Assegurar o acesso à saúde é mais que necessário. Afinal, quem trabalha como Micro Empreendedor Individual (MEI), além de contar com a flexibilidade no trabalho, também precisa estar sempre disposto para buscar os resultados para o seu negócio, certo? Com o plano de saúde MEI, é possível contar com essa facilidade e ainda economizar.

Isso porque, a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), em janeiro de 2018, determinou que os trabalhadores que se encaixam nessa modalidade podem contratar uma assistência médica empresarial, e assim usufruir de todas as vantagens de poder contar com essa assistência médica especializada.

Quer saber mais sobre como funciona o plano de saúde MEI? Então, continue a leitura!

O que é o plano de saúde MEI?

É uma modalidade de assistência médica e hospitalar voltada para os Micro Empreendedores Individuais. Ele funciona da mesma forma que um plano de saúde empresarial, concedendo acesso aos serviços da rede credenciada da operadora escolhida. Uma das vantagens, se comparado aos convênios individuais, é que eles podem custar até 35% menos, o que, quando o assunto é gestão de benefício na crise, é uma grande vantagem.

Como o plano de saúde para MEI funciona?

Como adiantamos, trata-se de um plano de saúde com as mesmas características do convênio empresarial. Uma grande vantagem para essa modalidade é que o benefício pode ser ampliado para os familiares (conjugue e filho) do empresário individual, além do funcionário admitido. As operadoras de saúde determinam as regras para a adesão de dependentes, e as mesmas devem ser consultadas diretamente com as operadoras.

Você também pode escolher o tipo de cobertura, abrangência de localidade e coparticipação de acordo com o seu interesse, consultado a tabela de valores da operadora.

O plano de saúde para MEI traz ainda outras vantagens, como poder contar com uma rede de atendimento ampla, serviços humanizados e acessos a diversas especialidades médicas, além de alguns exames específicos.

Vale destacar que as carências variam de acordo com as operadoras de serviço, são determinadas pelos planos de saúde e passam a contar a partir da assinatura do contrato.

Nesse cenário, é importante que você saiba que, em determinados casos, como nas situações em que existem preexistência de doenças, a operada pode optar por cancelar em contrato o aceso à cobertura de procedimentos de alta complexidade.

Por isso, é preciso estar atento, já que cada convênio tem regras específicas para a comercialização de seus serviços. Com a ajuda de um consultor, você pode encontrar uma opção de plano de saúde MEI que melhor atenda às suas necessidades e a da sua família.

O que é preciso para contratar o plano de saúde MEI?

Se você deseja contratar o plano de saúde MEI, saiba que existem algumas regras. A primeira delas é ter um CNPJ MEI ativo há mais de seis meses, no mínimo. Isso porque, o tempo de atividade empresarial é um critério para a contratação do plano, visto que, como é mais econômico, muitas pessoas apenas abriam a empresa para poder usufruir dos benefícios.

Assim, o governo determinou que, para ter acesso ao serviço, o empreendedor individual deve ter documentos que comprovem pelo menos seis meses da abertura da empresa. Vale lembrar que apresentar o documento de abertura do negócio é fundamental para ter acesso a essa modalidade de plano ou sua renovação, e será solicitado quando ocorrer o contato com a operadora em questão.

Também é preciso apresentar Registro Ativo que conste na Receita Federal. Nesse caso, o certificado do MEI, ou outros documentos exigidos pela legislação aplicável. Com esses registros, é possível verificar a data de abertura da empresa.

Outros documentos que podem ser solicitados, se aplicado é a inscrição no órgão competente, como a Junta Comercial. Neste caso, você deve apresentar o NIRE.

Hoje é possível ter um plano de saúde MEI a partir de uma vida. Podendo ser apenas o titular do MEI. Assim, para ter um convênio médico MEI, você vai precisar de ter:

  • o CNPJ MEI;
  • a empresa ativa há 6 meses;
  • um dependente;
  • RG e CPF.

Quais os benefícios de contratar o plano de saúde da Unimed?

Agora que você já sabe o que é um plano de saúde MEI e os benefícios de contratar, veja a seguir quais as vantagens de contratar um plano de saúde da Unimed!

Espaços próprios para atendimento

A rede Unimed é conhecida por estar presente em várias localidades brasileiras, com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, o que garante uma maior abrangência para atendimento. Com isso, você tem acesso a várias especialidades médicas na sua região.

As unidades de atendimento contam com serviços completos e os hospitais da rede credenciada estão preparados para atender a casos de alta complexidade, com profissionais altamente capacitados e infraestrutura completa, o que inclui aparelhos de tecnologia avançada. O atendimento humanizado também é um dos principais diferenciais da Unimed.

Amplitude do plano

O amplo leque de especialidades oferecido pelos planos Unimed também merece ser destacado. São encontrados profissionais médicos de diversas áreas, entre eles pediatras, ginecologistas, ortopedistas, clínica geral, psiquiatras, cardiologistas, e demais especialidades.

Os serviços de laboratórios para a realização de exames de rotina e atendimentos de urgência são outro ponto forte dos planos de saúde Unimed, além do acesso a serviços como nutricionista, psicólogos e até mesmo dentistas.

Ampla aceitação por profissionais

A aceitação da marca Unimed pelos médicos é outro diferencial. Isso porque a Unimed é uma cooperativa médica e, como tal, busca o desenvolvimento sustentável de toda a sua rede de parceiros, o que inclui a remuneração justa. Isso atrai excelentes profissionais, o que garante ao usuário um atendimento de qualidade, humanizado e acessível.

Como vimos ao longo desta leitura, é possível ter um plano de saúde MEI e desfrutar de todas as vantagens que só a operadora Unimed pode oferecer, como qualidade e alto padrão de atendimento. Para isso, é preciso seguir os direcionamentos expostos ao longo deste artigo.

Ficou interessado e deseja contratar um plano de saúde MEI? Entre em contato para falar com um dos nossos consultores!