A saúde mental é cada vez mais reconhecida como prioridade global de saúde, uma vez que problemas relacionados com estresse, esgotamento mental, ansiedade e depressão não param de ver seus números crescerem, ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social. Não é à toa que janeiro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância desse assunto para a economia e pleno desenvolvimento do mundo. Os problemas com a saúde mental são responsáveis por mais de 1/3 da incapacidade ao redor do globo.

Janeiro Branco é um mês inteiro voltado para a conscientização da importância de prevenir e cuidar da saúde mental e bem-estar emocional de todas as pessoas. O Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

Esse cenário se agrava ainda mais em tempos de pandemia. Pesquisa da UERJ demonstrou que casos de depressão dobraram no período de quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo Coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social.

Esses dados mostram a relevância do assunto e a importância de medidas preventivas e de conscientização, como é o Janeiro Branco. 

Continue a leitura para entender melhor sobre essa campanha e o quanto ela é importante. No final do conteúdo, confira uma lista com dicas para promover seu bem-estar psicológico e emocional.

Entenda o que é Janeiro Branco

Assim como temos Outubro Rosa e o Novembro Azul para conscientizar sobre os cânceres de mama e próstata, respectivamente, o Janeiro Branco também surgiu como uma campanha de conscientização, dessa vez sobre a importância de cuidar da saúde mental assim como cuidamos do corpo. 

O mês de janeiro foi escolhido por ser tipicamente um mês onde pensamos no recomeço, traçamos metas e planos para o novo ciclo, assim como pode haver uma frustração das metas não cumpridas do ano passado. Então, é o momento ideal para traçar uma nova rota e adotar novos hábitos para cuidar mais da mente e do corpo como um todo. 

Janeiro Branco é como um alerta para a importância de começar o novo ano de maneira saudável e mais tranquila. A campanha move ações explorando a simbologia do mês de janeiro para quebrar os paradigmas sobre tratamento psicológicos e psiquiátricos, além de fomentar uma cultura mais direcionada para a saúde mental da população.

Números que precisamos ficar de olho

O cenário atual da saúde mental mundial precisa de atenção e no Brasil não é diferente, fazendo do Janeiro Branco algo muito mais do que necessário, sendo vital para promover a saúde e bem-estar dos brasileiros.

Segundo estudos da OMS em conjunto com a OPAS, o Brasil abriga 10% de todos os ansiosos do planeta, com quase 90% de sua população sofrendo do problema e deixando o país em primeiro lugar no ranking dos mais ansiosos do mundo. 

Além de afetar diretamente as pessoas, os problemas de saúde mental também impactam o desenvolvimento econômico, pois é a segunda maior causa de afastamentos no trabalho e deixa grandes feridas psicológicas devido a sensação de incapacidade, principalmente após os estigmas de isolamento e impotência causados pela pandemia. É um impacto tremendo nos fluxos de trabalho e no desenvolvimento profissional.

Leia também: Saúde Mental  no ambiente de trabalho: desafios e soluções.

Só em 2019, os usuários de planos de saúde somaram mais de 29 milhões de procedimentos envolvidos com o cuidado da saúde mental, 167% a mais do que no começo da década 2010/2020. Mais de 20 milhões desses atendimentos foram consultas psicológicas e aproximadamente 6 milhões consultas psiquiátricas, uma procura que cresceu muito depois do surto da Covid-19.

Esses números evidenciam a gigantesca necessidade de debate e estratégias para confrontar essa realidade, além de demonstrarem o enorme desafio que vem sendo enfrentado pela saúde suplementar. 

Como promover a saúde mental para garantir equilíbrio psicológico e emocional?

janeiro-branco

De acordo com a OMS, bem-estar físico e social são os pilares da saúde mental e, juntos, servem como estrutura para que as pessoas tenham plenitude em suas capacidades individuais e coletivas para pensar, sentir e interagir umas com as outras de maneira saudável, amistosa e complacente. 

É importante entender que este conceito vai além da ausência de doenças, pois conta também com hábitos e práticas que fazem toda diferença em nosso equilíbrio emocional e bem-estar psicológico.

Confira abaixo algumas dicas para aplicar no Janeiro Branco e pelo resto do ano que vão ajudar a promover sua saúde mental e entregar mais qualidade de vida, fator essencial para viver bem, feliz e saudável.

  • Aproveite o novo ano para começar ou manter a frequência das atividades físicas. Um corpo saudável e um organismo em harmonia são fundamentais para a saúde mental. Lembre-se, as atividades que cansam o físico descansam a mente;
  • Dê mais valor para as noites de sono, crie hábitos para melhorar a qualidade de seu descanso, pois é neste momento em que a mente se restabelece;
  • Cuide bem da sua alimentação, dietas mais saudáveis deixam o organismo e a química do corpo equilibrados. Além disso, aposte em alimentos que sejam bons para o cérebro, como os ricos em ômega 3;
  • Valorize mais sua vida social, momentos de descontração com boas companhias são excelentes para aliviar a pressão do cotidiano. Se aproxime dos amigos e demais pessoas que fazem bem para você e tente evitar pessoas tóxicas;
  • Aproveite melhor seus laços familiares, divida seus conflitos e preocupações com sua família, afinal ela é o porto seguro de todos e a melhor fonte de conforto emocional;
  • Se você não está se sentindo bem procure a ajuda de um profissional, como um psicólogo e/ou psiquiatra. Deixe a vergonha de lado e não pense que você pode lidar com tudo sozinho. Pedir ajuda é fundamental e uma atitude inteligente!

Pronto, agora você sabe o que é o Janeiro Branco e o quanto essa ação é importante para a sociedade. Aplique as dicas neste novo ano e as compartilhe com todos, dissemine a ideia, saúde mental é importante não só para o indivíduo e sim para toda sociedade. 

Conte com o suporte da Unimed Rio Preto e toda sua equipe multidisciplinar para te dar o apoio necessário.