Cuidar de uma empresa envolve muitas coisas. Além do zelo com o âmbito financeiro e administrativo, também precisamos ter atenção com os cuidados com a saúde do funcionário. Afinal, são os colaboradores que fazem o negócio funcionar de maneira eficaz e vestem a camisa da empresa!

Cuidar da saúde deles, felizmente, não é nada difícil. A partir da implementação de algumas estratégias simples, é possível fazer com que toda a equipe se sinta acolhida e garantir uma série de vantagens para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como fazer isso? A seguir, falaremos não só sobre a importância desses cuidados, mas também traremos algumas dicas infalíveis para garantir que sua equipe esteja satisfeita, saudável e disposta a produzir com qualidade para a sua empresa!

Qual é a importância da saúde do funcionário?

Garantir a saúde dos funcionários é, antes de tudo, uma questão de humanização. Essa é uma das principais tendências das últimas décadas e, por isso, demonstrar uma preocupação com a qualidade de vida de sua equipe é primordial para empresas que se destacam no mercado.

Investir em cuidados preventivos também é importante na luta contra problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até mesmo lesões sofridas no ambiente de trabalho. Além disso, esse tipo de estratégia traz uma série de benefícios para a empresa, como:

  • captação e retenção de talentos;
  • mais produtividade no ambiente de trabalho;
  • redução do nível de absenteísmo;
  • reconhecimento de seu negócio como referência em sua área de atuação.

Quais são as principais ações para garanti-la?

Agora, veremos 7 estratégias que podem fazer toda a diferença quando o assunto é garantir a saúde de seus colaboradores. Vamos lá?

1. Invista em qualidade de vida

O primeiro passo para deixar seus funcionários sempre felizes é garantir que eles tenham uma boa qualidade de vida. Esse é um conceito determinado pela união de aspectos que envolvem a vida pessoal e profissional de um indivíduo e é medido pela satisfação que ele tem com esses setores.

Por isso, tenha o cuidado de fazer com que o trabalho de seus colaboradores seja uma extensão de uma vida feliz e que ele também possibilite fatores como o lazer, o tempo com a família e os cuidados com a saúde. Tudo isso está interligado!

2. Garanta a harmonia no ambiente de trabalho

Uma das melhores formas de trabalhar a qualidade de vida no ambiente de trabalho é possibilitando que ele seja harmonioso e proporcione bons momentos a todos os envolvidos.

Para isso, é essencial permitir a interação entre toda a equipe, evitando também sentimentos como a competição e a animosidade. Isso pode ser feito por meio de momentos de descontração ou até mesmo com a implementação da cultura do feedback, que fará com que todos aprendam a levar críticas de uma maneira mais leve e construtiva.

3. Alerte sobre a postura no trabalho

Uma má postura, do ponto de vista fisiológico e anatômico, é algo extremamente prejudicial para a saúde do organismo. Posicionar-se de uma forma inadequada traz consequências negativas para o funcionamento de muitas estruturas do corpo.

Por isso, é importante educar o seu colaborador sobre as posturas que devem ser adotadas em seu dia a dia de trabalho. Há modos ideais de se ficar em pé e sentado, que devem ser seguidos para evitar a sobrecarga das articulações, ossos e músculos, evitando lesões e dores indesejadas.

4. Adote a ginástica laboral

Para otimizar a postura e a saúde das estruturas ósseas no ambiente de trabalho, uma dica bem simples é a implementação de medidas como a ginástica laboral. Com apenas 20 minutinhos por dia, seus funcionários terão um corpo muito mais saudável para executar as tarefas propostas em seu emprego.

A ginástica trabalha com conceitos simples, como o alongamento. Isso proporciona relaxamento e os torna muito mais interessados em manter os cuidados com o corpo, promovendo maior conscientização e até mesmo deixando-os mais aptos a realizarem atividades físicas em seu tempo livre.

5. Ofereça boa alimentação na empresa

A alimentação também é uma importante estratégia quando o assunto é saúde. Afinal, é por meio dela que ingerimos todos os nutrientes necessários para o nosso bem-estar, como proteínas, vitaminas e sais minerais.

Por isso, uma alimentação balanceada deve ser uma prioridade de gestores que oferecem comida no ambiente de trabalho. Se esse não for o caso, é importante educar os colaboradores a fim de melhorar os alimentos que são levados para o horário do almoço.

6. Desenvolva estratégias para educar a equipe

Já que o assunto é educação, não deixe de investir em ferramentas educacionais em sua empresa. Elas podem ser revolucionárias e garantem uma mudança estrutural no pensamento de sua equipe!

Por isso, invista em propagandas, panfletos e palestras ministradas por profissionais da área da saúde. Esse tipo de cuidado fará toda a diferença na qualidade de vida dos colaboradores, deixando-os muito mais conscientes do papel que têm em sua própria saúde.

7. Trabalhe com planos de saúde e benefícios

Por fim, os benefícios são um importante atrativo para a conquista de funcionários qualificados e que realmente saibam trabalhar. Além disso, são fundamentais para deixá-los satisfeitos e reter talentos em sua empresa.

E isso não é tudo: a implementação de um bom plano de saúde empresarial fará toda a diferença nos cuidados que seus colaboradores têm com a própria saúde, ajudando você a prevenir possíveis problemas e doenças ocupacionais em sua equipe.

Como um plano de saúde empresarial pode ajudar nesse sentido?

Os planos de saúde trazem uma característica importante para o dia a dia dos colaboradores: estabilidade. Com eles, os funcionários percebem que podem contar com o apoio frequente de profissionais da saúde e se sentem mais aptos a procurar ajuda para questões que geralmente seriam ignoradas.

Além disso, a acessibilidade é outra palavra-chave. Com apenas uma pesquisa no corpo de atendentes do plano e uma ligação para a marcação de consultas, é possível ter apoio de profissionais qualificados que solucionarão o seu problema.

Outro ponto importante é o apoio aos familiares do colaborador, algo que os deixa muito mais tranquilos e seguros. Esses são itens essenciais para a manutenção da saúde mental.

A Unimed Rio Preto é uma rede de convênios que pode ajudá-lo nesse processo! Contamos com uma série de planos que cabem no orçamento de sua empresa e fornecerão, à sua equipe, todo o suporte necessário para cuidar da própria saúde.

Agora que já sabemos a importância de cuidar da saúde do funcionário e conhecemos algumas dicas para tornar isso possível, não descuide: comece o quanto antes a implementar as estratégias passadas e observe todos os resultados positivos que elas vão trazer para o seu negócio!

Para isso, que tal começar já pela inserção de um bom plano de saúde aos seus funcionários? Basta entrar em contato com a Unimed Rio Preto e fazer a melhor escolha possível para a sua empresa e seus colaboradores!