A medicina está em constante avanço e transformação. Diversos conceitos relacionados a arte do cuidar se transformam de forma rápida. Nesse contexto de mudanças, a medicina propriamente curativa se tornou obsoleta e deu origem a uma nova forma de atenção a saúde: a medicina preventiva.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre medicina preventiva. Mas, você sabe como ela pode atuar de forma positiva no ambiente empresarial? Neste post abordaremos alguns pontos acerca do tema, dando um foco especial para o cenário corporativo. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que é medicina preventiva?

A medicina foi aplicada por anos de forma curativa, ou seja, o cuidado era iniciado quando a doença já estava estabelecida. Como não havia preocupação com o rastreio de patologias, as morbidades raramente eram diagnosticadas de forma precoce, fazendo com que a doença evoluísse de forma silenciosa.

Tornou-se evidente, com o passar do tempo, que a prevenção de doenças era uma estratégia mais efetiva para o controle de patologias agudas e crônicas. A partir disso, surge a medicina preventiva.

Ela têm como objetivo primordial evitar o surgimento de doenças e promover a saúde de forma integral para o paciente. É uma das estratégias mais utilizadas em organizações e empresas que visam o bem-estar dos funcionários.

Agora que você entende melhor o seu conceito, deve estar se perguntando o porquê de negócios investirem tanto em medicina preventiva. Descubra a seguir!

Qual a importância da gestão investir na saúde dos funcionários?

A medicina do trabalho atua em duas situações principais entre o cliente e a empresa. Sendo elas, o momento onde o servidor é contratado e em outros casos, quando há uma rescisão de contrato. Esse procedimento é realizado obrigatoriamente por empresas, seguindo recomendações do Ministério do Trabalho.

Porém, notou-se que essa supervisão médica não era continuada. Gerando um impacto negativo direto na qualidade de vida dos funcionários. Com a medicina preventiva bem aplicada, a empresa promove a prevenção de doenças e danos.

É importante salientar que a medicina preventiva é benéfica para os trabalhadores, que serão assistidos e para a empresa, pois diminuirá os gastos com o absenteísmo dos funcionários.

Os empregados são a base para que o negócio consiga prosperar. Por isso, o investimento na promoção da saúde é fundamental para que a empresa mantenha uma equipe de alto desempenho.

Como já está estabelecida a importância de um planejamento de gestão visando a promoção da saúde dos funcionários, é necessário que você entenda as vantagens da aplicação da saúde ocupacional. Prossiga!

Quais são os benefícios da medicina preventiva na incorporação?

1. Controle de danos

Existem diversas situações de risco que uma empresa pode expor os seus funcionários. Por exemplo, servidores que entram em contato direto com agrotóxicos podem desenvolver intoxicação aguda.

Quando a empresa identifica a exposição possivelmente prejudicial vivenciada pelo funcionário, ela pode agir minimizando esse contato, oferecer equipamentos de proteção individual (EPI) e aumentando o número de consultas previstas no plano de saúde da instituição, por exemplo.

Por meio dessas medidas, a empresa trabalha com a prevenção e, também, a saúde financeira do próprio negócio; já que o paciente, nesse contexto citado, a intoxicação crônica, pode ter que ser afastado de suas atividades, gerando diminuição da produtividade do negócio.

O controle de danos, portanto, têm como objetivo identificar possíveis ações perigosas que podem gerar acometimentos a saúde do trabalhador. Ao prevenir, a empresa evita que o servidor seja afastado e haja rotatividade na empresa.

2. Diminuição do absenteísmo

Apesar de serem esquecidas, existem morbidades que impactam de forma significativa a vida dos pacientes. Por exemplo, a diabetes é uma doença que não tem cura e apresenta um quadro debilitante em um estágio mais avançado.

Quando a gestão busca a prevenção de doenças, isso diz respeito não só a diminuição dos acometimentos, mas, também, a prevenção secundária. Isto é, tratar as doenças no estágio inicial, a fim de evitar a sua evolução.

Essa lógica se aplica claramente ao exemplo do diabetes. Caso a doença seja descoberta na fase inicial por meio da medicina preventiva, não causará absenteísmo do funcionário.

3. Manutenção de uma equipe produtiva

É evidente que empresas precisam de uma gama de profissionais de alto nível para fornecer para o cliente o melhor produto possível. Com o objetivo de garantir essa qualidade na equipe, é necessário que a empresa forneça meios para promover o bem-estar dos colaboradores.

Seja com atividades de lazer no horário de trabalho ou com um plano de horários flexibilizado, a fim de reduzir a exaustão os funcionários. É importante lembrar, que a saúde não é meramente ausência de doença, por isso estratégias que promovam a qualidade de vida também se encaixam na medicina preventiva.

4. Redução de custos com a saúde

É evidente que o afastamento de um funcionário gera custos elevados para a empresa. Pois, faz com que haja mais gastos com o plano de saúde. Além disso, a ausência do profissional cria a necessidade de um substituto, gerando mais gastos.

A conclusão é que as despesas com saúde preventiva são menores do que com acometimentos complexos. Por isso, a empresa economizará recursos adotando esse padrão de cuidado dos funcionários.

Além da aplicação da medicina preventiva, é importante que os diretores financeiros estejam atentos para a necessidade de contratar um plano de saúde empresarial eficiente. Com o objetivo de aumentar a intenção do cuidado integral do trabalhador.  

Agora que você já entende o que é medicina preventiva, como você acha que ela pode influenciar no ambiente de trabalho? Você acha que um plano de saúde pode complementar esse cuidado e aumentar o bem-estar do servidor?

É importante dizer que ao oferecer um plano de saúde de qualidade a empresa assegurará uma melhor qualidade de vida para o trabalhador e, como consequência, minimizará os riscos de acometimentos patológicos.

A Unimed S.J. do Rio Preto oferece auxílio integral para os seus pacientes, visando de forma ímpar a prevenção de doenças. O que está esperando? Entre em contato conosco!