Os colaboradores são peças fundamentais para qualquer empresa. Eles são os responsáveis por desenvolverem novos projetos, operacionalizar tarefas e gerar novas oportunidades comerciais. Nessa lógica, ter uma atenção especial com esses funcionários demonstra o grau de profissionalismo e gestão de todo o negócio.

A saúde dos colaboradores é um desses pontos que não pode ficar de fora de qualquer projeto empresarial. Pensando nisso, separamos neste artigo todas as vantagens que um olhar sobre a qualidade de vida e a medicina preventiva podem impactar na saúde dos trabalhadores. Continue a leitura logo a seguir para aprender tudo isso e muito mais!

Por que é importante pensar na saúde dos colaboradores?

O ambiente de trabalho é um dos locais em que as pessoas passam grande parte do seu dia e da sua vida. Rotinas diárias de dedicação ao empreendimento e esforço para dar o melhor no negócio são fatores que merecem atenção. A ascensão de discussões sobre a ergonomia dos colaboradores só ressalta o quanto é importante ofertar ferramentas e acesso a bons serviços de saúde e acompanhamento profissional.

Afinal, a empresa deve atuar como uma facilitadora para o desenvolvimento de bons padrões de saúde entre seus funcionários. Incentivar a adoção de melhores hábitos, bem como ofertar serviços especializados são fatores que revelam o quanto saúde e trabalho podem estar correlacionados.

O plano de saúde é o ponto-chave para se entender como esse processo é importante para seus colaboradores e dependentes. O sistema público de saúde brasileiro, o SUS, é conhecido pela superlotação nos agendamentos de consultas e morosidade nos tratamentos. Esse cenário de privação de direitos, faz com que a oferta de um plano de saúde para os colaboradores consiga alinhar certas assimetrias existentes.

É fundamental compreender que ter boa saúde não é somente a ausência de doenças. Iniciativas em prol de prevenção e promoção do bem-estar biopsicossocial são os novos pontos de partida para iniciativas desse âmbito. A segurança de um plano de saúde traz muito mais respaldo dos funcionários na relação empresa-colaborador, já que o trabalhador percebe o respeito e importância dos seus serviços ao empreendimento.

Como é realizada a contratação de um plano de saúde?

É comum que os empresários ainda tenham muitas dúvidas sobre exigências, carências e, principalmente, os custos para a empresa na hora de contratar um plano de saúde. Pois bem, vamos abordar cada um desses tópicos para que você compreenda de uma vez por todas como esse fator pode gerar uma revolução no seu negócio. Confira!

Carência

Você já ouviu falar sobre prazo de carência? Esse tópico diz respeito ao período que é contado do início do prazo de vigência do contrato até que sejam realizados os procedimentos. Vamos exemplificar isso a partir da solicitação de uma consulta especializada.

Imagine que um certo usuário do plano de saúde empresarial deseje realizar a marcação de uma consulta. No acordo prévio, é previsto um prazo de 20 dias de carência. Ou seja, o paciente só vai conseguir o seu atendimento após esse período. É preciso lembrar que os prazos variam de operadora para operadora e com o tipo de contrato efetivado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é quem determina os prazos máximos de carência. Mas, em situações emergenciais ou partos os períodos são diferenciados. É preciso muita atenção a esse tópico do seu contrato para que não haja problemas e discordâncias futuras.

Custo para a empresa

Uma empresa que gera custos elevados tende a ter uma lucratividade mais baixa. A explicação para isso está no fato de que os gastos fixos e variáveis são dependentes da geração de caixa do negócio. O plano de saúde é um dos benefícios para funcionários mais valorizados.

Quando o assunto é custos, é normal que haja um certo receio por parte dos empreendedores e gestores. Conciliar a promoção de saúde e a satisfação profissional são os fatores que propiciam a retenção de talentos nas empresas. Na hora de analisar esses pontos, é fundamental que exista uma negociação com a operadora.

Afinal, um pequeno comércio com 10 colaboradores não vai ter a mesma demanda que uma indústria de 3000 trabalhadores. Adequar o plano de saúde para a realidade do seu negócio é o primeiro ponto. As operadoras conseguem personalizar e encontrar o modelo ideal para a sua empresa. Outra dica muito válida é considerar a coparticipação.

Nesse modelo, o custo com o plano de saúde dos colaboradores é dividido com a empresa. Assim, há um estímulo para o uso consciente do benefício. Além disso, diversos outros procedimentos podem ser incluídos na oferta: cirurgias eletivas, tratamentos dermatológicos, internações, exames especiais. Tudo isso sem onerar apenas um lado da relação.

Quais as vantagens do plano de saúde?

Já imaginou seu colaborador ainda mais produtivo, satisfeito com o ambiente de trabalho e motivado? Essas são algumas das principais justificativas para compreender o sucesso que os planos de saúde promovem para as empresas e seus funcionários. Com uma rotina de trabalho intensa, acabam ocorrendo situações de negligência com a saúde.

Um bom plano permite que haja um acompanhamento adequado e profissional dos seus colaboradores. Recente pesquisa da HAYS, especializada em recrutamentos, demonstra que os funcionários listam esse fator ocupando o primeiro lugar dentre os benefícios para PME.

O que analisar antes de contratar?

É muito importante que haja uma boa informação sobre a contratação de planos de saúde. Conhecer as vantagens do plano, diferenciais de mercado e opções inclusas no pacote facilita muito todo o processo. Ter uma parceria sólida e capaz de atender os seus funcionários com excelência são outros pontos que não podem ser negligenciados.

Credibilidade e experiência são conquistados. A Unimed Rio Preto conta com mais de 1.500 médicos cooperados e 50 anos de história. Com um padrão de exigência de primeiro mundo e profissionais de destaque no cenário nacional, a operadora tem um dos maiores níveis de satisfação dos beneficiários no mercado.

Neste artigo, você pôde dominar um pouco mais sobre como a saúde dos colaboradores tem um impacto fundamental em qualquer estratégia empresarial. Ofertar um bom plano de saúde já deixou de ser algo indicado para se tornar um ponto imprescindível a qualquer plano de benefícios de um empreendimento.

Confira as opções da Unimed Rio Preto para o seu negócio e tenha confiança de quem é líder de mercado ao seu lado. Converse agora mesmo com um de nossos consultores.