.

A flexibilidade no trabalho é um ponto essencial, especialmente nos tempos atuais que demandam cuidado redobrado com a saúde mental ocupacional. Dar mais autonomia para o profissional definir sua rotina de trabalho contribui para o ganho de qualidade de vida e para que esse colaborador invista mais do próprio potencial nas atividades.

A maleabilidade caminha junto da responsabilidade, contribuindo para o amadurecimento profissional do time e para a criação de um ambiente de trabalho mais aberto a novos aprendizados.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!