Os cuidados com a saúde da mulher incluem o incentivo ao autocuidado, o autoconhecimento e à busca pela melhor qualidade de vida e bem-estar. Além disso, é fundamental fazer os exames de rotina para mulheres.

Diferente do senso comum que foca os cuidados em saúde da mulher na realização dos exames de rotina, quando falamos do cuidado integral em saúde da mulher esperamos que ela seja atendida em suas necessidades que vão muito além do corpo físico e dos aspectos biológicos. Entender a mulher nos seus diferentes ciclos de vida, desde a adolescência com o desenvolvimento dos caracteres sexuais e por toda vida adulta com a inclusão de papéis e funções nos ciclos familiares até o envelhecimento com novos aprendizados sobre o reinventar-se na feminilidade e manutenção da saúde.

Por conta das particularidades da fisiologia feminina, existem alguns aspectos a serem considerados durante as avaliações de saúde da mulher , inclusive alguns exames complementares que devem ser feitos regularmente. Por esse motivo, é importante estar por dentro do assunto para promovê-los entre as funcionárias e cuidar da saúde delas. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a importância dos cuidados com a saúde da mulher?

Você sabia que as mulheres são a maioria da população brasileira? Além disso, elas têm a expectativa de vida 7 anos maior que a dos homens. Sendo assim, elas utilizam mais a assistência de saúde, seja para cuidar da própria, seja para cuidar dos familiares.

Por viverem mais, as mulheres estão mais sujeitas às patologias relacionadas ao envelhecimento. Além disso, existem as doenças específicas da fisiologia feminina, como endometriose, câncer de mama (embora atinja os homens, é mais comum em mulheres) e de colo do útero, e as condições causadas pela menopausa que podem comprometer a qualidade de vida da mulher.

Outro fator importante para atenção à saúde da mulher é a gestação, que precisa de atenção especial nas questões relacionadas ao pré-natal, parto e pós-parto – o chamado ciclo gravídico-puerperal. São muitas mudanças que trazem à necessidade de um olhar para o manejo do estresse em período tão importante de adaptações à novas funções e ao sentido de além de ser mulher agora ser mãe! Por todos esses aspectos é que as mulheres devem se cuidar e manter em equilíbrio os cuidados em saúde.

Por que é preciso fazer os exames complementares?

Durante toda a vida, o ser humano passa por fases e transformações capazes de mudar a sua saúde física e mental. Em algumas épocas, estamos vulneráveis a ter mais problemas de saúde do que outras.

Sendo assim, é importante que a mulher se previna e se proteja para que não comprometa a sua saúde. Isso acontece a partir de escolhas que devem ser realizadas tanto em nível individual quanto coletivo. A partir do momento que entendemos que o nosso estilo de vida é capaz de manter níveis de saúde mais satisfatórios, toda essa tomada de decisão passa a fazer parte dos conteúdos dos atendimentos em saúde. Mesmo não apresentando nenhum sintoma é imprescindível fazer as consultas que irão direcionar os melhores exames de acordo com aspectos individualizados pois a rotina para detectar problemas de saúde precocemente, passa pelo vínculo com um serviço e profissionais de saúde ao longo da vida. Quanto maior o vínculo maior as chances de prevenção, detecção, tratamento e de cura.

Por que promover o Dia Internacional da Mulher é importante?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março em todo o mundo, tem o objetivo de reconhecer as conquistas culturais, sociais e política das mulheres. Sendo assim, ele é o momento ideal para chamar a atenção de todos para a necessidade da igualdade de condições e de direitos entre homens e mulheres.

Além de reconhecer a importância do papel das mulheres na sociedade em geral, é uma ótima oportunidade para promover a saúde da mulher. Embora normalmente as mulheres cuidem mais da saúde do que os homens, realizando mais consultas e exames preventivos, não podemos deixar de conscientizar e incentivar as funcionárias sobre a importância de fazer escolhas saudáveis – modificando um hábito!

Como promover e valorizar o Dia Internacional da Mulher na empresa?

Apesar de ser um gesto bonito, presentear com flores, bombons e itens de beleza não diz muito sobre o significado verdadeiro do Dia Internacional da Mulher. Se o objetivo da data é conscientizar mulheres e homens sobre o papel da mulher na sociedade atual, pode ser mais interessante promover ações que transmitam mensagens como:

  • palestras e rodas de conversa sobre temas importantes, por exemplo: empreendedorismo e liderança feminina, violência contra mulher, saúde mental no trabalho, maternidade e carreira, autoestima e autocuidado;
  • atividades que promovam a saúde e o bem-estar feminino, como meditação, aula de autodefesa, alimentação saudável;
  • contribuir e incentivar ONGs que ajudam mulheres;
  • roda de leitura com livros que abordam temas de empoderamento feminino.

Como você pôde conferir, os cuidados com a saúde da mulher são essenciais para os cuidados de saúde e prevenção de doenças. Por esse motivo, é interessante que as empresas conscientizem e incentivem essas práticas, sendo o Dia Internacional da Mulher uma ótima oportunidade para isso.

Gostou deste post? Então deixe o seu comentário falando a sua opinião e sugestões de como promover o Dia Internacional da Mulher na empresa!