Você sabia que é possível declarar os gastos com plano de saúde no IR do seu negócio? Isso mesmo. Desde o ano de 1982, a Receita Federal Brasileira já permite a realização de deduções do plano de saúde no Imposto de Renda. Apesar disso, muitos empresários ainda têm dúvidas em relação ao tema e acabam perdendo a oportunidade legal de otimizarem seus resultados financeiros.

Neste artigo, você vai conhecer como declarar o plano de saúde no imposto de renda e como esse benefício pode ser atraente para a sua empresa. Vai perder essa oportunidade? Confira a leitura do material completo logo a seguir!

Por que declarar o plano de saúde corporativo no imposto de renda?

Inicialmente, é preciso compreender que esse é um direito legal de muitas empresas, não se restringindo a grandes corporações. Por exemplo, os MEIS ou inclusos no Simples Nacional podem lançar o plano de saúde empresarial com fins de deduções nas suas declarações anuais.

Como esse processo resulta em um desconto, a empresa acaba tendo um margem de contribuição menor. Em outras palavras, isso possibilitará uma economia de recursos financeiros que, por sua vez, poderão ser aplicados em outras áreas e na expansão do negócio.

É importante informar que, dentro dos planos dedutíveis, os gastos com saúde não têm um limite máximo de valor, ao contrário do que ocorre com as deduções de educação. Isso é muito interessante, pois não importa a quantidade de colaboradores existentes no seu negócio: todos eles podem ser incluídos e lançados no sistema!

Quem pode abater o plano de saúde no imposto?

Essa é uma outra dúvida muito comum entre os empresários. Pois bem, com a retirada dos valores de reembolso, os demais gastos feitos a título de plano de saúde podem ser deduzidos na base de cálculo da apuração dos impostos da empresa.

A legislação federal regulamenta que só podem ser incluídas no IR as despesas com plano de saúde de um familiar ou beneficiado que foi declarado como dependente pelo contribuinte responsável pela declaração.

Dessa forma, para ter acesso aos descontos e deduções, devem ser enviados todas as despesas pagas com plano de saúde, respeitando a idoneidade das informações. Assim, é garantido o exercício desse direito contábil.

Por que oferecer plano de saúde na minha empresa?

Existem diversos tipos de benefícios que podem ser ofertados para funcionários. Ticket alimentação, vale-cultura, dentre outros. Porém, um dos mais visados por quem aceita participar de um time no seu novo emprego é o Plano de Saúde.

Para entender o porquê dessa predileção, basta analisar o sistema de saúde público brasileiro, o SUS. Marcado por ineficiências, demora na marcação de consultas e dificuldades em realizar exames demonstram como é importante ter um plano privado de qualidade. Assim, essa é uma das grandes vantagens em contar com esse benefício no seu negócio.

E por que beneficiar o funcionário? Bem, cada vez mais as empresas passam a valorizar os seus colaboradores, que, consequentemente, têm papel vital nas estratégias de gestão. As startups são exemplos práticos de como criar ambientes criativos, envolventes e que incitem a quebra de padrões.

Nesse contexto, os trabalhadores são um dos maiores ativos que uma empresa pode ter — e os benefícios são fundamentais para reter talentos. Na sequência, vamos listar algumas outras dicas da importância do plano de saúde. Veja!

Promoção de bem estar e saúde

Saúde e bem-estar no trabalho são fatores indissociáveis. Além de ter toda uma estrutura física propícia para o desenvolvimento das atividades e com foco na produtividade, é preciso que a saúde esteja em primeiro lugar. Afinal, se o colaborador não está bem, é possível que isso seja refletido no trabalho.

Assim, atuar na prevenção dos agravos à saúde é sempre o melhor caminho a ser seguido. Essa é uma vantagem competitiva muito grande para quem oferta planos de saúde aos colaboradores. Eles podem realizar check-ups constantemente e ter um contato mais próximo com os seus médicos.

Melhoria no relacionamento

Um funcionário que se sente seguro com os benefícios oferecidos por uma empresa pode cuidar mais de si e de sua vida fora do trabalho. Isso, por sua vez, fará com que ele esteja melhor com ele mesmo e com os demais no ambiente profissional, o que causa a melhoria do relacionamento empresarial.

Isso gera uma cadeia de benefícios, pois proporciona o completo alinhamento das estratégias: por um lado, o colaborador está em um local que o ajuda a desenvolver as capacidades pessoais e instiga o crescimento profissional.

Por outro, a empresa contará com um time que apresenta uma convivência profissional harmoniosa, que resolve problemas operacionais e gera um engajamento em prol do crescimento coletivo. Todos saem ganhando. Pense nisso!

Assistência garantida em caso de acidentes no trabalho 

Outro ponto que revela como o plano de saúde é um ponto de extrema importância na política empresarial é nos casos de acidentes de trabalho. Com a contratação de um bom plano, o funcionário está com a sua assistência garantida em caso de acidentes laborais.

Isso é muito importante, pois o tratamento pode ser multiprofissional e envolver diversas especialidades médicas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros. Assim, ter uma equipe pronta para prestar esse atendimento ajuda na recuperação em um período de tempo mais rápido.

Aumento na produtividade

Uma recente pesquisa de 2020 publicada pela Análises de Tendências na Área de Recursos Humanos da HAYS, revelou que os funcionários consideram o plano de saúde como o posto de 1º lugar entre os principais benefícios ofertados pelas empresas. Isso demonstra como a qualidade de vida e a disposição no ambiente de trabalho estão correlacionados.

Desse modo, oferecer esse benefício demonstra uma preocupação genuína com a saúde dos seus colaboradores. Consequentemente, eles vão retribuir essa atenção especial com mais agilidade e produtividade na execução das suas atividades de trabalho.

Ao longo do artigo, foi possível entender um pouco mais sobre como pode ser deduzido o plano de saúde no imposto de renda empresarial. Além disso, você pode conferir quais as vantagens em contar com esse benefício no seu negócio.

A Unimed São José do Rio Preto é uma das maiores operadoras de saúde do país, com mais de 50 anos de experiência. Atendimento de qualidade e excelência nos serviços fazem com que a empresa seja uma das mais confiáveis parceiras ao seu negócio. Com planos customizados para os mais diversos negócios, de grandes multinacionais a MEIs, a operadora está pronta para ofertar uma rede de atendimento completa.

Converse com um dos nossos consultores agora mesmo e venha descobrir o que a Unimed SJRP pode ofertar ao seu negócio. Confira nossas opções de planos de saúde empresariais!