As festas de final de ano sempre têm um gostinho diferente, dessa vez ainda mais. Com o avanço da vacinação e o maior controle da pandemia de covid-19, a volta dos encontros nesta época do ano vai ser muito celebrada. Neste mês de dezembro, muitas famílias e amigos voltarão a se encontrar, reunir e brindar à vida, depois de dois anos de distanciamento social. 

Natal, Réveillon, férias de verão, confraternizações… os compromissos nesta época do ano são muitos e às vezes é até difícil organizar toda a agenda. O que também pode ser um desafio é cuidar da saúde e não extrapolar tanto. Afinal de contas, é o ano que está acabando, mas seu bem-estar, disposição e saúde devem continuar plenamente. 

Por este motivo, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a manter o equilíbrio nesta reta final de 2021. Mas, sem deixar a diversão de lado. 

Continue a leitura e confira algumas sugestões para cuidar da saúde enquanto aproveita as festas de final de ano. 

Excessos de fim de ano e nosso corpo

É preciso ficar atento aos excessos durante as comemorações que começam em dezembro e podem se estender para janeiro porque nosso corpo sente a sobrecarga em vários sistemas. 

Por exemplo, ao comer demais e exagerar nos alimentos extremamente gordurosos, desconforto, azia e outros problemas estomacais podem surgir. O excesso de bebida alcoólica pode sobrecarregar o fígado e trazer uma série de problemas que podem comprometer as comemorações.

Isso sem falar na sobrecarga do coração, que passa por uma maior carga emocional neste período, com mais estresse por conta das contas e cobranças sobre o fim de um ciclo e o início de um novo. 

Leia também: Hipertensão arterial é uma doença que tem controle

Portanto, não trata-se apenas de manter o seu peso ou não engordar demais nesta época, mas, sim, preservar sua saúde e bem-estar de uma maneira geral para iniciar 2022 com o pé direito.   

Dito tudo isso, agora vamos às dicas! 

5 dicas para cuidar da saúde durante as festas de final de ano 

#1- Mantenha-se hidratado

No Brasil, as festas de final de ano caem no verão e os dias de sol quente são predominantes em todo território nacional. Portanto, nada melhor do que começar com a dica: beba mais água. Sempre, em todo momento. Água é vida e precisa fazer parte da sua rotina, seja em que período for, ainda mais durante o verão. 

Beba bastante água também enquanto está ingerindo bebidas alcoólicas. Você vai ver como faz toda diferença para a metabolização do álcool no corpo e a sensação de ressaca no dia seguinte é muito menor. Lembre-se: consumo de álcool sempre com moderação.

#2- Faça escolhas conscientes durante as refeições

festas-de-final-de-ano

Claro que a ideia não é se privar da ceia de Natal, por exemplo, com itens que estão no cardápio apenas uma vez no ano. A ideia é consumir com moderação, além de incluir também outros elementos saudáveis, naturais e pouco gordurosos. 

Ou seja, não deixe de comer seu prato predileto de Natal, mas insira uma salada bem variada antes do prato principal. Outra sugestão é optar pelos petiscos mais saudáveis, como oleaginosas e damasco, e fugir dos industrializados. Dê preferência também para as carnes brancas e magras. 

#3- Faça atividades físicas ao livre

Se você pratica exercícios na academia e ela está fechada para as festas de final de ano, aproveite as áreas ao ar livre para praticar uma caminhada ou corrida de leve e ainda aproveite para entrar em contato com a natureza. Se você for viajar para a praia, por exemplo, faça caminhadas pela areia para conhecer a orla e ainda mantenha os exercícios físicos em dia. Em casa também é possível se exercitar pulando corda ou com uma aula no YouTube, por exemplo.

#4- Atenção com as bebidas

Na parte das bebidas, cuidado para não exagerar nos refrigerantes e acabar ingerindo muito açúcar. Prefira as bebidas zero e, melhor ainda, os sucos naturais. Se a bebida alcoólica for indispensável, não abuse na quantidade e intercale com a ingestão de muita água. Um copo de bebida alcoólica, um copo de água. 

#5- Tire um tempo para você

A badalação das festas de final de ano não para e, às vezes, os compromissos são tantos que não conseguimos tirar um tempo para descansar. Fique atento a isso e separe alguns momentos para apenas relaxar e cuidar de você durante esse período tão conturbado.

Refletir sobre o ano que passou, elaborar metas e ações concretas para colocar em prática no ano que vem, colocar as penas para o ar e simplesmente descansar são atitudes positivas que vão ajudá-lo a recarregar as baterias para os novos desafios que vem pela frente. Um corpo descansado tem muito mais disposição, energia, bem-estar, saúde e qualidade de vida. E mesmo com todos os compromissos, preservar nossas horas de sono é importante para celebrarmos com intensidade e alegria nossos encontros e reencontros.

E por fim, uma dica extra: não se culpe. Aproveite os bons momentos com seus amigos e familiares. Curta as festas de final de ano e não deixe de lado sua saúde. Pequenas atitudes e novos olhares podem fazer toda diferença. Aplique essas dicas práticas e sinta-se mais leve neste período. 

Se você vai aproveitar as festas de final de ano viajando, garanta que sua carteira de vacinação está em dia. Essa é outra medida preventiva que pode te manter longe de problemas que poderiam ser evitados. Conte com a Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto e atualize sua carteira de vacinação. 

Cuide da tríade que nos mantém vivos (Corpo, Mente e Espírito). Ou da saúde física, mental e emocional. Atividades ao longo dos dias que tragam ao mesmo tempo, movimento, descontração, diversão e relacionamentos são muito indicadas para isso.

Já para os mais assíduos, meditação, prática de YOGA, ou outras práticas que tragam essa sensação são super recomendadas para os pós festas. Aproveite e seja fiel a si mesmo.